segunda-feira, 14 de novembro de 2005

DESMATAMENTO EM QUEDA?

Segundo a FAO, a Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, a perda mundial de florestas em função do desmatamento diminuiu de uma média de 8,9 milhões de hectares por ano no período 1999-2000, para 7,2 milhões de hectares no período de 2001-2005. Estes números levam em consideração as áreas florestais que foram acrescentadas no período em função de novos plantios e a regeneração natural.

No relatório foram levantados dados de 229 países. O desmatamento mais extenso foi verificado na América do Sul, onde uma média de 4,2 milhões de hectares são perdidos anualmente. Em seguida vem a África, com 3,9 milhões de hectares.

A América do Norte e a Oceania tiveram a menor perda de florestas no perído, enquanto que a Ásia e a Europa mostraram um aumento na área florestada.
O relatório completo da ONU vai ser publicado em janeiro de 2006.

Alguns cientistas acham que a ONU está minimizando o problema. “A destruiçao das florestas tropicais está continuando, exatamente como ocorreu nos anos 70, talvez até em um rítmo mais acelerado” de acordo como Matti Paolo, professor de Economia Florestal no Instituto Finlandês de Pesquisas Florestais.

Veja detalhes no blog Ambiente Acreano, do Evandro Ferreira. O relatório da FAO (o fundo da Organização das Nações Unidas para a agricultura e a alimentação) afirma que o Brasil é o país onde mais se devastaram florestas entre 2000 e 2005. Leia no site da BBC.

Nenhum comentário: