sábado, 14 de novembro de 2009

CAFÉ E HEPATITE C

João Bosco Guerreiro da Silva

Um artigo publicado esta semana no Hepatology, uma das revistas científicas mais importantes na área dos estudos do fígado relatou que tomar 3 ou mais xícaras de café por dia está relacionado a um menor risco de progressão em pacientes que tem hepatite C.


O artigo tem como autor principal o Dr. Neal Freedman do Instituto Nacional do Câncer de Maryland, nos Estados Unidos. Os autores seguiram, por quase 4 anos, 766 pacientes que tinham fibrose ou cirrose do fígado, relacionadas a Hepatite C, e que o tratamento padrão de interferon e ribavirina não tinha produzido resposta.

Desde o início da pesquisa, os pacientes que relatavam alto consumo de café já tinham menos esteatose (gordura no fígado), tinham mais albumina - a principal proteína sintetizada pelo órgão - e melhores parâmetros de uma série de exames de sangue, mostrando, segundo os autores, que essa proteção já vinha anteriormente.

A melhora aconteceu em 230 pacientes e não ocorreu em quem tomava chá preto ou chá verde. As limitações do estudo, segundo os próprios autores, incluem: a falta de generalização para populações saudáveis, o risco pelos dados terem sido auto-relatados e a falta de dados para café descafeinado (uma mania entre os americanos) e métodos de se fazer a bebida.

Leia mais no blog Reviver Saúde Holística.

Um comentário:

Altemar disse...

Bom dia Altino,
sei que nao faz parte do post mas sugiro, já que publicastes algo anteriormente sobre a Caetana, repercurtir esta notícia:
http://correio24horas.globo.com/blogs/marrom/