terça-feira, 6 de dezembro de 2005

CADÊ A POLÍCIA FEDERAL?

Por Joaquim Tashka Yawanawa (*)

Caros amigos, tratei da questão do sapo kapu (é assim que escrevemos na nossa língua) no documentário "YAWA - História do Povo Yawanawa", quando mostramos, numa visão indígena e respeitosa, o ritual e a conexão de nosso povo com essa medicina.

Que mundo vazio e quanta falta de identifidade daqueles que sugam o conhecimento para alimentar seus espíritos medíocres e que ainda prometem a cura de todos os males.

Fico muito triste quando povos indígenas perdem o seu valor e trocam seus conhecimentos por qualquer coisa. Fico mais triste ainda ao constatar que existem pessoas que se aproveitam disso para explorá-los.

Nós, yawanawá, ficamos tristes com alguns parentes katukina, lá do Campinas, que se deixam levar por qualquer coisa, especialmente dinheiro.

Fique claro que não são todos e por isso é bom separar sempre a comunidade geral de alguns indivíduos, que também, assim como a Soninha Menezes, estão se dando bem nessa história, enquanto os demais cuidam de seus afazeres da aldeia.

Nós lamentamos muito por isso. Esperamos que o governo brasileiro, o Ministério Público e a Polícia Federal hajam rapidamente contra essas pessoas. Onde estão? O que esperam?

Abraços e saudações!

(*) Joaquim Tashka Yawanawa é coordenador da Organização Yawanawa

3 comentários:

Anônimo disse...

Existe uma pessoa que se diz descendente dessa tribo yawa, fazendo atendimentos em Brasília, cobrando em dinheiro, chamado José Gomes.

Anônimo disse...

nelson de souza cpf 776154417-49 rg 06473029-4 ministro da fazenda ministro da justiça ministro da casa civil superintendencia policia federal BANCO DO BRASIL AG 0080-9 AG 2885-1 QUERO NUMERO DA MINHA CONTA EXTRATO RECEITA FEDERAL PETROPOLIS DATA 07-08-2006

Anônimo disse...

o que se pode notar meu caro ,e que os politicos,estao loteando o nosso brasil para os estrangeiros aos poucos,por meio de propinas altissimas,que lhe asseguram vida mansa para o resto de suas vidas,coisa uque para as grandes potencias e uma ninharia,em vista da grandes vantagens que eles tiram do povo.minha projeçao para o maximo 20 anos se nao houver uma limpeza radical na politica nacional ,perderemos fatalmente nossa soberania para algum pais que tenha maior poder barganha,que sera um desses .america,china,japao.deus nos livre desses povos nojentos.