terça-feira, 6 de dezembro de 2005

ACORDA, KATUKINA!

Por Dedê Maia (*)

É muito triste saber desse tipo de notícia. Já faz algum tempo que essa pessoa, "Soninha", anda fazendo suas "caridades" para o povo katukina do Campinas, no município de Cruzeiro do Sul. Começou com uma campanha natalina, pedindo roupas, alimentos etc.


Colocou esse povo indígena no mesmo patamar das classes menos favorecidas da sociedade não-indígena, tratando os problemas que ainda existem naquela terra - oriundos do contato, da localização atual de suas aldeias etc - da mesma forma que a sociedade ocidental trata suas classes menos favorecidas e que estão aí morrendo de fome, carentes de tudo.

Embora os katukina tenham ainda uma infinidades de problemas, não é essa a realidade desse povo. Com mais essa atitude irresponsável, essa pessoa demonstra que a campanha natalina é apenas uma frente, preparando terreno, conquistando os katukina para, posteriormente, como o faz agora, explorar e ganhar dinheiro à custa de rituais sagrados de um povo indígena.

Nós, da Comissão Pró-Índio do Acre, não apoiamos tal atitude e não mantemos contato com essa pessoa chamada "Soninha". Lamentamos que alguns reprentantes do povo katukina estejam se deixando levar pelo canto da sereia.

Mas qualquer intervenção contra essa iniciativa irresponsável tem que partir diretamente da comunidade katukina. Espero que os katukina acordem para esse fato.


Saudações!

(*) Dedê Maia é coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena da Comissão Pró-Índio do Acre

Um comentário:

Anônimo disse...

naum gostei!!!!!!!!!!!