terça-feira, 29 de janeiro de 2013

INVENTÁRIO HÉLIO MELO

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dá início ao inventário das obras do artista Hélio Melo existentes no Acre 


Artista acreano, pintor, escritor, compositor, músico. Um dos principais representantes das raízes e das identidades culturais do Acre.

- Hélio Melo pode ser definido como um multiartista, que através de sua obra revelou aspectos peculiares da cultura do homem da Amazônia brasileira - afirma o superintendente do Iphan no Acre, Deyvesson Gusmão.

O artista inspirou-se em seu próprio cotidiano: a rotina da floresta, das estradas de seringa, do contato com a fauna e com a flora amazônicas, com as lendas do Curupira, da Mãe da Mata, do Mapinguari. Posteriormente, na tristeza de acompanhar a mudança da paisagem do Acre, causada pela transformação da floresta em pasto para a pecuária extensiva, ocorrida a partir da década de 1970.

O isolamento da vida na floresta não foi impedimento para prosseguir com sua produção artística. Aprendeu a tocar as primeiras notas em sua rabeca, fez uso da rica vegetação presente na Amazônia para improvisar tintas naturais e esboçou seus primeiros escritos.

Da floresta, e com a floresta, nasceu um dos maiores artistas acreanos. Seus escritos, suas telas e seus desenhos expressam o compromisso social com sua região e com sua gente.


Não se tem a dimensão exata da diversidade e volume de sua obra, principalmente quando se trata das pinturas e desenhos. Muitas delas estão espalhadas pelo Acre e por outras partes do Brasil, em coleções públicas ou particulares.

Como colaborar

Inicialmente, o inventário será executado apenas no Estado do Acre. Mas a contribuição de proprietários de obras que estejam em outros Estados também está sendo registrada, para o caso de ações futuras de identificação.

Até o momento, foram mapeadas coleções institucionais e algumas particulares. Assim, os proprietários de obras de Hélio Melo, tanto no Estado do Acre quanto em outros Estados, que queiram colaborar com o estudo, podem fazê-lo enviando e-mail para o endereço iphan-ac@iphan.gov.br.

O inventário é uma ação que busca mapear as obras e as referências culturais do artista, como instrumento inicial de proteção. Esta ação faz parte do projeto “Economia da Cultura” da Rede Acreana de Cultura, que é realizado por instituições que trabalham diretamente ou que tem em suas atividades interface com ações e políticas culturais.

É com base na relevância da obra do artista para o patrimônio cultural acreano, que o Iphan propôs e coordena esta ação com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores especializados no campo da Restauração e Conservação de Bens Móveis e Integrados. O resultado final do trabalho deve ser divulgado em uma publicação contendo as fotografias e informações sobre as obras inventariadas.

Nenhum comentário: