quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

"ESSE É O MEU SONHO"

A antropóloga Mary Helena Allegretti e o sindicalista Chico Mendes na foto tirada no seringal Cachoeira, em outubro de 1985. A antropóloga repousa a mão exatamente no lugar onde Chico Mendes foi atingido pelo tiro da espingarda de Darci Alves Pereira, a mando de Darly Alves da Silva, que por sua vez foi mandado por um complô de políticos e fazendeiros do Acre que permanecem impunes. Chico Mendes foi assassinado no dia 22 de dezembro de 1988.

"Esse é o meu sonho. É ver a Amazônia livre dos fazendeiros, livre das motoserras, livre do fogo devorador. Esse é o meu sonho"

Trecho de entrevista de Chico Mendes a Linda Rabbin, em Xapuri (AC), no dia 26 julho 1988:

"Meu sonho é ver toda essa floresta preservada, conservada, porque nós entendemos que ela é a garantia de todo o futuro dos povos da floresta. E não é só isso. Nós não queremos, nós estamos conscientes de que a Amazônia, ela não pode ser um santuário intocável.

Agora, nós acreditamos que com as Reservas Extrativistas, com a implantação, e se o governo... basta que o governo leve em consideração, leve a sério a proposta dos seringueiros e dos índios, que eu acredito que em poucos anos, a Amazônia ela poderá se transformar numa região economicamente viável não só para nós mas para o país e para toda a humanidade, para todo o planeta.

Agora a sua destruição, eu acho que significa o genocídio de todos nós, que moramos nessas matas e com repercussão negativa para o resto do país e prá própria humanidade, eu acho. Que eu considero a Amazônia uma região rica, ela tem uma enorme variedade de produtos extrativistas, basta que se leve em consideração essa proposta dos seringueiros. Ela pode ser preservada e economicamente importante prá todos nós. Esse é o meu sonho. Eu sei que talvez eu já... eu tenho 15 anos, direto, na luta.

Meu sonho é o seguinte: eu sei que talvez não vou chegar a esse momento porque também eu já estou com idade mais avançada. Mas pelo menos, a minha esperança é que todos os nossos jovens, eles vão usufruir de todo esse trabalho e que, realmente, os jovens, daqui prá frente, eles vão ser o grande beneficiado desse futuro da Amazônia. Uma Amazônia preservada e economicamente viável.

Nós queremos provar isso. Basta que o governo leve a sério. E eu acredito que na medida em que as primeiras Reservas Extrativistas começarem a dar os seus frutos, o governo vai ter que reconhecer a importância desse trabalho que nós pretendemos desenvolver. Para o nosso bem e para o bem de toda a humanidade.

Esse é o meu sonho. É ver a Amazônia livre dos fazendeiros, livre das motoserras, livre do fogo devorador. Esse é o meu sonho".

Nota: a entrevista foi editada por Mary Helena Allegretti para a tese de doutorado "A Construção Social de Políticas Ambientais. Chico Mendes e o Movimento dos Seringueiros". UnB, dezembro de 2002.

Nenhum comentário: