quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CHICO POP


A foto é do século passado, entre os anos 84 e 85. Toinho Alves e eu decidimos levar algumas de nossas poesias para a principal praça de Rio Branco.

Conseguimos painéis de compensado (algo caríssimo à época) doados pelo comércio local. Numa tarde de domingo, com tintas e pincéis, começamos o trabalho.

O cara que aparece na foto é o saudoso amigo Chico Pop, que escreveu durante anos a coluna "A cidade se diverte", no jornal O Rio Branco.

Chico Pop às vezes se excedia em algumas coisas, entrava em crise, ia para a redação, amaldiçoava a todos e chorava inconsolável.

A coluna dele era recheada de notas sobre livros, discos, teatro etc. Artistas e intelectuais disputavam uma notinha. A coluna era ilustrada pela imagem de Carlitos, a partir de um clichê.

E escrevi aquilo: "Enquanto a cidade se diverte e Carlitos desponta seu riso no clichê, Chico Pop chora". Toinho Alves cuidou da letra de forma e da ilustração.

Quando o painel ficou pronto, desci a avenida Getúlio Vargas, cheguei na casa do Chico Pop e o convidei para apreciar a obra.

Pop ficou muito feliz, mas eu pedi que fizesse cara de triste. A foto (não lembro se foi tirada por mim ou pelo saudoso Jorge Nazaré) congelou o tempo.

- Esse pessoal não tem mesmo o que fazer - foi o melhor elogio que ouvimos de uma mulher ao avistar os painéis.


Esta nota é dedicada à Giselle Lucena, que tem pesquisado e está a escrever um livro sobre Chico Pop.

Um comentário:

Janu Schwab disse...

Giselle me deu a honra de ler o seu trabalho sobre o Chico Pop. É um apanhado mui bem escrito de um tempo em que não se falava em Jornalismo Cultural e - talvez por isso - se fazia muito mais por ele. É um livro para acreanos e "paulistas". Já posso dizer que a Giselle é prata da casa?