quinta-feira, 7 de abril de 2005

IMPRENSA DO BOLINHA

É difícil entender a lógica da imprensa acreana. A Tribuna, por exemplo, calou hoje após ter anunciado com estardalhaço nos últimos dias que o governador Jorge Viana faria parte da comitiva do presidente Lula nos funerais do papa João Paulo II.

Foi uma barriga (informação falsa) deslavada. O leitor e a credibilidade do jornal que se danem, devem pensar a direção e a editoria.

O jornal anuncia hoje que Jorge Viana viaja ao Seringal Itamaraty, no alto Rio Muru, para conversar com ribeirinhos beneficiados pelas ações do Projeto Saúde Itinerante.

Outro fato incompreensível está relacionado às denúncias de nepotismo contra o senador Geraldo Mesquita. Ao decidir ontem pela demissão de 12 servidores do gabinete, o senador foi simplesmente ignorado pela imprensa.

É fácil em situações como essas -e isso é costume- tentar jogar a incompetência para baixo do tapete se escudando na alegação furreca de que o Governo da Floresta censura. Patrões e jornalistas é que se autocensuram por essas plagas.

Ainda sobre nepotismo, pedi ontem ao jornalista Romerito Aquino, que trabalha em Brasília como correspondente de quase todos os jornais acreanos, uma explicação.

Queria saber porque ele e o JB omitiram que o senador e o deputado Zico Bronzeado usaram suas respectivas mulheres para a troca de favores. Eis a resposta do Romerito:

- Rapaz, tu é tão jornalista quanto eu e o pessoal do JB. Por que você não fez matéria sobre o assunto num dos muitos jornais que tens acesso em Rio Branco. Essa história de blog ainda me cheira muito a Clube do Bolinha, pois alcança pouca gente. O compromisso social do jornalista é escrever para o maior número de pessoas, mostrar a cara, os peitos, sem medo de ser feliz, denunciando corrupção, privilégios etc etc. Volta Altino, o povo acreano precisa de tua velha virilidade de repórter, que já fez muito pelo estado e precisa continuar a fazê-lo.

Distante do Acre, Romerito Aquino desconhece que esse blog tem mais leitores que quatro dos seis jornais existentes em Rio Branco. Existe até jornal distribuído de graça, mas é recusado pelo público. E quanto ao troca-troca de Geraldinho e Bronzeado, o mesmo foi revelado aqui com exclusividade.

Para encerrar, o paleontólogo Alceu Ranzi acaba de enviar a seguinte mensagem:

- Oi Altino. Você sozinho, com o seu blog, deve estar batendo em "audiência" todos os outros meios de comunicação do Acre. Um abraço.

P.S.: Um profissional competente às vezes pode salvar um jornal. A Tribuna foi salva hoje pelo fotógrafo Gleilson Miranda, que captou a sequência trágica de um policial ao cometer suicídio. O diretor Ely Assem poderia premiá-lo dobrando o salário.

2 comentários:

Anônimo disse...

E a Secretaria de Segurança um trabalho mais sério. Como coloca uma arma na mão de um sujeito que está sem condições. A situação do suicida pode ter sido consequência do trabalho que ele desenvolvia.

Anônimo disse...

Corrigindo: Como coloca uma arma na mão de um sujeito que está sem condições???