quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

JOÃO DORME SOSSEGADO

Esqueci de contar que a Tetê Moraes, cineasta, autora dos documentários "Terra para Rose" e "O Sonho de Rose" de "O Sol, caminhando contra o vento", que entra no circuito em abril deste ano e trata do jornal de resistência à ditadura "O Sol", anunciou que vai filmar no Acre um documentário sobre a vida de João Donato.

O trabalho vai começar com a filmagem da cerimônia de inauguração. Tetê contou ao governador que vários cineastas já manifestaram o seu entusiasmo pela Usina de Comunicação e Artes João Donato e pelo projeto de formação audiovisual que o Capô estará fazendo no Acre. O governador ressaltou que tudo está acontecendo graças ao esforço do secretário de Educação Arnóbio Marques.

Segue o comentário do cineasta Manfredo Caldas sobre a Usina de Comunicação e Artes, que terá o nome do acreano João Donato:

"Há alguns meses encontrei com o Maurice Capovilla (Capô) em Rio Branco, no Acre, e lá, em boa e longa conversa com ele, tomei conhecimento de um projeto audiovisual inédito que está pra acontecer em nosso país. Segundo o Capô, a idéia surgiu justamente do vice-governador e secretário de Educação Arnóbio Marques, conhecido como Binho, e do Jorge Queiróz, diretor da TV Aldeia - a TV Educativa de lá.

Eles viram um prédio com dois barracões enormes, que era a antiga fábrica de processamento de castanha, abandonada há muitos anos e que pertencia ao Estado. Fizeram então um projeto de restauração visando uma escola de nível superior de Comunicação e Artes.

O Capô diz que a Usina é um projeto ambicioso e fantástico, pois se trata de uma Escola Múltipla de Artes, inexistente hoje no Brasil e que reedita os projetos educacionais de Anísio Teixeira, criador simultaneamente, do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal em 34, fechada pelo Estado Novo e posteriormente do ICA, da UNB, em 60, com a parceria de Darcy Ribeiro e do professor e arquiteto Alcides da Rocha Miranda. Sem falar do Instituto Dragão do Mar.

Enfim, os sonhos não se repetem mas as idéis se recriam em mentes, espaços e tempos diferentes para que a história não perca o seu rumo".

João Donato agora dorme sossegado. (I.B)

Nota:
para saber mais a respeito da Usina de Comunicação e Artes João Donato, leia os posts "Florestania com liberdade" e "Comunicação e arte".

Um comentário:

Anônimo disse...

Evidentemente que sim!(o governo viu-se na obrigação de abrir mais espaços para a cultura). Graças a grande demanda de freqüentadores da, ora, ESCOLA ESTADUAL MÚSICA DE MÚSICA DO CENTRO CULTURAL TUCUMÃ, ora, simplesmente escola de música do centro cultural, Onde graças aos educadores musicais não deixaram extinguir o centro cultural, pois já não tinha serventia para a população, servia de escora para colocar funcionário sem serventia alguma, ou seja, 10% dos funcionários da Fundação de Cultura Elias Mansour estavam lotados no CCT. Pode ser que agora com a inauguração da usina esse povo comece a fazer jus aos seus salários. Quanto ao João Donato nada contra seu profissionalismo só não acho justo o governo gastar quantias estrondosas com o mesmo só para levar o nome do Acre para o mundo através dele.
PS1:rever minha mensagem te mandei uma antes
PS2 O Toinho respondeu minha mensagem.