segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

NOTA MUSICAL

Minha amiga Ivone Belém é gaúcha, jornalista e mulher do João Donato. Nini, que não deu muita bola pro João Donato na infância, é a viúva do ex-governador do Acre, José Rui da Silveira Lino. Pense numa acreana bonita. Há mais ou menos quatro anos, no Clube do Choro,'em Brasília, João Donato tocou a música Nini e começou a contar a história da sua primeira composição. Presente na platéia, o ex-governador Flaviano Melo gritou:

- A Nini está aqui.

Todos a aplaudiram. Ela ficou em pé, emocionada e envergonhada, claro, enquanto os olhos de Donato brilhavam de emoção pela surpresa do reencontro. No final, bateram um longo papo. Nini é sogra de Flaviano.

Desde então, João Donato passou a tocar Nini onde quer que vá. Na Rússia, na sala Tchaikovski, por exemplo, foi aplaudido de pé. Os russos disseram que Nini é muito parecida com uma música do folclore da região da Geórgia.

O impressionante é que o tempo e a distância entre os fatos são enormes. Como aquele gurizinho de sete anos de idade poderia compor algo assim, sem nunca ter saído do Acre?

Nesta madrugada conversei com João Donato. Ele contou o seguinte:

- Por cinco minutos a execução dessa música, durante as cinco viagens que fiz à Rússia, foi aplaudida em pé. Os russos ouviram a música da terra deles.

A seguir, a letra da canção Nini, cujo solo em piano pode ser acessado a partir daqui, no disco Brazillian Time:


Não posso viver sem Nini
Não posso viver sem amor
Não posso viver sem Nini
Não posso viver sem amor

Hoje fiquei sabendo, ainda, que o danado Donato namorou com Dolores Duran, mas os pais dele foram contra porque ela era cinco anos mais velha e, além disso, cantora.

Eles namoravam escondidos. Dolores até costurava pijamas pro João. Pressionados, terminaram o namoro e Dolores casou. Em 1959, na véspera da viagem de João para os EUA, ele recebeu a notícia da morte de Dolores, aos 29 anos, de parada cardíaca, provavelmente de overdose de barbitúricos.

Nenhum comentário: