terça-feira, 20 de março de 2012

COICE NA DEMOCRACIA

Anibal Diniz a mando de Tião Viana


O senador Aníbal Diniz (PT-AC) apresentou nesta terça-feira (20), no Senado, Projeto de Decreto Legislativo para convocar um plebiscito no Acre, no Amazonas e no Pará com o objetivo de consultar os eleitores sobre a alteração do fuso horário feita pela Lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008.

- Apresentamos proposta para que possamos fazer uma consulta às populações do Acre, Amazonas e Pará em relação à questão do fuso horário que deve prevalecer nesses Estados - disse o senador.

O projeto prevê que o plebiscito deverá ser realizado em cada um dos três Estados juntamente com o primeiro turno das eleições de 2014 para deliberar sobre a seguinte questão: “Você é a favor da alteração do horário legal promovida no seu Estado pela Lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, diminuindo de duas para uma hora a diferença de fuso horário deste Estado em relação ao horário oficial de Brasília?”.

Segundo o senador, a proposta pretende convocar o plebiscito para que as populações dos três Estados envolvidos se manifestem sobre o tema e “para que o Congresso Nacional tome a melhor decisão sobre a alteração dos fusos horários adotados na Região Norte do país de acordo com a vontade da população".

Histórico

Na justificativa do projeto, o senador destacou que o Decreto nº 2.784, de 18 de junho de 1913, estabeleceu o fuso horário brasileiro.

Em 2008, a Lei nº 11.662, proposta pelo então senador Tião Viana, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Lula em 24 de abril, modificou esse decreto, diminuindo em uma hora a diferença do fuso horário entre os Estados do Acre, Amazonas e Pará em relação ao horário oficial de Brasília.

Em seguida, pelo Decreto Legislativo nº 900, de 2 de dezembro de 2009, foi convocada consulta popular entre os eleitores do Acre sobre essa alteração.

A consulta foi realizada no dia 31 de outubro de 2010 e 56,87% dos eleitores do Acre rejeitaram a alteração.

- Vale ressaltar que, embora os efeitos da Lei 11.662/2008 atingissem os Estados do Acre, Amazonas e Pará, a consulta popular ocorreu apenas no Estado do Acre - lembrou o senador.

Em decorrência disso, foi apresentado o Projeto de Lei do Senado nº 91, de 2011, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), que recuperava o fuso horário anterior do Estado do Acre, de duas horas em relação ao horário oficial de Brasília.

A proposta foi aprovada no Senado e na Câmara, mas vetada pela Presidência da República em 20 de dezembro de 2011. Em seguida, a presidente Dilma encaminhou ao Congresso o Projeto de Lei 3.078, de 2011, pelo qual restabelece o fuso de duas horas para os Estados do Acre e do Amazonas.

- É o momento de encerrar de vez essa polêmica. Temos a certeza de que com a realização dessa consulta popular iremos dirimir todas as dúvidas sobre o tema e escolher o caminho que melhor atenda às necessidades e os interesses do povo dos Estados envolvidos, encerrando, assim, esse tortuoso processo - afirmou Diniz, que era suplente do senador Tião Viana, atual governador do Acre.

Petecão reage

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) disse que o plebiscito deveria ter sido feito antes de o então senador Tião Viana mudar o horário do Acre.

- E não foi feito o plebiscito. Foi feito de forma autoritária, atropelando, e mudaram o nosso horário. O povo foi às urnas e disse que não aceita. Foi feito o referendo. Eu, sinceramente, me preocupo muito com a sua proposta. Eu sei que o senhor deve estar cheio de boas intenções, mas eu não teria coragem de apresentar uma proposta desta no Estado do Acre, porque vai causar uma revolta muito grande na população - afirmou Petecão.

30 comentários:

Altemar disse...

Não!!! De novo nãaaaaaaaaaao!!!

eliomar m. disse...

Eu näo sei de que barriga saiu esse sendador de Merd...,. Pois ele e o governador Sebastiäo Viana estäo brincando com à paciência do eleitor acreano, e isso tem que se dár um basta neste assunto pois os pilantras da frente popular e seu bando de deputados puxa saco, precisam ser defenestrados da politia do ACRE. E isso é revoltante nos fazer de bestas bando de politicos imorais.

ALTINO MACHADO disse...

Eliomar e suas promessas não cumpridas?

Jairon disse...

AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DEVEM SER PLEBICITÁRIAS: DEVEMOS CONTINUAR ACEITANDO OU NÃO OS DESMANDOS DOS IRMÃOS VIANAS E SEUS CAPACHOS?

Altemar disse...

Será q foi por essas q o serra ganhou aqui?

Unknown disse...

Indignado com a atitude despótica de Tião Viana, Jorge Viana e seu capacho Anibal Diniz em relação ao fuso horário do Acre.

Agora querem propor nova consulta à população. O que isso parece é que realmente acreditam que se pode manobrar o horário até conseguir o que querem. Fazem troça com a decisão soberana do povo acreano em um referendo que custou R$ 1 milhão de reais à União e que vai completar 2 anos de sua realização, sem que a decisão fosse colocada em vigor.

Representam o interesse da Rede Amazônica (globo), dos comerciantes, e não o da população que saiu de suas casas e votou contra o projeto de lei de Tião Viana.

Não aceitar tal derrota e ainda querer impor uma reviravolta no tapetão é coisa típica de ditadores da pior estirpe, de gente sem escrúpulos, escroques políticos. O que se passa é um estelionato eleitoral, um violento atentado ao direito do acreano em ter seu horário, aprovado em referendo, de volta.

E de agora em diante a coisa se torna algo de vida ou morte, de guerra mesmo, tamanho absurdo que se presta a fazer o capataz Diniz, a mando do seu patrão Viana. O povo não merece tamanho desrespeito.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

A arrogância é tanta que um senador, não eleito, se vê em condições de propor uma estupidez dessas e afrontar o povo acreano que já decidiu e teve sua decisão "roubada" por essa gente. Acho que a humilhação pela qual o povo acreano está passando, merece uma maior atenção por parte das autoridades.
O escárnio contra o povo deve ser entendido como quebra de decoro, porque não há maior falta de decoro que ridicularizar o eleitorado. Prova cabal de que esse senhor não merece ocupar o cargo que ocupa e, verdadeiramente, não representa o povo do Acre.

Lindomar Padilha

XBOX LIVE Acre disse...

Gente, de novo o famigerado horário... Façamos o seguinte... "Nas eleições de Outubro vamos votar nas PUT*S, porque votar nos filhos não esta adiantando!!!"

elson disse...

Vão gostar de queimar dinheiro público assim lá em Brasília!!!

elson disse...

Vão gostar de queimar dinheiro público assim, lá em Brasília!!!

Enzo Mercurio disse...

Isso é politica ? Acho que o PT no Acre nao está sabendo fazer politica ; pois está indo contra o povo.Depois não pode reclamar do resultado das eleições.
Acho que devem ler um pouco de MAQUIAVEL.
Politica é remar junto com o povo , fora isso é ditadura.

Julio Cesar disse...

Altino,

O Joseph Goebbels do Acre, apelidado pelo seu neo amigo Narciso Mendes de Anibal Boca de Lobo, um sem votos, paraquedista, deveria respeitar a vontade popular, espero que esse bolha seja candidato a senador em 2014 pra mim ter o prazer de votar contra essa coisa.

Vlaydisson disse...

Querem aproveitar a impaciência do povo, pois sabem que boa parte dos que votaram no 77 (não) votariam o contrário se fosse hoje para evitar essas confusões. Isso não é justoooooo!!

Beneditino disse...

A questão básica é a levantada pelo senador Petecão: Se não houve consulta popular para adiantar o horário em 1 hora, qual o motivo de mais uma consulta para se retornar ao horário antigo? Se é assim, façamos o seguinte: voltemos ao horário antigo e em 2014 façamos uma consulta para saber se o povo (eu disse povo) quer adiantar o relógio em uma hora e viver eternamente num "horário de verão". Os coronéis vão perder feio.

Victor Mattos disse...

Do ponto de vista legal uma consulta popular envolvendo os três estados afetados (Pará, Acre e Amazonas) é indispensável. Um pebliscito (que é diferente de um referendo) é a ÚNICA SOLUÇÃO viável para a resolução do impasse. Qualquer outra coisa é mera baboseira eleitoral.

sergio souto disse...

É LAMENTÁVEL TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO
COM ESSES DESTRUIDORES DE SONHOS, ENGESSADORES DE PROJETOS, CONGELADORES DE ALMA E OUTRAS TANTAS PIRATARIAS...
QUEREM GANHAR O JOGO NO GRITO!

SUBESTIMAM A NOSSA INTELIGÊNCIA E SE DER MOLE PISAM NO NOSSO SACO...E AÍ? VAMOS DEIXAR? RSRSRS

A HORA É ESSA E O ANO É ESSE!! ESTOU DENTRO!!!

Albuquerque disse...

Político imoral, subserviente, incompetente, pau mandado. Como pode uma coisa dessa nos representar. Que vergonha.

Unknown disse...

Verdade caro Amigo Sérgio, lamentável... Melhor palavra não poderia haver,
Lamentável saber que estes que se dizem representantes do povo, não aceitam a vontade desse povo!
Lamentável é saber que somos vistos como marionetes e fontes de votos...
Lamentável saber que são estes que constituem nossa leis. Lamentável...
Mas também o que se poderia esperar de um pais onde alguns de seus parlamentares são palhaços, jogadores de futebol e pugilista?
Risos, Chutes e Socos... rsrs não esquenta não ano que vem tem carnaval e a gente esquece.. tudo, rsrsr

sergio souto disse...

Apesar De Você
Chico Buarque
Amanhã vai ser outro dia

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Esse samba no escuro

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
De "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai se dar mal, etc e tal
La, laiá, la laiá, la laiá

sergio souto disse...

Apesar De Você
Chico Buarque
Amanhã vai ser outro dia

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Esse samba no escuro

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
De "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai se dar mal, etc e tal
La, laiá, la laiá, la laiá

sergio souto disse...

ESSA É PRA DOER MAIS QUE UMA CRUZADA DO POPÓ!!
ESTOU COM MUITA SAUDADE DA DEMOCRACIA...

Edson Sidou disse...

Já fomos alvos de tanto desrespeito que esse projeto dispensa comentários. Mesmo por que esse assunto já foi decidido em plebiscito e está fora de qualquer projeto. Agora só resta às autoridades honrar a decisão do povo e reparar as feridas causadas à democracia brasileira para não dar a impressão de que estamos envolvidos em outro regime político.
Edson do Vale Sidou

Beneditino disse...

Altino,

No domingo você postou que Aníbal Diniz era um suplente que dera certo como senador. Mantem a opinião? Quem dá coice na democracia não pode dar certo nunca.

ALTINO MACHADO disse...

Deixa de ser chato, Beneditino. Como suplente Anibal deu certo, sim. Ele se tornou senador a partir da suplência, sem ter obtido votos. Foi nesse sentido. Entendeu? Portanto, mantenho a minha opinião. Preocupe-se com fatos mais relevantes.

ALTINO MACHADO disse...

Deixa de ser chato, Beneditino. Como suplente Anibal deu certo, sim. Ele se tornou senador a partir da suplência, sem ter obtido votos. Foi nesse sentido. Entendeu? Portanto, mantenho a minha opinião. Preocupe-se com fatos mais relevantes.

Elliton Damasceno Batista disse...

Esse pessoal tá achando que o povo do Acre é como mulher de malandro. só vive na péia. ISSO TEM QUE ACABAR!!!

ley disse...

anibal vc é um fanfarão!pede pra sair! ameba! você é uma vergonha pra nosso povo, é a escória da escória, pq não passa de um "ninguem" que quer agradar ao pseudo e momentâneo "senhor feudal" que te "chocou" onde estas agora, este lugar não te pertence "sem causa", pois é isso que você é, um substituto barato do cara de morcego que levou o repúdio do povo acreano na eleição passada e você e essa quadrilha que esta por cima no momento levarão nas próximas viu, por causa de descarados que nem vocês, minha filiação com o PT foi rompida e não só a minha, dêem uma olhada na lista de ex-filiados e saberão do que falo, cambada de ditadores de "porcelana", pois aparentam beleza, delicadeza e brilho diante das cameras, mais nos bastidores fazem escárnios da opinião pública e ficam tripudiando da população no palanque da assembléia, pensando que ainda estão diante de uma massa ignara e inebriada por suas belas conjecturas que não passam de um monte de asneiras descabidas, e que se quer merecem o lixo, fica aqui meu apoio ao parlamentar gladson, senador sergio e a todos que estão fazendo frente a este lixo de ditadura que estão tentando impor em nosso estado, e não interessa se esta discussão esta virando politicagem, pois isso é politica mesmo, o que interessa é que tem gente se opondo a essa vergonhosa falta de respeito com o meu povo.

Ary Marques disse...

Ary Marques.

Já que o Nobre senador Aníbal Diniz e o PT não querem aceitar o resultado do REFERENDO vamos nos mobilizar. Vamos mandar uma mensagem a todos os Senadores e Deputados, acessem http://www.senado.gov.br e http://www.camara.gov.br e diga a eles que o povo do acre não concorda com o PDS 77/2012 (Projeto de Decreto Legislativo) do Senador Aníbal e peçam a todos que aprovem com urgência o PL 3078/2011(Projeto de Lei que a Dilma mandou para o Congresso arrependida de ter vetado o nosso horário) que vai restabelecer definitivamente o nosso horário.
Vamos nos mobilizar!
Não vamos deixar a Ditadura prevalecer sobre a Democracia! Acorda povo do Acre!

Ary Marques disse...

Vamos calar a boca dessa DITADURA...
Já que o Nobre senador Aníbal Diniz e o PT não querem aceitar o resultado do REFERENDO vamos nos mobilizar. Vamos mandar uma mensagem a todos os Senadores e Deputados, acessem http://www.senado.gov.br e http://www.camara.gov.br e diga a eles que o povo do acre não concorda com o PDS 77/2012 (Projeto de Decreto Legislativo) do Senador Aníbal e peçam a todos que aprovem com urgência o PL 3078/2011(Projeto de Lei que a Dilma mandou para o Congresso arrependida de ter vetado o nosso horário) que vai restabelecer definitivamente o nosso horário.

Vamos nos mobilizar! Não vamos deixar a Ditadura prevalecer sobre a Democracia! Acorda povo do Acre!

sergio souto disse...

ESSA É A HORA DA NOSSA GENTE HUMILDE,MORENA E DO PÉ RACHADO
MOSTRAR SUA GRAÇA, SUA TERNURA, FORÇA, GARRA E PENSAR QUE TUDO É POSSIVEL...CHEGA DE OPRESSÃO!!
QUEM MANDA NO ACRE SOMOS NÓS!!

LIBERDADE É O QUERIDO TESOURO!!