quinta-feira, 15 de abril de 2010

DESAPARECE CORPO DE ÍNDIO ISOLADO

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) pediu ao superintendente da Polícia Federal no Acre, José Carlos Chalmers Calazane, informações sobre o desfecho de um inquérito que apurava o assassinato de um indígena em situação de isolamento, ocorrido há 10 anos, no igarapé D’ouro, no Alto Rio Tarauacá.

Um grupo de trabalhadores invadiu uma área ocupada por indígenas ainda sem contato com a sociedade nacional para retirar madeira para Auton Dourado de Farias, que era vereador no município de Jordão.

Os trabalhadores foram surpreendidos pela presença de três índios isolados e, por reação, um dos indígenas foi assassinado. Acionada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), a PF se deslocou até o local e comprovou que o indígena havia sido morto por arma de fogo.

O corpo do índio isolado foi encaminhado para Rio Branco e instaurado inquérito no qual aparecia como suspeito José Lourenço da Silva, o Trubada.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Um comentário:

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

Devo dar os parabéns neste dia 19 aos índios que resistiram. Alguns parcialmente e, estão comemorando em Mâncio Lima. O que comemoram, não sei. Talvez a única coisa a comemorar seja mesmo o fato de ainda estarem vivos, mesmo que parcialmente. Dizia uma velha tia minha que viver parcialmente chega a ser pior que morrer totalmente.

Neste dia do índio quem tem mesmo o que comemorar é o governo (os governos) que consegue se manter vendendo a velha idéia de que apoia e concede favores aos índios. Ninguém mais fala de conquistas indígenas, só de benefícios concedidos pelo governo. Parabéns ao governo e à turma que passa fome e fica pedindo em Rio Branco e Sena Madureira, por exemplo, pedimos um pouco mais de paciência. Afinal, não dá para resolver o problema deles e fazer festa em Mâncio Lima ao mesmo tempo. Temos que obedecer a órdem das prioridades.

Lindomar Padilha