terça-feira, 17 de maio de 2005

FOGO AMIGO


O geógrafo e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Aziz Ab'Saber, critica duramente, em entrevista exclusiva ao site da Rede de Informações para o Terceiro Setor, a atual política ambiental e explica por que a proposta governamental de gestão privada de florestas públicas tem sido tão questionada.

Ab'Saber afirma que o governo, em todos os níveis, não sabe o que é uma exploração auto-sustentável e que o Ministério do Meio Ambiente erra muito. Confira uma das opiniões dele:

- O Ministério do Meio Ambiente tem errado em tudo. Ou em quase tudo. Lá dentro há algumas pessoas que eram de ONGs e que assumiram, junto com a Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente e também oriunda de movimentos sociais], uma posição governamental absurda, com muita ignorância, com muito desconhecimento. É um absurdo que pessoas que não conhecem nada de economia ecologicamente auto-sustentada digam que, desde que sigam uma exploração auto-sustentada, poderá haver concessões a ONGs ou aluguéis das flonas. Eles nem sabem o que é isso: explorações auto-sustentadas. Se o ministério não sabe o que é uma economia ecologicamente auto-sustentada, não tem experiência disso. Uma das pessoas que estão junto da Marina, quando perguntado em um programa de televisão – de público, portanto – se conhecia a Amazônia, disse: “Já fui ao Amapá”. Portanto como querem exigir uma coisa que não conhecem?

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem aposta comigo que a propaganda oficial vai começar a tratar o Prof. Aziz como "velho gagá" daqui prá frente?... tá valendo uma grade de kaiser...

Anônimo disse...

O Ministério tem errado? Sim, claro, mas não "em tudo". A entrevista é ruim, depõe contra a história do professor Aziz. Mostra desconhecimento e, em alguns trechos, preconceito. Acho que ele estava, digamos, num mau dia.