sexta-feira, 23 de setembro de 2005

DILEMA DO ACRE

Jornais daqui destacam hoje dois fatos que expressam bem o, digamos, dilema acreano:

1) Depois de ter decretado situação de emergência no Estado por conta dos estragos causados pelas queimadas e pela fumaça, o governador Jorge Viana sobrevoou ontem a área da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, mas não avistou nenhum foco de incêndio durante a vistoria que fez acompanhado da procuradora Patrícia Rego, coordenadora de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, do superintendente do Ibama, Anselmo Forneck, e do coordenador da Defesa Civil, coronel Henrique Jardim.

2) Após o sobrevôo, o governador viajou para participar da solenidade de abertura da primeira Feira Agropecuária do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul, que torna realidade o sonho dos prefeitos da região. Eles consideram o evento, que é estimulado pelo Sebrae e Banco da Amazônia, importante para impulsionar os negócios da pecuária.

Em tempo: sugestão do jornalista Tom-in Alves, do blog O Espírito da Coisa:

- Ação emergencial contra a fumaça? Tenho uma sugestão: o governo do estado deve convocar todos os seus dirigentes e ocupantes de cargos comissionados e convidar as demais autoridades legislativas e judiciárias para se reunirem na entrada da cidade de Rio Branco, na rodovia BR 364. Ali, de frente para Rondônia, todos devem assoprar com a força máxima de seus pulmões. Quando estiverem cansados, o governo distribuirá abanos, que todos deverão agitar pronunciando as palavras mágicas aprendidas na infância, nos tempos em que acendiam inocentes fogueiras juninas: “bandeira pra cá, fumaça pra lá/ bandeira pra cá, fumaça pra lá”.

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse Toinho é um ingênuo!!! rs rs rs Como eu. rs rs rs Marisa

Anônimo disse...

Altino,

Seu blog está dando um show de jornalistmo e informação. Especialmente nestas questões ambientais e regionais. Está realmente contribuindo com a liberdade de circulação de idéias e opiniões..r srsrs... Imagine se você ganhasse na loteria para se libertar de vez.. rsrs rs rsr s.
Continue firme, com os respeitos do Astronauta..rsr sr sr srs

Anônimo disse...

Caro Astronauta,

Essa fofoca de que não existe liberdade de imprensa no Acre não cola. A liberdade é um bem precioso que a gente deve conquistar todo santo dia e que se alimenta de tudo quanto é virtude. Ela tem fome de responsabilidade. Mas o que prevale por essas bandas é a fofoca, a autocensura, a incompetência, a arrogância, a pilantragem etc e tal. Não ganhei na loteria, mas cavo todo dia o que me cabe nesse latifúndio. Inté.

Anônimo disse...

Pera aí Altino...rss... também não aproveita a situação..rsss... Tem censura, sim, no Acre e é muita...rsss. Não é porque você, de vez em quando, reage a altura, que podemos dizer que os outros não o fazem porque não querem...rss... É claro, exite auto censura, existe conivência e também muita pressão e censura por parte do governo Jorge Viana..rss... Não vou nem te contar o que aconteceu um dia desses com um amigo meu da imprensa...rss... poque vão me identificar...rsss... inclusive ele, que me contou, mas nem sonha que sou o Astronauta..r srss... é censura da grossa e vergonhosa, com assédio moral e tudo o mais.... rsrsrs...

Anônimo disse...

Aliás, se eu contar ele ficará em maus lençóis frente aos "torturadores".. rsrsrs. rss.

Anônimo disse...

"2) Após o sobrevôo, o governador viajou para participar da solenidade de abertura da primeira Feira Agropecuária do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul, que torna realidade o sonho dos prefeitos da região. Eles consideram o evento, que é estimulado pelo Sebrae e Banco da Amazônia, importante para impulsionar os negócios da pecuária."


Li algumas matérias publicadas em alguns jornais que acusam estados vizinhos ao Acre de responsáveis pela "fumaça". Lendo a nota acima, que retirei do texto publicado pelo Altino, acredito que se precisaria ir muito longe. Quem controla BASE e SEBRAE?