segunda-feira, 15 de agosto de 2005

IPÊ


O ipê -designação comum às árvores do gênero Tabebuia (antes, Tecoma), da família das bignoniáceas- é considerado a verdadeira árvore nacional. Existe também o ipê roxo, mas a espécie amarela é a mais utilizada em paisagismo por causa da floração belíssima, entre julho e agosto.

Nativas do Brasil, as duas espécies proporcionam espetáculo na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. Embelezam e promovem colorido. São conhecidas também como por pau-d'arco-amarelo, ipê-do-morro, ipê-tabaco, ipê-amarelo-cascudo, ipê-açu, aipe...

Suas folhas primeiramente caem e a árvore fica completamente despida. Em seguida, cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior é a intensidade da florada. A madeira é muito resistente, flexível e difícil de serrar.

Ipê, do tupi, significa 'árvore cascuda'. A casinha e o ipê-amarelo da foto estão na estrada Irineu Serra, antes do cemitério Jardim da Saudade. Clique aqui para ver os dois ipês que transformaram o quintal da minha casa num tapete de flores.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Prá não dizer que não falei de flores"

Anônimo disse...

Não adianta reza proposta pela Dulce, a dona das igrejas. Metafísica não vai me revitalizar, trazer minha vida de volta. Não adianta o Presidente da SAERB ficar com a bíblia na mão... Não adianta o Eduardo, Angelin ficarem esgoelando cânticos! Há anos venho morrendo, e toda "inteligentzia" da esquerda sabe disso... A cobra da igreja foi-se embora, os jaús também, o festival do amapá sequer existem (acho que pra me esconderem), os catraieros irão me atravessar de bicicleta... E tudo isso em nome do negócio auto-sustentável... E pra melhorar minha vida, fazem um parque para as madames caminharem, uns ganharem dinheiro e soltam todo esgoto, todinho, nas minhas veias. Não quero o caldo da bosta do burgues! Não façam planejamento estratégico, não tragam ministro aqui, não precisa muita teoria... Arrumem outro esgoto e rápido, senão vou-me em boa hora e vocês ficarão esturricados de sede! Meus irmãos São Francisco, Judia, Rola e outros menos famosos já se foram... E eu tou indo!

Anônimo disse...

Gisela veio, viu e escreveu sobre esse ipê maravilhoso lá no espiritodacoisa. Então corri pra ver, antes que a florada acabasse. Lindo mesmo. Sabe, Altino, acho que as flores amarelas em forma de gigantesco buquê nos falam sobre generosidade e fartura de um jeito assim: essas coisas vêm e vão, aproveite-as a seu tempo, intensamente e mesmo quando não estiverem mais lá, guarde suas impressões no coração até a próxima florada.