quarta-feira, 4 de maio de 2005

EMPRESÁRIO INDICIADO


O empresário Toni Feghali será indiciado hoje pelo delegado Walter Prado por crime ambiental no inquérito que apura a autoria do envenenamento de oito mangueiras e três fícus por herbicida Tordon 2-4D no Calçadão da Gameleira, no centro histórico de Rio Branco.

Segundo a polícia, Feghali pagou R$ 100,00 para que outra pessoa, cujo nome não foi revelado, aplicasse o herbicida nas 12 árvores centenárias. O homem a quem ele contratou confessou o crime à polícia.

Todas as árvores do centro histórico vão desaparecer da paisagem em poucos anos. O herbicida foi usado misturado com óleo queimado. As mangueiras centenárias chegaram a ser tombadas como patrimônio público da cidade.

Feghali desde o início era o principal suspeito porque costumava reclamar abertamente que algumas das árvores impediam os freqüentadores de sua choperia de avistarem a rua e o rio.

A investigação foi conduzida pelo delegado Walter Prado, diretor da Polícia Civil. As árvores começaram a morrer sem uma causa aparente, mas depois foram constatados vários orifícios nos troncos.

A lei 1.117, que dispõe sobre a política ambiental do Estado do Acre, proíbe o uso de herbicidas para abater árvores. Todas as árvores do Calçadão da Gameleira haviam sido tombadas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre como patrimônio público.

A lei federal 9.605, que trata dos crimes ambientais, estabelece pena que varia de três meses a um ano de prisão, mais multa, sem direito a fiança, contra quem usa herbicida para eliminar árvores.

O inquérito será encaminhado ao Juizado Especial Criminal. Feghali merece uma punição exemplar. Além de ser condenado a replantar as árvores, poderia trabalhar como jardineiro nos finais de semana.

Quem quiser ler nota anterior sobre o assunto deve clicar em Impunidade.

12 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo como tem gente com a cabeça tão pequena quanto um grão de arroz... Só de imaginar que futuramente não existirá mais aquelas lindas mangueiras, dá um aperto no coração, é uma pena mesmo. Pela gravidade da agressão cometida por esse cabra, bem que ele merece além de replantar todas as árvores passar o restante de sua vida como jaridineiro, ainda assim seria pouco.

Anônimo disse...

Quando fui a Rio Branco, em 2002, o Altino já me falava da ameaça a essas árvores e eu não levei o a sério. Quem gostaria de acabar com a sombra de uma mangueira centenária que privilegiava o sossego dos clientes daquele bar a beira do rio? Quem seria maluco de retirar um ponto turístico da porta de seu estabelecimento comerciais? Ainda mais, sendo este um local de entretenimento!
Sim, é pela burrice da humanidade que estamos pagando preços altíssimo com a diminuição de nossa qualidade de vida.
Mas o egoísmo será pago, neste caso, muito mais imediatamente do que se esperar. E não será somente com as punições legais que serão impostas ao caso, mas com o desconforto dos clientes ao enfretarem o sol quente cozinhando a cuca! Aí, os clientes se afastam, o barzinho fica sem capital e... quebra. Além de lições básicas de responsabilidade sócio-ambiental, este estúpido comerciante carece de algumas aulinhas de marketing!

Anônimo disse...

Vamos ao samba do crioulo doido:
Não adianta chorar pelo leite (ou seria tordon) derramado.
Se o Tony fez mesmo essa sacanagem, vai ter que pagar por ela. Enquanto isso, não vou de deixar de comer o pão árabe MARAVILHOSO que ele está produzindo junto com o Lima (o quibe crú também não fica atrás).
Para repor as mangueiras (que são espécie exótica na Amazônia e, por isso, ecologicamente incorretas), proponho que sejam rapidamente plantadas em seu lugar algumas mudas de Samauma, que, com poucos anos, já são árvores seculares.
....agora junta tudo e joga fora...
Abraços,
R.Feres.

Anônimo disse...

Caro Altino,ler você é cair em uma pura contradição de ilusão e realidade.Afinal,na foto que você mesmo publicou,as árvores mais vistosas são as que se encontram perante ao estabelecimento.
Por isso,"Mãe Diná" não preveja algo que você não pode.Já que se nem jornalista você é,o que dirá biólogo.
Quanto a você Carolina Araújo,que nem acreana é,por isso não pode estar a par da verdade dos fatos.
Não se atreva a falar de estupidez,nem da moral de quem você não conhece.Pois se fosse tão conhecedora do Acre como diz ser,veria que a vista panorâmica constitui-se em uma favela a beira rio.
E o "estúpido comerciante" doutor em Bioquímica formado na Universidade de Paris,tem conhecimento sobre o meio ambiente e marketing com certeza muito mais do que você.
Como também tem muito mais amor por essa terra do que você diz ter,já que foi aqui que ele escolheu criar os filhos e é nessa terra que ele investe e gera empregos ajudando no desenvolvimento do estado.
Como você mesmo disse,uns pagam pelo egoísmo e estúpidez de outros.E esses ataques me ferem ao conhecê-los tão bem e saber de seu caráter íntegro.
O que vocês estão fazendo,fere uma família inteira e as pessoas que por eles sentem afeto.
Reflita sobre o que diz,para depois não precisar pagar por ninguém.
Já dizia um provérbio árabe:"Não pense;Se pensar não fale;Se falar não escreva;Se escrever não assine;Se assinar,não se arrependa depois..."

Anônimo disse...

Caro amigo,onde está seu senso democrático?!Ou você não gosta de ouvir a verdade ou não está convícto do que escreve.
Se retirar meu comentário,o terá circulando na primeira página do melhor jornal da cidade.Isso eu posso prometer!
Portanto salvo,está aqui de novo:
Realmente é absurdo o desmatamento de qualquer árvore,quanto o mais o de árvores centenárias.Mas,mais absurda é a atitude de pessoas que falam o que não sabem ou não podem provar.
Pessoas estúpidas comentam boatos,é isso que as diferem de outros com um mínimo de inteligência,que comentam fatos verídicos e provados.
Você deveria saber então,que em um processo,a testemunha é considerada a "prostituta" das provas,portanto não vale nenhuma veracidade.
Explicar-lhe isso porém,é algo inútil,já que você não se atem a fatos que não lhe interessam,tais como a verdade.
Continue assim caro amigo,você vai longe em sua profissão.Afinal,uns nascem para mandar,e outros para serem mandados e invejar.
Contudo,pior ainda são as bajuladoras de tais autores que comentam o que não sabem.
Parabenizo-lhe outra vez então,já que,em toda minha vida só havia conhecido dois tipos de pessoas as de BOM CARÁTER e as de CARÁTER RUIM.Porém o ser humano vive de descobertas,e você meu caro,se revelou uma outra espécie,a dos SEM CARÁTER e escrúpulo algum.
Aos que comentam,atenham-se a fatos ao invés de ficar ruminando tais inverdades e despejar os dejetos aos olhos de quem nada tem a ver com isso.
É lamentável,que no Acre,pelegos que se auto intitulam "jornalistas",mas,sem nenhuma qualificação para tão nobre profissão,tenham espaço para denegrir,difamar e destruir a vida de outras pessoas.Aí é que reside a impunidade.Enquanto um verdadeiro jornalista,com formação acadêmica e de caráter,meu pai,fora submetido a execração pública pelos teus senhores,onde estava você,para defender a moral e a ética?!

Anônimo disse...

Crianças não briguem...
Prá não ter que chegar tão próximo ao Saara do Tony, vamos fazer as pazes numa rodada de charutos e esfirras do seu Elias, lá no Paço.
Até porque duvido que o Narcisinho va entrar numa briga dessas na primeira página do melhor melhor jornal da cidade...
Abraços,
R.Feres

Anônimo disse...

Ao Sr Altino Machado
"jornalista"
Rio Branco

Confesso que não me causou nenhuma estranheza ao ler o que Vª. Sria divulgou na sua "página". Afinal você é pago para "isto".
Não me causaria estranheza tampouco, você deletar a minha mensagem, negando-me o mínimo de direito de resposta. Afinal, a pusilanimidade é característica dos pelegos.
Sendo assim quero abrir umas pautas e exclarecer alguns pontos:

- 1º Me chamo Marie Feghali, filha de Tony Feghali, libanês naturalizado brasileiro que adotou o Acre como sua terra natal, e sou tão acreana quanto qualquer um que resida aqui.
- 2º Quero esclarecer também que o Sr. não está lidando com nenhum desinformado. Contrariando tudo que um dia vc nunca pôde ser, meu pai é Doutor PHD em Bioquímica formado pela Universadade de Paris, na França, e grande conhecedor da literatura mundial além de falar fluentemente cinco idiomas.
- 3º Você de maneira alguma está autorizado a citar meu nome em qualquer escrito seu, pois como diz um dito popular " papel aceita qualquer coisa, por isso existe o papel higiênico".
- 4º Caroline Matinello realmente é minha grande amiga, contudo só expressou sua opinião. Por que se doer tanto?!
- 5º E por fim sou eu mesma que pela ausência de meu pai escrevo esse texto, com uma competência maior que a sua e cursando apenas o 3º ano do ensino médio.

Apresentados e esclarecidos vamos ao que realmente interessa.
O verdadeiro jornalista, da estirpe daqueles que laboram no Estadão, na Folha de São Paulo, no New York Times, no Le Monde e outros jornais mundo a fora que ensinada pelo meu pai consuto diariamente, se preocupa em buscar o outro lado da história, antes de se precipitar em divulgar fatos fantasiosos, por pura leviandade.
O estranho é você divulgar que meu pai já foi indiciado, julgando - o e dando o veredito e até a pena a ser cumprida. Sendo que ele nem foi citado ainda!!! Esqueceram, você e os seus senhores do preceito básico do direito, que todo acusado é inocente até que provem o contrário.
Vocês não são democratas respeitadores do estado de direito?! Onde posso achar tal democracia e não me tornar uma cidadã temerosa a tais injustiças?! O senhor pode me mostrar?!
Contudo me formo vivenciando o desrespeito ao direito do cidadão. Pois não importa a verdade não é ?! Uma vida e junto com ela todo uma família a de ser destruída.
A decisão já foi tomada. O circo já está armado!!!!!
Mas no picadeiro não terá nenhum palhaço. Isso eu lhe garanto.
Pois para sua decepção, Sr Altino Machado, o único crime cometido foi a injustiça causada pela calúnia e difamação, contra um pai de família que teve como único erro adotar como " lar " uma terra sem lei e de muros tão baixos.
Já sei que a verdade não lhe interessa porém vai ser ouvida. "Os crimes" que o Sr. afirma ser meu pai o autor, não têm nada a ver com árvores. Vem de quatro anos atrás,após termos sofrido um assalto onde minhas irmãs correram o risco de serem multiladas e eu de ser violentada. Foi aí que meu pai cometeu o desplante de indignar-se com a incompetência policial, que além de assistir pacificamente ao cruél espetáculo dos assaltantes saindo tranquilamente da minha casa ainda se negaram a leva-lo ao hospital. Deixando-o sucumbir a dor e ao sangramento causado por quatro balas, das quais uma delas ainda se encontra alojada em seu corpo.
E a moral e ética de sua "imprensa" onde estavam para denunciar tal atrocidade? Indignou-se? Solidarizou-se conosco?
Pelo contrário, numa tentativa ridícula de transformar a vítima em culpado, ensinuou que meu pai que só tentava defender sua família era um traficante de drogas. Uma tese rídicula prontamente negada pela polícia federal.
Aí Começou o calvário.
Passados quatro anos do acontecido, pergunto ao Sr. Walter Prado e a "imprenssa" acreana onde estão tais bandidos?Ou terei que viver eternamente escondida?Temerosa a violência?A vida de uma família é mais importante do que uma mangueira?
A tal pergunta eu mesma faço questão de responder conforme venho aprendendo com os fatos e acontecimentos:

No Acre,infelizmente não!!!!

Anônimo disse...

E cadê o doutor Feghali? Não vai se defender? Sua filha demonstrou ter um texto nota 8, mas como advogada está péssima.

Anônimo disse...

E a imprensa do Acre? Por quê não repercutiu o furo do Altino? Está bebendo chope de graça no Sahara?

Anônimo disse...

Dizia Zé Chalub Leite

Anônimo disse...

ALBERTO LIMA,duvido que na sábia cultura árabe exista um ditado desses...

Anônimo disse...

Ae altinão grandes baladas lá no sahara ein foi lá que a mãe dina le disse "altininho mizinfin um dia uma arvoria será derribada e creia minzinfin qui o Feghali será culpado indecentemente e em profunda covardia e estupidez por vc!!!!"
E vc discordou por que estava bebendo um chopão e comendo aquele quibe crú feito pelas mãos do seu Feghali mas dona mãe dina revidou: "minzinfin ucê vai ter di fazer isso pois assim o seu sensacionalismo barato será reconhecido e toda população vendo sua babaquice bem feita irá fazer um boicote no Feghali e você sera reconhicidu mundialimente por salvar o mundo de uma dizimação do ser humano!!!!"
E altino já morgado pediu a conta e indo pra casa encontrou Carolina Lopes Araujo e contou tudo o que mãe dina tinha le contado!!!!

Num faz sentido?????


rss rss altino vc é meu heroi!!!!