sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PENSÃO VITALÍCIA DE EX-GOVERNADORES

Marcela Rocha

O Supremo Tribunal Federal, segundo o ministro Marco Aurélio Mello, já tem jurisprudência para considerar inconstitucional a aposentadoria vitalícia concedida a ex-governadores. Caso a Corte seja acionada pela Ordem dos Advogados do Brasil, como pretende fazer a entidade, o STF deve usar como precedente o caso Zeca do PT (MS), que ficou à frente do governo do Estado entre os anos de 1999 a 2006.

"Há uma jurisprudência no STF, concluindo pela inconstitucionalidade. Então, a tendência, caso a Ordem ajuíze ações diretas contra as leis estaduais, é que a Corte confirme essa jurisprudência", afirma o ministro do Supremo Marco Aurélio Mello.

Em 2007, a OAB propôs - e obteve no STF - a cassação da pensão do ex-governador do Mato Grosso do Sul José Orcírio dos Santos, conhecido como Zeca do PT. Ou seja, conforme atesta Marco Aurélio, "há precedente". À época, 10 dos 11 ministros julgaram inconstitucional a regalia criada pelo então governador. 

Leia mais na Terra Magazine.

Um comentário:

lzomatos disse...

A Folha de São Paulo publicou na última sexta-feira uma matéria sobre o assunto. O interessante é que o governo do Acre não se pronunciou sobre o fato de pagar ou não a dita pensão. Pelo visto, a mamata está com os dias contados (ou não).

Link:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/863835-estados-gastam-r-30-mi-com-pensoes-a-ex-governadores-e-viuvas.shtml