quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MED-APROVA

Pré-vestibular gratuito para alunos carentes

Com o propósito de contribuir para o estudo de alunos carentes e ajudá-los a ingressar nos concorridos cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac), acadêmicos do curso de medicina promovem a partir desta segunda-feira (16) a segunda edição do Curso Pré-Vestibular MedAprova.

A idéia do projeto nasceu numa das aulas da cientista política Letícia Mamed, professora de metodologia científica do curso. Os alunos se entusiasmaram, amadureceram a idéia e decidiram por se engajar numa iniciativa de grande perspectiva social.

Os alunos Antônio Camargo Martins, Breno Matos Delfino, Felipe Renê Alves de Oliveira e Thasciany Moraes Pereira são responsáveis pela execução do projeto de extensão e atuam como professores no pré-vestibular.

As aulas são preparadas pelos próprios acadêmicos, com supervisão dos coordenadores Wagner Pinto e Letícia Mamed, do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade.

Os alunos se dedicam a elaborar aulas com foco no aprendizado dos conteúdos cobrados no vestibular da UFAC, por meio da prática de exercícios.

A consciência social dos alunos de medicina, assim como o compromisso deles em compartilhar conhecimento e experiência é inédita e um exemplo a ser seguido por todos os membros da Ufac.

Os responsáveis pelo projeto seguem tentando sensibilizar diversos segmentos do poder público e da iniciativa privada para apoiar a iniciativa. Buscam garantir mais condições para a atividade.

Atualmente, os organizadores esperam aumentar o número de vagas oferecidas e investir na aquisição de material didático para qualificação das aulas.

Inscrição e participação

O Curso Pré-Vestibular MedArpova oferece aulas de biologia, física, química, matemática e redação para alunos do terceiro ano da rede pública de ensino do Estado. As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, no período noturno, no bloco de Medicina da UFAC.

Em 2009, o MedAprova aprovou 15 alunos na primeira e 8 na segunda fase do vestibular da UFAC. Os demais foram aprovados em outras instituições de ensino superior do Estado.

Os interessados em participar da turma deste ano podem se inscrever até o dia 14 de agosto. Basta enviar um e-mail para med_aprova@yahoo.com.br, com as seguintes informações: nome completo, nome da escola, curso almejado da Universidade e telefone para contato.

No próximo domingo (15) será realizada uma seleção dos interessados. Após aprovação, irão compor a turma de 50 alunos do MedAprova 2010.

A prova consistirá na resolução de 40 questões objetivas referentes aos conteúdos de biologia, física, química e matemática.

A prova terá início às 14 horas, no próprio bloco de Medicina. Já as aulas do curso pré-vestibular iniciam na segunda-feira (16).


A experiência do MedAprova será apresentada no 48º Congresso Brasileiro de Educação Médica:

" ... Os acadêmicos de medicina aprenderam a esclarecer os assuntos mais complexos de forma simples para os alunos, como se espera que um médico faça com seus pacientes. Escutaram as aflições de jovens com medo de seu futuro e partilharam suas experiências. Obtiveram assim seu primeiro contato com a realidade educacional da população carente. Foi vivenciado na prática a necessidade de se formar um médico mais humano, para entender, esclarecer não um ponto em especifico, mas o individuo como um todo..."

3 comentários:

Alan Cordeiro disse...

Ideia excelente.
No ano de 2008 a escola José Ribamar Batista fez um projeto parecido junto com o curso aprovação no qual que participei, os resultados foram bem positivos.

Andarilho disse...

Bom dia Altino,

Excelente iniciativa desses alunos e professores do curso de medicina participantes do projeto.
Espero que essa atenção voltada a comunidade não se perca após a formação dos academicos de medicina e posterior atuação diante da população.
PARABÉNS PELA INICIATIVA!!!
Deus continue mantendo-os assim.

Janu Schwab disse...

Essa galera merece um prêmio pela iniciativa. Em terra de muito gogó, quem muito faz é rei. Parabéns, turma!