quinta-feira, 5 de maio de 2005

CASO TONI FEGHALI

Para que não percamos a linha dos fatos: está em fase de conclusão o inquérito policial aberto a pedido do Ministério Público do Acre para apurar a autoria do envenenamento de oito mangueiras e três fícus por herbicida Tordon 2-4D no Calçadão da Gameleira, no centro histórico de Rio Branco.

O empresário Toni Feghali, libanês naturalizado brasileiro, proprietário da choperia Sahara, que funciona no centro histórico, será indiciado pelo delegado Walter Prado, possivelmente na terça-feira, com base no artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais.

A lei prevê pena de detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, para quem destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.

A mesma lei federal, que trata dos crimes ambientais, estabelece pena que varia de três meses a um ano de prisão, mais multa, sem direito a fiança, contra quem usa herbicida para eliminar árvores.

Segundo o delegado Walter Prado, Feghali pagou R$ 100,00 para que outra pessoa aplicasse o herbicida nas 12 árvores centenárias. O homem contratado pelo empresário confessou o crime à polícia.

Todas as árvores do centro histórico vão desaparecer da paisagem em poucos anos. As mangueiras centenárias chegaram a ser tombadas como patrimônio público da cidade.

Laudo da Universidade Federal de Viçosa em parceria com a empresa Downscience constatou que as árvores foram envenenadas com a aplicação do Tordon 2-4D.

Desde o começo da investigação, Feghali era considerado pela polícia o principal suspeito porque costumava reclamar abertamente que algumas das árvores impediam os freqüentadores de sua choperia de avistarem a rua e o rio.

A lei 1.117, que dispõe sobre a política ambiental do Estado do Acre, proíbe o uso de herbicidas para abater árvores. Todas as árvores do Calçadão da Gameleira haviam sido tombadas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre como patrimônio público.

O caso Toni Feghali será encaminhado ao Juizado Especial Criminal. A sociedade tem o direito de exigir que o autor do envenamento das árvores seja julgado de modo exemplar pela Justiça.

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse Feghali quis dar uma de muito espertinho. Não matou apenas a árvore em frente ao Sahara para nao dar na vista. Mandou matar todas... Esse sujeito deve pensar que acreano é idiota. Veio mexer logo com as árvores do Calçadão da Gameleira, no Acre, no local onde a cidade começou, durante o Governo da Floresta... Ninguém avisou para esse libanês que a Terra é Santa?

Anônimo disse...

Caro Alex Viana,sua xenofobia é algo vergonhoso e baseia-se como toda esta "novela" em boatos.
Envergonha-nos você,caro amigo,dizer-se acreano e ainda assim perguntar aos leitores se nós,acreanos,somos idiotas.O que acha que vão pensar?Por isso não generalize.Pois só você e os bajuladores de plantão tem uma visão tão pequena da realidade.
Nem todos meu amigo, tornaram-se neste governo,um desocupado como você para perder tempo com árvores que não lhe interessam.
Ninguém lhe avisou que difamação é crime?Ou que a vida e a família das pessoas também é algo sagrado?
Meu amigo não foi indiciado,e se você e outros que comentam injúrias são realmente tão convíctos.Procure-o para falar cara a cara,ao invés de ultilizar tais meios de comunicação.
Não interessa-me nenhum pouco sua opinião.Por isso se não quiser expressa-la pessoalmente ou assinando com todos seus dados,contenha-se ao invés de prestar esse papel de moleque que não lhe cai nada bem.
Nota-se pelo seu comentário,sua índole preconceituosa e desinformada,por isso nunca abra a boca para dizer que é acreano.Pois como já disse,sua opinião não interessa.Mas o que outros pensarão de nossa terra?Na qual este libanês,investe a 20 anos?Você nasceu acreano por acidente,mas Tony Feghali escolheu o Acre como sua terra.Por isso localiza-se no centro de sua insignificância e respeite quem mereceu chegar onde ele chegou!

Anônimo disse...

Sou Fares Feghali,e na ausência de meu pai,venho por meio dessa esclarecer alguns pontos.
Primeiro para a SrªCarolina Lopes Araújo,já que o SrºAltino Machado,lhe informou dos perigos as árvores em 2002,isso vem provar ainda mais a indiscutível inocência de meu pai neste caso.Pois em 2002 a Choperia Sahara não existia nem em projeto.
Segundo,aos comentaristas,quero lembra-los que meu pai foi o único a investir neste projeto durante todo o tempo de sua existência.
Terceiro,e já encerrando quaisquer outor comentário de tamanha estupidez sobre esse assunto,gostaria que quem tem algo a dizer sobre isso,faça-o com alguma decência se possível,fornecendo todos seus dados ou dirigindo-se a nós diretamente,ao invés de dar exemplos de comadres fuxiqueiras.

Anônimo disse...

A família Feghali tá tentando defender o indefensável. O crime precisa mesmo ser apurado e o culpado punido. Isso é bom. Parabéns ao Altino por revelar esse caso de agressào à honra dos acreanos. Ele está cumprindo seu papel de jornalista e está conduzindo a polêmica com profissionalismo. Parabéns mesmo, Machado. Se ficar comprovado que Toni Feghali envenenou as árvores, o mínimo que a gente pode fazer é uma campanha de boicote até a choperia Sahaha ser fechada.

Anônimo disse...

Comentário do comentário
Ninguém lhe avisou que difamação é crime?Ou que a vida e a família das pessoas também é algo sagrado?

E ninguem lhe falou que calar a boca de quem quer falar é crime também?? O que quer eu faça?? Não estou acusando níguem, estou apenas fazendo uso de meu direito e comentando (sim, comentando… leu o espaço que clicou?? Comentários!!) o caso que li no blog. E nao vai ser vc que vai me calar, se ele é culpado ou nao a justiça vai decidir.

Meu amigo não foi indiciado,e se você e outros que comentam injúrias são realmente tão convíctos.Procure-o para falar cara a cara,ao invés de ultilizar tais meios de comunicação.
Não interessa-me nenhum pouco sua opinião.Por isso se não quiser expressa-la pessoalmente ou assinando com todos seus dados,contenha-se ao invés de prestar esse papel de moleque que não lhe cai nada bem.


Pra que voce quer que eu o proucure cara a cara?? Vai me matar?? Ou vai mandar me matar?? Vai usar veneno ou o quê??? Eu me expresso onde quiser… liberdade de expressão!!! Chega de calar… e além do quê, isso é um blog e não um jugamento, por favor se contenha ao defender seu amigo.

Mas o que outros pensarão de nossa terra?Na qual este libanês,investe a 20 anos?Você nasceu acreano por acidente,mas Tony Feghali escolheu o Acre como sua terra.Por isso localiza-se no centro de sua insignificância e respeite quem mereceu chegar onde ele chegou!

Essa foi ótima, o que os outros pensarão, é verdade, o que pensarão? “Olha lá no Acre alguns matam as suas arvores históricas e acham que nao tem problema nenhum!!”, vou me calar para que ninguem saiba disso. E essa terra que o sr Feghali tira dinheiro a 20 anos e me perdoe mas nao tenho conhecimento de nenhuma devolução em forma de assistencialismo ou caridade, deveria criar o dia do Sr Feghali, poderia ser feriado e poderia também ser comemorado lá no Sahara, poderiamos até enfeitar as mangueiras na frente… ah… esqueci… nao vai ter mais mangueiras…