quarta-feira, 4 de março de 2015

Com nível histórico, cheia do Rio Acre ameaça estrutura de ponte em Rio Branco


O Rio Acre ameaça a estrutura da ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte Velha ou Ponte Metálica, no centro de Rio Branco. Engenheiros do Deracre, acompanhados do prefeito Marcus Alexandre 13, realizaram vistoria na noite desta terça-feira (3) e concluíram que a ponte necessita de peso.

A decisão foi colocar pedra em cima da ponte. Outra fonte acrescentou: "Não sei se vão deixar os caminhões ou só a brita que estão carregando. Mas já havia quatro caminhões sobre a ponte".

Não foi dito, mas deve ter servido o alerta de  Sálvio Montenegro, acreano antigo, fez na página de meu perfil no Facebook:

- Caro Altino Machado. Vamos torcer para que essa subida das águas do rio Acre, ao bater o recorde, não venha atingir a velha ponte Juscelino Kubitschek. Poucos sabem que essa ponte, a sua passarela, é apenas assentada no topo dos pilares, porém, sem amarração ou atracação nenhuma. Digo eu porque, à época, fui o fornecedor de toda a madeira de caixarias e demais, para a sua construção. Outra pessoa que sabe disso e pode confirmar as minhas palavras é o Eduardo (Dudu) Pinho, irmão do amigo Lourival Pinho e também cunhado do amigo Dr. Fernando Castro. O Dudu, juntamente com o engenheiro Manuel Carrion Bazam, este, engenheiro encarregado da obra, fizeram todo o serviço de solda dessa ponte de ferro. Se a força da água, por ventura, pegar de jeito, vai derrubá-la, o que ,por sua vez, pode atingir a ponte de pedestres e, quem sabe, também atinja a ponte Sebastião Dantas. Roguemos que não seja aqui, um arauto do Apocalipse e que este risco, não se transforme numa baita tragédia. Oremos.

O Rio Acre, que não para de subir, amanheceu nesta quarta-feira (4) com novo nível histórico de 18,29m, às 6h, de acordo com a primeira medição divulgada pela Defesa Civil. O governo estadual anunciou que a captação e distribuição de água na capital do Acre terá que ser interrompido caso o manancial atinja a marca de 18,31m.

Nenhum comentário: