sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EUCLIDES DA CUNHA

O primeiro brasileiro a ler a Amazônia


O olhar que o escritor Euclides da Cunha dispensou ao Nordeste em sua obra mais marcante - Os Sertões - ele também dedicou à Amazônia. A expedição do autor à região que hoje é o Acre é uma parte ainda pouco explorada de sua biografia e se transformou em tema do livro Euclides da Cunha - Expedição ao Acre, lançado pelo desembargador Arquilau de Castro Melo.

Arquilau Melo reconstrói a expedição liderada pelo escritor em 1904. São cinco capítulos nos quais ele aborda aspectos históricos e traça um perfil de Euclides da Cunha. Um dos episódios importantes é a Guerra do Purus, o embate entre brasileiros e peruanos na região.

Estão reunidos, ainda, extratos do diário de viagem produzido por Euclides da Cunha, assim como do relatório oficial da Comissão Mista Brasileira-Peruana de Reconhecimento do Alto Purus.

Uma noite de autógrafos pelo lançamento da obra de Arquilau Melo acontece nesta sexta-feira (16). O evento, aberto ao público, acontecerá no Palácio da Justiça - Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre, em Rio Branco, com início às 19 horas.

Um comentário:

Enzo Mercurio disse...

Gostaria muito de comprar esse livro , alguem pode me passar o o contato do autor.
Ou onde comprar esse livro em Rio Branco.
Estou em Campinas SP , por isso preciso apenas do contato.