quarta-feira, 18 de maio de 2005

RONDÔNIA

A imprensa do Acre tem comido mosca na cobertura dos distúrbios decorrentes da crise política em Rondônia. Nenhum veículo de comunicação demonstrou sensibilidade em deslocar uma equipe para Porto Velho.

O jeito é a gente se valer do site Rondoniagora. Ele informa que o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB), pediu a renúncia coletiva dos três senadores (Valdir Raupp, Fátima Cleide e Amir Lando), 24 deputados estaduais e oito deputados federais.

Cassol disse que também renunciaria ao cargo e a Justiça Eleitoral teria condições de convocar novas eleições no Estado.

Do contrário, o chefe do Executivo permanece no cargo e joga para a mídia nacional mais fitas comprometedoras a respeito dos parlamentares estaduais cobrando “propina” em sua residência.

Cassol também criticou a participação de senadores rondonienses na Comissão Externa do Senado.

Os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Aloísio Mercadante (PT-SP) e Tião Viana (PT-AC) exigiram ontem a intervenção federal em Rondônia, após as denúncias exibidas no programa Fantástico e da violenta reação de estudantes em Porto Velho.

Tião Viana, vice-presidente do Senado, foi mais além no seu pronunciamento. Para ele, é preciso haver nova eleição em Rondônia porque o caos tomou conta da instituições democráticas.

Por outro lado, os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Fátima Cleide (PT-RO) acreditam que uma Comissão Externa, formada por parlamentares de outros estados, poderia desembarcar em Rondônia e fazer uma ampla investigação sobre as denúncias do Governo e da Assembléia Legislativa. A comissão já foi formada.

Nenhum comentário: