quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

OPERAÇÃO PEGA MARINA

Creio que nessa altura do campeonato político já está debelada aquilo que o jornalista Antonio Alves chama de “Operação Pega Marina”.

A operação tem consistido em bombardear a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, na mída do Acre, que todo dia tem atribuído aos supostos amigos dela a desistência de sua virtual candidatura a sucessora do governador Jorge Viana.

A “Operação Pega Marina” ocorria de modo furtivo, mas se intensificou uma semana depois das eleições municipais, após o governador Jorge Viana ter declarado em entrevista ao jornalista Leonildo Rosas, do Página 20, que “o ideal é que a Frente Popular não deixe para a última hora o nome do candidato que concorrerá à minha sucessão.”

O jornal A Tribuna publicou hoje, na coluna Bom Dia, três recados do governador dirigidos a quem está querendo antecipar as dicussões sobre a sucessão estadual.

Como nunca entendi de política e agora entendo menos ainda, o jeito é transcrever integralmente, para apreciação dos desocupados que acessam esse blog, um trecho da entrevista e os três recados do governador.

Ele disse no Página 20, na edição do dia 10 de outubro, o seguinte:

- Só estou engatilhado até 2005. Daí para frente temos que ouvir os partidos e as lideranças da Frente Popular. Estou animadíssimo para trabalhar muito por Rio Branco e pelo Estado no próximo ano. Eu acho que o ideal é que a Frente Popular não deixe para a última hora o nome do candidato que concorrerá à minha sucessão. Em 2004 tudo ficou muito em cima da hora porque o Angelim ficou secretário até o último dia permitido pela legislação. Isso não foi bom. Vou pedir que a condução do processo seja feita pelo meu partido e pelo partidos da Frente Popular. Tive o prazer de administrar o Estado durante oito anos e não posso no momento da minha saída querer continuar decidindo. Acho que um bom período para começar a discussão é o segundo semestre do ano que vem. Só vou fazer uma exigência: que me deixem ajudar na campanha. Adoro campanha.

Agora os recadinhos postados na edição de hoje da Tribuna:

RECADO 1
Governador Jorge Viana mandou ontem um recado duro para quem está querendo antecipar as discussões sobre sucessão estadual. Segundo ele, 2005 é um ano de muito trabalho e não pode ser desperdiçado com disputas políticas.

RECADO 2
Para Viana, o momento certo para discutir na Frente Popular o nome do seu sucessor é em 2006 e antecipar a discussão prejudica o trabalho que o governo e a Prefeitura têm a desempenhar durante este ano.

PARA BOM ENTENDEDOR...
Jorge Viana disse acima de tudo que, embora não seja candidato ao governo, a sua sucessão precisa ser, primeiro, discutida com ele, que, afinal, também faz parte do processo e ainda é o melhor cabo eleitoral da FPA.

Nenhum comentário: