sábado, 4 de maio de 2013

Universidade e Jacó Piccoli preferem silenciar sobre concurso para professores

No dia 20 de abril este blog questionou a lisura do concurso para professores da Universidade Federal do Acre. O antropólogo Jacó Cesar Piccoli participa de duas bancas de avaliação, para as quais não tem qualificação: psicologia e comunicação social.

Como Piccoli pode integrar bancas de avaliação de áreas que não são a dele?

Nenhuma resposta da Ufac.

Após 25 dias, o jornalista Hermington Franco faz o mesmo questionamento na rede social Facebook, neste sábado:

- Alguém mais sabido que eu pode me explicar como o professor Jacó Piccoli pode avaliar provas do concurso de professor para a disciplina Rádio e Jornalismo na Ufac, sendo ele formado em filosofia, com mestrado em linguística e doutorado em ciências sociais? E outra avaliadora da mesma cadeira é pedagoga com mestrado em Educação... No aguardo, atenciosamente...

A Ufac vai mesmo silenciar?

Confesso não ter boa lembrança de Jacó Piccoli. Em meados dos 1980, fui um dos organizadores de um festival de música na praia do antigo seringal Amapá, na margem direita do Rio Acre. Quando tentamos organizar a segunda edição do festival, fomos avisados que estávamos impedidos porque a área se tornara propriedade de Jacó Piccoli. O professor era o então presidente da Fundação Cultural do Acre e comprara a área no nome dele. E a área acabou sendo comprada pela Fundação Cultural.

Em tempo: quando soubemos que Piccoli havia comprado a área, Antonio Alves e eu fomos falar com o presidente da Fundação Cultural. Piccoli mandou a secretária nos dizer que só conversaria via ofício. Toinho pegou uma caneta e uma folha de papel em branco e escreveu em menos de três minutos o tal ofício. Bateu na porta do gabinete e quando o presidente abriu, Toinho o agarrou pelo colarinho e o suspendeu. Ao soltá-lo, simulou dois tapinhas no rosto da autoridade. Fomos parar no gabinete do então governador Nabor Júnior. É o resumo da ópera.

5 comentários:

Roberto Feres disse...

Creio que, por regra, todas as bancas da Ufac tem um membro Pedagogo.

Keth disse...

Nem responderam sobre essa situação, nem sobre o concurso pra reaproveitamento de vagas, divulgado em seu blog a denuncia quanto o uso de celulares durante a prova, questionei o Reitor no facebook, mas ate hoje não vi nenhum esclarecimento a respeito. Lamentável.

Luiz Matos disse...

Toda banca deve ter um(a) pedagogo(a), por isso uma professora com mestrado em Educação.

Quanto a prova para vagas residuais do curso de direito, eis a nota:
http://www.ufac.br/portal/news/nota-de-esclarecimento-anulacao-da-prova-escrita-do-curso-de-direito

Keilah Diniz disse...

A ópera não terminou aí. Prosseguiu em 81, baseado nesses fatos reais, o show "Olhos", no Cine Acre, no qual uma das músicas principais do repertório, denominada "Olho Vivo", fez sucesso com seu refrão: ...Jericó có có có có...

feeling disse...

Histórias da UFAC, quem fez Ciencias Sociais na UFAC tem muitas.. mas o comentario sobre a musica do Show Olhos daquela epoca foi a cereja engraçada do bolo de hoje..valeu a lembrança!!! "..Jericó có có có có..."