quinta-feira, 4 de março de 2010

É O ACRE


Idealizado pela juíza acreana Maria Cezarinete Angelim, o Juizado de Trânsito surgiu no país como uma das mais inovadoras unidades do Poder Judiciário do Acre.

Foi implantado para atendimento imediato aos envolvidos em acidentes de trânsito, no local da ocorrência, tendo sua competência delimitada à conciliação, instrução e julgamento de litígios decorrentes desses acidentes.

O atendimento imediato do Juizado de Trânsito propicia às partes envolvidas o ressarcimento dos danos materiais de forma rápida, eficaz e segura. Até mesmo a evasão de uma das partes envolvidas no acidente não impede a ação do Juizado.

Acontece que, embora de importância reconhecida pela sociedade, o Juizado de Trânsito declina por falta de apoio do Executivo e do próprio Judiciário.

Há cinco anos, existiam cinco unidades do Juizado em Rio Branco.
Hoje, apenas duas funcionam com precariedade, apesar do crescente número de carros e acidentes no caótico trânsito da cidade.

Ninguém consegue ser atendido em menos de uma hora e as demais cidades do Estado estão longe de contar com o serviço. Necessitei dele nesta semana e fique tocado pela dedicação e relatos de seus servidores.


Lamentável num Estado que gasta mais de R$ 2,5 milhões apenas no carnaval, onde algumas autoridades só se hospedam em hotéis de luxo por conta do erário.

Não será por falta de verba pública que o Juizado de Trânsito deixará de existir.

3 comentários:

Acreucho disse...

Acho que o relaxamento no Juizado de Trânsito se deve ao fato de muitas vezes ao chegar nos locais de acidentes os funcionários ouvirem logo: "sabe com quem está falando; vou ligar pra fulano; meu pai vai ligar pra beltrano e outras cositas más"...

Andarilho disse...

Esse é o tipo de projeto que o governo não se interessa em manter. Acho que, devido a vários fatores desde fatos injustos, como o Acreucho relatou, e , ao meu ver, não traz muitos votos.
Mal sabem 'eles', que com frota de Rio Branco crescente ao mês, esse serviço será bem visto pela sociedade.
Imaginemos que de 5 unidades, só existe duas funcionando efetivamente. É o velho jeito de governar 'vamos fazer o básico, o povo nem nota'.
Pior que notamos e colocamos a boca no trombone.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde.
Estava passeando pela net até que cheguei aqui. Posso ficar ?
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
Saudações Florestais !