quarta-feira, 30 de novembro de 2005

ALEX BELLOS

O jornalista e escritor inglês Alex Bellos envia a seguinte mensagem:

"Grande Altino!

Só hoje descobri seu blog. É ótimo. Estou em Londres ainda, mas com vontade de voltar para o Acre.

Abração
Alex"

Essa alma quer reza. Bellos é autor do livro "Futebol - o Brasil em campo", que escreveu quando era correspondente do jornal inglês The Gardian.

Tivemos encontros muito agradáveis em minha casa nas vezes em que veio ao Acre.

Recentemente, meu amigo Evandro Ferreira, do blog Ambiente Acreano, prometeu escrever algo sobre a "desastrada" visita de Alex Bellos a Rio Branco.


Bellos viu aqui “uma cidade marcada pelo sexo, as drogas e a expansão industrial desordenada”. Ao solicitar a um motorista de táxi que o levasse à principal atração turística-cultural da cidade, ele se viu em pleno “Beréu”, o puteiro mais famoso da aldeia.

Bellos escreveu há 10 dias um longo artigo sobre o Daime no diário inglês Daily Telegraph. Vale a pena ler mais a respeito dele em Ambiente Acreano.

P.S.: Alguém pode ajudar o Alex Bellos? Leia a nova mensagem enviada por ele:

"Altino, a minha volta ao Acre depende de poder fazer algumas materias. Uma ideia que tive era de fazer alguma coisa sobre a vida do seringueiro.

Na minha última passagem pelo Acre, ouvi falar da existência de um seringueiro perto de Boca do Acre, que mora só há muitos anos - faz décadas que ele até vai para a cidade. Tem uma vida quase igual a vida que teve 50 anos atras, quando virou seringueiro.

Seria um personagem meio perdido no tempo. Talvez você ou um dos seus visitantes saiba se existem mesmo pessoas assim - vivendo na floresta sem contato com outros, o que seria um pedaço da historia quase fossilizado na selva.

Abraços"

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Altino
bem sou estudante de Ciências Sociais da Ufac, e em maio de 2005 tive a oportunidade de subir o Riozinho do Rola, e lá conheci um senhor seu Anísio de mais 80 anos, conhecido como o velho do rio, ele mora dentro de batelão com uma filha de 13 anos, vive da pesca da aposentadoria. Quem sobe o riozinho vai sempre ouvi a respeito dele, e até ter a oportunidade de encontrá-lo.
Não sei se seria do interesse do Alex, mas ele representa uma classe esquecida da nossa historia que são os pescadores dos rios acreanos.

Anônimo disse...

Gardenia, creio que interessa. Vou repassar sua dica pro Alex. Qual seu e-mail? O meu é altinoma@uol.com.br. Escreva-me. Um abraço

Anônimo disse...

gostaria de ter um contato com o jornalista alex belos sou radilista aqui no maranhao e gostaria de ter um contato com como voce poderia me ajudar.vailda ramos