segunda-feira, 12 de setembro de 2005

TIÃO VIANA REAGE

O senador Tião Viana (PT), vice-presidente do Senado, se manifestou a respeito da nota que trata do constrangimento causado pela Secretaria de Saúde, através do Hemocentro, ao recusar a doação de sangue de quem toma ayahuasca. O senador enviou a seguinte mensagem à secretária de Saúde, Suely Melo:

"Cara Suely,

Tal notícia pareceu-me delicada, necessitando pronta manifestação. Sei que não é da sua pessoa e da própria Rita [do Socorro Uchoa da Silva, diretora do Hemocentro] estabelecer preconceito religioso.

Sei também o quanto é precioso para a nossa geração o inciso VI do artigo 5
º da Constituição Federal.

Tenho nas pessoas que seguem a religião do Santo Daime elevado respeito e admiração, pois são pessoas que no seu cotidiano rezam muito a Deus e aos Santos, procurando viver em franca harmonia com a vida. Portanto, peço-lhe resposta imediata.

Tião".

Nota do blogueiro: O texto do inciso VI do artigo 5º da Constituição citado por Tião Viana diz o seguinte: "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias".

Nenhum comentário: