terça-feira, 16 de agosto de 2005

NA CAPITAL DA FLORESTANIA


Sufocada pela fumaça? Muito calor? O rio secou? Sem água em casa? Ah! Já se alimentou hoje? Agradeça aos fazendeiros!

Acima, vista parcial de Rio Branco (AC), às 14h11, sob 36°C, com apenas 47% de umidade relativa do ar.

O Inmet revela que nas últimas 12 horas (UTC) as menores umidades relativas do ar foram registradas em Cruzeiro do Sul (92%), Tarauacá (94%), Rio Branco (95%) e no aeroporto de Rio Branco (98%)
.

Como Deus ainda não atendeu aos pastores e autoridades que estiveram implorando por chuva às margens do rio Acre, sugiro que convoquem os pajés da etnia caiapó Kucrit e Mantii.

Eles estiveram em Boa Vista (RR) durante o megaincêndio de 1998. A Funai 'importou' os índios para a "dança da chuva". O resultado veio no dia 31 de março, após sete meses sem chuva em Roraima.

Consultando o arquivo on-line da Folha de S. Paulo, encontrei a reportagem que André Lozano e eu escrevemos naquele dia, ilustrada por foto do Sérgio Lima: dois índios comemorando a chegada da chuva em hotel de Boa Vista.

Lideranças indígenas de Roraima chegaram a criticar a Funai por se valer de supostos poderes sobrenaturais de pajés e duas crianças da etnia caiapó para fazer chover na região.

Eis o trecho de abertura da reportagem
"Chuva começa a debelar o fogo em Roraima", publicada no dia 1 de abril de 1998:

"Choveu forte ontem em Roraima. As ruas da capital, Boa Vista, chegaram a se alagar. A chuva chegou na manhã seguinte ao "ritual da chuva'', realizado na cidade pelos pajés da etnia caiapó Kucrit e Mantii. Para o cacique caiapó Megaron, a chuva resultou da pajelança realizada anteontem à noite na praia do Curupira, em Boa Vista. No entanto, a mudança de clima já era prevista pelo serviço de meteorologia".

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezadíssimo Altino,
em 1998, por ocasião da "dança da chuva" dos índios Kaiapó em Roraima e a chuvarada que veio a seguir, recortei sua matéria (assim como outras) e compús uma música baseada nos fatos para meu coro infantil cantar (sou professor de música na USP). Ocorre que perdi as matérias. Consegui recuperar os textos pela internet, mas as fotos não. Tentei na foha online, conforme seu comentário, mas não consegui localizar a matéria completa e muito menos as fotos. Como não sou assinante da folha e nem da UOL, também não consegui nada na Folha de São Paulo. Você poderia me dar uma orientação de como posso conseguir as fotos da éoca? (dos índios, dos bombbeiros, da queimada, etc.. principalmente dos índios). Agradeço sua atenção, abraços, Pedro Paulo Salles.

ALTINO MACHADO disse...

Acho que a melhr maneira é você adquirir os exemplares daquelas edições na sede do jornal, que tem um arquivo muito organizado. Envia a música em mp3. Seria muito bom ouvir. Abraco