sexta-feira, 13 de novembro de 2009

UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA NO ACRE

Ana Caida Dourado Verde

O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana. E esta mostra que a questão da violência é fruto da soma de inúmeros e complexos fatores de caráter histórico, cultural, social, econômico e psicológico.

A solução o problema também deve resultar de um complexo programa de caráter sócio-político-econômico, que tenha como objetivo reestruturar as bases da sociedade contemporânea através de uma interação entre as políticas de segurança com as de educação, saúde, esporte-cultura e urbanização.

A criminalidade não é um problema único e exclusivo das polícias, pois o combate eficiente envolve a atuação conjunta de todos os setores da sociedade.

O Estado deve adotar programas que possibilitem a interação entre os membros de suas diversas secretarias e instituições, a fim de promover mudanças efetivas, pois a violência tornou-se um dos maiores problemas para a sociedade acreana.

Dentre as várias medidas que este programa de governo poderia apresentar, merece destaque a promoção da qualificação e da valorização dos agentes da segurança.

O caráter técnico-científico das carreiras de agente e escrivão de Polícia Civil é inquestionável e reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça e pelos mais renomados especialistas em segurança pública.

A necessidade da multidisciplinaridade na investigação policial é obvia e requer implementação urgente em nossa polícia judiciária (Polícia Civil) do nível superior para agentes e escrivães de polícia.

Atualmente, em 22 estados da federação já exigem nível superior para o ingresso na carreira de agente e escrivão de Polícia Civil.

A mudança tem contribuído não somente para a qualificação do quadro de funcionários, como também para a melhoria do atendimento ao cidadão, aumento da produtividade, eficiência na coleta de provas, elevação do índice de resolução de crimes, melhor efetividade no processo de modernização da Polícia e melhoria na execução dos projetos relativos a área da segurança pública.

É possível perceber que existe hoje uma forte tendência em se adotar o nível superior para a admissão nas polícias civis. Dos 27 membros da federação, 22 já adotaram o nível superior, três estão em fase de implantação ou negociação (Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco), e em apenas dois estados não se iniciou o debate a respeito do assunto, entre eles, o Acre.

Um movimento dentro da Polícia Civil do Acre tenta colocar em pauta essa discussão. Uma comissão formada por agentes e escrivães apresentou ao Secretário de Estado da Polícia Civil, Emylson Farias, uma proposta de adoção do nível superior.

Caso o governo do Estado adote a proposta, o Acre entrará em um novo patamar no que diz respeito ao enfrentamento da criminalidade, a exemplo de outros estados.

Uma resposta positiva por parte do governo trará mudanças importantes ao sistema de segurança pública. Se aprovada, será um pequeno, mas importante passo em direção de fazer o Acre o melhor lugar para se viver na Amazônia, algum dia.

Ana Caida Dourado Verde é agente da Polícia Civil do Acre e estudante de jornalismo.

9 comentários:

Unknown disse...

Comentário lúcido e bem abalizado da questão na Segurança do Acre. Tranquila, sútil, sem rancor e falando de dentro da instituição. Só não creio que o nível superior por si só, seja consição sine qua non para alcançar um nível mais alto nas abordagens à população, tendo em vista a abordagem de que fui alvo em Xapuri, hoje pela manhã. No entanto vou continmuar acreditando nas instituições, e esperar para ver o que acontece.

Evandro Ferreira disse...

Nivelar "por cima" o nível educacional da nossa polícia poderá resultar em algum tipo de melhoria na qualidade do serviço realizado na atualidade - disso não temos dúvidas.

Mas é bom que toda a sociedade fique atenta pois é quase certo que muitos servidores - se não a maioria - só focam a questão salarial.

E como salário na administração pública brasileira nunca pode ser diminuido em função da incompetência dos servidores...a sociedade acreana corre o risco de bancar aumento no gasto na folha de pessoal da polícia e ter resultados pífios em troca...

Vejam o que aconteceu com a Defensoria Pública: aumentaram o salário dos defensores e a qualidade do trabalho prestado não mudou em nada...o que a sociedade ganha com isso?

Além disso, é preciso que todos fiquem atentos contra um possível trem da alegria a ser tentado pelos atuais escrivões e agentes de nível médio - via algum parlamentar ávido por votos: É constitucional a probição da ascenção funcional sem concurso público aberto a todos, ou seja, quem é agente ou escrivção da polícia acreana e possui nível médio não pode esperar que o governo carimbe sua promoção para nível superior caso decida adotar nível superior na administração da polícia.

E nesse ponto os atuais agentes e escrivões irão fazer barulho, com toda a certeza.

Não podemos dar o braço a torcer e temos que ficar atentos em questões como essas...segurança é coisa séria.

Evandro Ferreira
Editor do Blog Ambiente Acreano

Unknown disse...

Excelente comentário, parabéns pela posição e postura ao comentar. Um exemplo para nossa polícia.

JCValle disse...

Em em dos blogs aqui do estado ví uma vez uma entrevista do Secretário de Polícia Civil, afirmando que "o policial deve ser um agente de transformação"... Acredito que o momento chegou! Algo de novo surge dentro da nossa instituição.
Conheço a proposta de nível superior e sou um dos entusiasmados! Sei que não é a solução para todos os problemas da instituição, mas, acredito ser um bom passo. Argumentos estamos dando, fatos nós apresentamos!
Parabéns Ana Caida! Gostei de seu ponto de vista.

Conheçam os argumentos e fatos no blog:
http://pcacresuperior.blogspot.com

Osmir disse...

Leio seu blog todos os dias Altino gosto da diversidade de assuntos que você aborda. Parabéns Caida pelo que escreveu, descreve bem o novo pensamento dentro da Polícia Civil. Nosso objetivo maior é prestar um bom serviço a comunidade e desejamos sinceramente que um dia o acre seja o melhor lugar para se viver na Amazônia.

Vingador disse...

Bem,
O que foi falado é importante só que enquanto não temos esse tipo de policia ideal, queremos apenas que a que temos vá à rua combater o crime com uma estrutura digna da policia e, principalmente sem medo de sofrer punições descabidas.

Unknown disse...

Elevar os cargos da Polícia Civil a nível superior deixa claro a melhoria e crescimento da instituição. O grande problema aí está na classe de delegados, eles sabem que com a elevação a nível superior a nossa próxima reivindicação é a questão salarial, acabar com essa disparidade entre os salários e a conseqüente amarra proporcional de vencimentos, dificultando assim o interesses deles, que conseguem aumentos absurdos com relação ao nosso. Apóio a causa e no que for preciso, tô na briga. Abraço a todos.

Sílvio Francisco Lima Margarido disse...

Que os níveis superiores não sejam uma arrogante pretensão de distanciar a Polícia da Sociedade. Pode parecer que o conhecimento seja uma solução para o que a Ana diz; Social, Cultural, Econômica. Não que o conhecimento e o senso comum sejam formas de ver e "resolver", mas que não seja um critério absoluto. Tudo a ver Ana.

DYON disse...

Ótima abordagem muito bem feita pela Ana, também sou a favor que a PC seja uma polícia com técnicos com ensino superior, haja vista, que o trablho da PC é um trabalho voltado a investigação e a resolução dos delitos. Vamos criar o CSI Rio Branco!!! kkk...