sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

POLÊMICA NA IMPRENSA

Prêmio Esso exclusivo: vencedor diz que vai renunciar

Por Renata Toledo Piza

O jornalista Renan Antunes de Oliveira, que ganhou no último dia 14 o Prêmio Esso de melhor reportagem do ano disse, em primeira mão à IMPRENSA, que vai devolver o diploma na próxima segunda-feira (20).

Na noite da última terça-feira, jornalistas de todo o país estiveram reunidos no hotel Sofitel Rio Palace para a cerimônia de entrega do almejado Prêmio Esso. Em meio a grandes jornais como O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão e revistas do calibre de Veja e Época, estava um pequeno jornal de Porto Alegre, o Já, que concorria na categoria de melhor matéria da região Sul com a reportagem "A tragédia de Felipe Klein", do jornalista Renan Antunes de Oliveira.

Em dado momento foram anunciados os três finalistas na categoria "melhor reportagem": os jornais O Globo e O Dia (RJ) e a revista Época. O veredicto foi recebido pelos presentes com surpresa: "Por decisão soberana da comissão julgadora, o prêmio de melhor reportagem vai para o jornal Já, de Porto Alegre". Isso mesmo, aquele "jornalzinho" que concorria na categoria Regional Sul. Ironia do destino, antes de publicar sua reportagem no jornal Já, Oliveira a ofereceu à revista Época, que respondeu com uma negativa. Na noite de gala, Época viu o Prêmio Esso escorrer pelas mãos.

Em meio a vaias dos mais de 600 convidados, o vencedor foi até o palco, aguardou que os colegas indignados se calassem e começou os agradecimentos com a frase "recebo as vaias com humildade", seguida de um breve relato de sua carreira de 30 anos como repórter (ele já passou por grandes redações como as de IstoÉ, Zero Hora, Veja e O Estado de S. Paulo, na qual trabalhou por sete anos e foi correspondente internacional).

No dia seguinte, de volta a Porto Alegre, Oliveira foi surpreendido ao ler nos jornais declarações de diretores de redação dos veículos da grande imprensa, que colocavam em xeque a transparência e fidedignidade dos critérios de avaliação usados pelo júri do prêmio. "Vou mandar uma carta na segunda-feira (20) com os dizeres renuncio ao Prêmio Esso", afirma o jornalista. Para ele, jornais e revistas estão usando a desculpa do critério duvidoso quando, na verdade, não aceitam perder a premiação para um pequeno jornal mensal gaúcho pouco - ou nada - conhecido no País. "São essas atitudes que diferenciam homens de ratos", dispara.

Oliveira, cuja vasta carreira não reflete vultosa conta bancária - realidade compartilhada por grande parte da categoria - diz que devolve o diploma, mas não o dinheiro (R$ 10 mil). "Eu mereço", diz, entre risadas e brados de indignação. Segundo ele, ou a Esso escolhe um novo júri e anula a premiação do dia 14, ou o prêmio "não vale nada". "Quando devolvo o diploma, estou dizendo apaguem o meu nome dos registros, porque não quero fazer parte da história do prêmio Esso logo no ano em que sua credibilidade é questionada pelos grandes veículos do Brasil", finaliza.

Depois da repercussão, vencedor do Esso muda de idéia e se diz indeciso

O vencedor da categoria "reportagem do ano" do prêmio Esso, Renan Antunes de Oliveira, em e-mail à redação da revista IMPRENSA, afirmou não estar certo da devolução do diploma aos organizadores do evento. "Comuniquei ao pessoal do Esso minha INTENÇÃO de devolver o DIPLOMA e ter meu nome FORA DOS ANAIS". E completa. "A decisão final AINDA não foi tomada, as of today, 2.16 pm". Na tarde de ontem, Renan afirmou, com exclusividade à IMPRENSA: "On the Record. Na segunda-feira, vou mandar de volta o diploma para os organizadores do prêmio". O jornalista solicitou, ainda, pequenos reparos na matéria publicada no site da revista IMPRENSA. "Nunca trabalhei no Zero Hora, mas sim na RBS (dona do Zero)", disse.

Fonte: Portal da Imprensa



Nenhum comentário: