segunda-feira, 14 de novembro de 2005

FLORESTANIA NOS EUA

Jorge Viana palestra na Universidade da Flórida

Jorge Viana, governador do Acre, irá palestrar no próximo dia 18 na Universidade da Flórida a convite do Programa de Desenvolvimento e Conservação Tropical, mantido pelo Centro de Estudos Latino-americanos da instituição norte-americana.

O governador é conhecido pelas suas ambiciosas políticas para estimular o desenvolvimento baseado na floresta como alternativa ao modelo de agricultura de larga escala, mineração e extração madeireira desenfreada que tem trazido custos sociais e ambientais tão altos para a Amazônia.

Viana irá se reunir no dia 17 de novembro com o Tesouro americano para discutir os termos do projeto de conversão de U$S15 milhões de dívida externa em investimentos na conservação de parques estaduais, na proteção de populações indígenas e em treinamento em manejo florestal para os próximos dez anos. Ele estará acompanhado de Mary Allegretti, atualmente professora visitante do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade da Flórida.

De 1999 a 2003, Allegretti dirigiu a Secretaria de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente e convidou Viana para palestrar na Universidade dentro de seu curso "Meio Ambiente, Desenvolvimento e Movimentos Sociais: uma perspectiva amazônica". Ao longo das últimas duas décadas, alguns professores da universidade desenvolveram pesquisas no estado do Acre.

A apresentação do governador acreano, intitulada "O Governo da Floresta no Acre, Brasil, e os desafios para o desenvolvimento sustentável da Amazônia" está marcada para às 4:00 no segundo andar do auditório da universidade.

Fonte: Amazônia.org, com informações da Universidade da Flórida

Nenhum comentário: