segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

JOÃO NA CALÇADA DA FAMA



Por Ivone Belém


Altino, o seu amigo e conterrâneo João Donato gravou ontem as mãos na Calçada da Fama da Toca do Vinícius, em Ipanema. Depois, participou de um show com direito a piano de cauda sobre um tapete vermelho.

A rua ficou praticamente fechada - só passava um veículo de cada vez e muito lentamente para aproveitar o show. Cerca de 500 pessoas se aglomeraram em torno do piano, compondo uma cena que só costuma acontecer no Rio de Janeiro.

João Donato tocou seus clássicos A Rã, A Paz, Amazonas, Lugar Comum, Até quem Sabe e Nini, a primeira música que compôs no Acre, aos 7 anos de idade, para a primeira namorada. Nini foi a primeira mulher que despertou a atenção desse acreano danadinho.

Paulo Moura, o mago da clarineta, deu canja em Amazonas e Minha Saudade; Jards Macalé, o hiperativo, não parava de saltitar em torno do piano.

Otto, cantor pernambucano da nova geração, assistia a tudo embevecido. Lígia, que inspirou Tom Jobim na música homônima, se emocionou a cada acorde.

João Donato estava radiante com a homenagem. Não parava de rir, o tempo inteiro. A platéia cantava suavemente A Paz, A Rã, Emoriô...

Este é o 37º ano da Calçada da Fama de Ipanema. E João Donato é o 49º artista a imprimir suas mãos no cimento. Maria Bethânia foi a primeira, em 1968

Um comentário:

Anônimo disse...

demorou...