terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PREFEITO MARCUS ALEXANDRE

Discurso de posse lido pelo prefeito de Rio Branco (AC), Marcus Alexandre (PT)


"Senhoras e Senhores,

Famílias de Rio Branco,

Boa Noite,

Há mais de treze anos atrás, um jovem sonhador, sem dinheiro no bolso, e com o objetivo de ajudar os pais, chegava aqui neste aeroporto.

Lembro-me como se fosse hoje. O único dinheiro que tinha ficou no excesso de bagagem lá em São Paulo, pois nunca havia andado de avião na vida. Mas essa bagagem tão pesada vinha também carregada de esperança e disposição para trabalhar.

Neste momento tão importante, me recordo das dificuldades que vivi para chegar até aqui. Da infância pobre e muito feliz que tive, das brincadeiras de criança, do desafio que foi cursar a faculdade e ficar longe da família desde os 17 anos de idade.

Esta terra generosa, que me deu toda a acolhida e oportunidade, hoje me confia seus destinos. Com gratidão no coração buscarei honrar cada morador da nossa cidade e continuar sendo motivo de orgulho para a minha família.

Treze anos depois, é com humildade e “pé no chão”, como foi a nossa campanha, que recebo a faixa de prefeito.

Eleições

Passamos por uma das eleições mais disputadas da história.

Quem mais ganhou com os dois turnos foi a população, que pode conhecer melhor os candidatos e suas propostas. Sofremos muito com as mentiras, mas vencemos com a verdade.

Para chegar até aqui caminhamos 110 bairros, andando mais de 700 km.

Agradeço o apoio da Frente Popular, de nossa militância e em especial de vocês, que me receberam em suas casas, nos comércios, nas praças, na rua, em todo canto da cidade, com sol e com chuva.

As eleições se encerraram, é hora de trabalhar. Eu e o Márcio Batista vamos governar para toda a população. Independente de cor partidária.

Gestão

Faremos um governo “pé no chão”, trabalhando sempre pelas pessoas mais carentes, pelos bairros mais humildes, buscando chegar aonde não chegamos.

Ainda temos bairros sem praças, sem espaços de lazer. Enquanto houver rua sem pavimentação e saneamento não iremos descansar.

Para tanto, contaremos com a imprescindível parceria do Governador Tião Viana, da Presidenta Dilma e buscaremos apoio de toda a bancada de Deputados e Senadores.


Podemos sonhar com novas conquistas porque estamos recebendo a prefeitura sem dívidas, organizada, saneada, como dizemos: com a casa arrumada.

Posso me considerar um privilegiado, quando olhamos para a dura realidade das prefeituras do nosso país.   

Parabenizo o prefeito Angelim pela excelente administração, é sem dúvida o melhor gestor que Rio Branco já teve. Sei da enorme responsabilidade de sucedê-lo e o farei com muita dedicação, valorizando os avanços que tivemos.

Nossa gestão será pautada nos valores da ética, da moral, do respeito e na austeridade na aplicação dos recursos públicos.

Preservaremos sempre os princípios mais importantes da vida e a fé em Deus.

Em todas as nossas ações estarão presentes medidas que assegurem a sustentabilidade. Não somos a favor do crescimento a qualquer custo. O meio ambiente deve ser respeitado. E para isso peço ajuda de todos.

Não haverá espaço para a corrupção. Daremos atenção aos órgãos de controle interno e externo, respeitando e valorizando sua atuação.

Vamos priorizar as ações básicas, papel principal do prefeito. Saúde, com o fortalecimento dos Centros de Saúde e das URAPs e educação, com as creches e as escolas de tempo integral, serão nossas prioridades.

Daremos atenção especial ao nosso trânsito e ao transporte coletivo, buscando soluções criativas e intervenções nos corredores urbanos que ainda precisam de investimentos.

Iremos concluir a modernização da frota de ônibus e construir terminais de integração nos bairros.   

Os esportes amadores e seus praticantes terão na Secretaria de Esporte, que criaremos, total apoio.

Os Direitos Humanos e as políticas afirmativas das mulheres, juventude e igualdade racial contarão com uma secretaria específica. 

O futuro dos servidores do município, nossa equipe principal, estará resguardado com a criação do Instituto de Previdência – RBPrev.

Vamos aproximar a prefeitura ainda mais da população, com a Secretaria de Articulação Comunitária, mantendo um diálogo permanente e ampliando a participação dos moradores na gestão municipal.

E os produtores rurais contarão com o apoio da prefeitura com a criação do Depto. de Ramais na Emurb. Ação que se soma aos esforços da Secretaria Municipal de Agricultura e do Governo do Estado na área rural. 

Em toda ação da prefeitura teremos um olhar especial e cuidadoso para as nossas crianças. Que de coração abraçaram nossa campanha e a quem devo muito. Elas se encantaram com o “Chame, chame!”  Agora é hora de retribuir, trabalhando por elas e cuidando do seu futuro.

Mas somente as boas intenções não bastam. Precisamos de resultados. Nossa equipe será a todo tempo avaliada pelo cumprimento do Plano de Governo.

Adotamos como símbolo da nossa gestão a Ponte Metálica (JK). Prestigiando uma história de superação, pois foi necessário vencer todas as dificuldades da época para construí-la, e representa, muito bem, a união da cidade, que pelo rio Acre se divide em dois distritos.

Câmara de Vereadores
Parabenizo os vereadores empossados hoje. Desejo muito sucesso à nova mesa diretora na condução dos trabalhos na Câmara. 

Espero que os interesses públicos estejam acima dos individuais, para que possamos trabalhar de maneira conjunta pelo bem comum, pelas pessoas mais carentes da nossa cidade.
 

Final
Por fim, desejo a todas as famílias da nossa querida cidade um feliz 2013. Um ano novo de paz, alegria e realizações.

Fiquem certos de que não medirei esforços para melhorar nossa cidade, pois disposição e vontade de trabalhar tenho de sobra.

Buscarei honrar cada um de vocês e, com sabedoria, exercerei a função que me confiaram, junto do vice que muito me orgulha, o professor Márcio Batista.

À minha família, desde já peço a compreensão pelas ausências, pois temos uma cidade inteira para cuidar. O dever me chama!!

Agradeço o apoio incondicional que vocês sempre me deram, obrigado meu pai, minha mãe, avó Tetê, meu irmão e minha esposa Gicélia.

Amo muito vocês.

Agora é hora de trabalhar. E já amanhã, bem cedo, junto do Governador Tião Viana lançaremos a Ação de Inverno e o Plano de Combate a Dengue.

Vamos ao trabalho! Estaremos com você no dia a dia!

Deixo para reflexão um pequeno texto de Chaplin, que diz assim:

A vida me ensinou...

A lutar contra as injustiças;

Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.

A ser forte quando os que amo estão com problemas;

Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho;

Ouvir a todos que só precisam desabafar;

Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor;

A alegrar a quem precisa;

A pedir perdão;

A sonhar acordado;

A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);

A aproveitar cada instante de felicidade;

A não temer o futuro;

Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente,

como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

Que Deus nos abençoe. Muito obrigado!"

Um comentário:

Francisco Cândido Dias disse...

Pô esse cara parece muito com o Mr. Bean,lol.