segunda-feira, 15 de agosto de 2005

GUERRILHA DO ARAGUAIA


Já deveria ter contado o que fiz no sábado. Mais uma vez, como faço há pelo menos 10 anos, almocei na casa do Baía e da Ana. Esse casal paraense, que vive há 33 anos no Acre, costuma reunir uma legião de amigos para comemorar o aniversário dele, de modo extravagante, com as mais deliciosas comidas típicas do Acre e do Pará.

Antes do casamento, em Belém, Ana foi babá da Kátia, a minha mulher. Os pais de Kátia mudaram para o Acre, logo em seguida Ana casou com o soldado Baía e foram transferidos para cá. Lutadora, Ana se tornou uma gabaritada professora da rede estadual de ensino.

Baía hoje é um pacato cabo reformado do Exército, a quem várias vezes já tentei convencer a conceder uma entrevista para contar as histórias que viveu em decorrência da participação dele em Xambioá (PA), contra a Guerrilha do Araguaia, entre abril de 1972 e janeiro de 1975.

- O que fiz e vi é segredo e não posso falar - responde quando tento convencê-lo a falar publicamente sobre o que se passou lá.

Baía estava entre os militares que prenderam os guerrilheiros Geraldo (José Genoino Neto) e Dina (Dinalva Oliveira Teixeira).

- O Genoino era um cagão. Ele começava a chorar quando a gente ameaçava matá-lo no dia seguinte, caso não abrisse o bico.

O cabo, que se destacou no Exército como um requintado mateiro, não acredita que alguém possa localizar corpos de guerrilheiros que tombaram na selva.

- Agora já se passaram muitos anos, mas antes eu seria capaz de localizar os cemitérios de cova rasa que fizemos. Quem tombava, a gente arrancava apenas a cabeça e levava para identificação. Os corpos eram enterrados ou não.

O cabo Baía votou em Ciro Gomes para presidente, mas não compareceu às urnas no segundo turno.

- Preferi pagar multa a ter que estragar meu voto no Lula. Hoje, quando vejo tudo isso que está acontecendo, sobretudo o que fez o Genoino, fico pensando se não teria sido melhor ter dado um tiro na cabeça dele lá dentro do mato.

O cabo, que completou 61 anos, estava com 29 anos quando começou a combater em Xambioá. Disse que não chega a perder o sono pelo que viveu na luta contra os guerrileiros.

- Para mim, foi uma missão cumprida. Eu cumpria ordens. O que sinto, às vezes, é um nervosinho. Nada mais.

O velho cabo ganhou de presente o livro "A Semente da Vitória", de autoria do professor e preparador físico Nuno Cobra, para quem, para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário uma boa noite de sono.

5 comentários:

Anônimo disse...

Altino,

Na minha época de soldado(1984), o cabo Baía ainda estava na ativa no 4º Batalhão Especial de Fronteira, o cara era da minha Companhia (Fuzilairos de Selva). Era mais temido de que qualquer oficial ou sargento dentro do quartel, somente obedecia ao comandante do batalhão, não participava das formaturas diárias e constantemente sumia do quartel e retornava após 30 ou 40 dias dentro do mato, sujo , rasgado e magro, quando perguntavamos onde ele esteve, nos falava que era confidêncial e que se tratava de missão real e não adestramento.

Na Operação Boina de 1984 na fazenda Palmares na estrada para Xapuri, o cabo Baía foi nosso instrutor em um dos treinamentos anti guerrilha que se referia à preparação de armadilhas ante homem na selva, o Baía era especialista em armadilhas com Bambú, palhas e outros ingredientes da Selva como veneno ervas etc.. As armadilhas eram mortais e o cara parece que conhecia isso de longas datas.

Certo dia no mato, o Cabo saiu do selva carregando na mão uma casa de caba daquela braba, as cabas não o atacavam, ele botou nosso Pelotão "em forma" e jogou a casa de caba no meio da recrutada que sumiu no mato, o cabo alertava que quem aparecesse ferrado de caba, não iria almoçar e nem jantar.

Sds
Decio

Anônimo disse...

Altino,

Indiquei este testo do seu blog para um jornalista, que está fazendo um livro sobre a Guerilha do Araguaia. Não sei se entrará em contato. Fiz tudo por e-mail..rsss... que não sou bobo..rsss... Aguardemos...rs

Anônimo disse...

texto

Anônimo disse...

indiquei o texto...rss. texto...

Anônimo disse...

Delculpem..rss...os trê últimos anônimos sou eu, o Astronauta..rsss.. esqueci de assinar..rsss...