quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MARINA SILVA

Candidatura a presidência da República como estratégia pela economia verde



A senadora Marina Silva (PT-AC) desembarca nesta sexta-feita em Rio Branco, onde nasceu, tendo de cor uma lista de amigos e companheiros que serão ouvidos para tomar a decisão que considera a mais difícil da vida dela: abandonar 30 anos de militância petista, se filiar ao PV, participar da “refundação programática do partido” e se tornar candidata a presidente da República.

Após entrevistá-la, o Blog da Amazônia consultou Fábio Vaz de Lima, marido da senadora e um dos secretários mais influentes na gestão do governador do Acre Binho Marques (PT), para saber dele se Marina Silva está mesmo disposta ao desafio ou apenas vai surfar na onda de um convite que já mobiliza os verdes do mundo inteiro.

- Sou contra a saída dela do PT e já expus todas as minhas razões. Mas a maneira como tem se conduzido até aqui me dá a certeza de que a Marina já tomou uma decisão. É possível até que ofereçam para ela a presidência do PV. Sendo assim, vou acompanhá-la, pois sou capaz disso em quaisquer circunstâncias - afirmou Fábio Vaz de Lima.

Antes da entrevista, Marina Silva fez questão de ponderar que tem procurado “ser o máximo econômica possível” por conta do momento de uma decisão vital em sua trajetória, mas não economizou palavras para defender a necessidade de compromissos com a utopia na política:

- Eu me mobilizo pelo avivamento da utopia para a economia do século XXI. É esse trânsito que precisa ser feito e que não existe em lugar nenhum, precisa ser criado para algo diferente.

- Não estou fazendo cálculos. Se eu ficasse fazendo cálculo de tempo em programa eleitoral, jamais teria sido candidata. Você sabe que já fui candidata com um tempo de um minuto, que tinha que ser dividido com o Chico Mendes. Trinta segundos para ele e trinta segundos para mim. Tínhamos que nos apresentar ao vivo. Isso não tem nada pragmático. Prefiro continuar acreditando que o sonho remove montanhas. Foi isso que fizemos em 30 anos. Removemos algumas montanhas, mas não removemos outras porque não nos expusemos com a radicalidade necessária.

- Não vou me iludir achando que alguém que lida com temas considerados secundários ou de minorias, possa colocar em risco uma candidatura que tem todo o peso e respaldo que tem a candidatura da ministra Dilma. Eu estaria sendo pretensiosa se eu embarcasse nessa avaliação.

- Todas as pessoas que estão sabendo disso e que me conhecem, sabem que não se trata de um processo fácil. Mas a história se faz por homens e mulheres que se dispõem a transformá-la. Essa transformação não prescinde a contribuição do sujeito. Neste momento estou vivendo uma dupla situação: a do sujeito que precisa se colocar e, ao mesmo tempo, do agente que sabe que as mudanças não acontecem única e exclusivamente pela ação dos indivíduos.

A seguir, a entrevista de 23 minutos, por telefone, após uma palestra de Marina Silva num evento da CUT em São Paulo. Leia no Blog da Amazônia.

41 comentários:

Anônimo disse...

Que ótimo. Tomara mesmo. Assim, ela tira votos do PT e, sem dúvida nenhuma, o Serra ganha no 1º turno. Vai, Marina!

Edinei Muniz disse...

Já vi tudo. Marina vai mesmo deixar o PT. Vai ser uma candidatura linda. E pode até bater a Dilminha.

Anônimo disse...

A hora é agora Senadora Marina, da senhora sair do PT, pois os que dizem ser seus "companheiros" começando por Brasília, lhe humilharam e tentaram apagar seus ideais, a senhora sabe do que agente ta falando, pois quando era Ministra sofreu várias represálias por defender o meio ambiente e não os interesses dos grandes, agora a senhora tem uma grande chace de continuar lutando por eles seus ideias, indo para um partido que ver na senhora uma grande liderança na defesa do meio ambiente.

Anônimo disse...

Senhor Anônimo,

Ô avaliação idiota! Cuidado, "anônimo", você pode pegar a gripe equina, ou melhor, bestina, burrina, jumentina, etc.!!!
Hoje, a Marina é mais conhecida no Brasil do que o Serra. Já fizeram pesquisa, sua besta. O máximo que pode acontecer é um segundo turno com o apoio do próprio PT!

Valter

Acreucho disse...

Vou dizer aqui o que já disse no meu Blog. Acho que estão querendo usar Marina Silva e sua influência, que não é pouca. Quem serão esses "amigos" que ela vai consultar? Político não tem "amigos" tem "adversários", mesmo que eles mesmos pensem o contrário. Todo amigo é um adversário em potencial. Sinceramente sou da mesma opinião do anônimo acima, a Marina, se candidata vai tirar votos do PT e isso é bom para quem torce contra. A pergunta é: Valerá a pena para Marina, deixar o tranquilo cargo de Senadora que ela exerce e para o qual é reeleição certa para se aventurar numa candidatura quase impossível? Ela vai tripudiar em cima do PT, chamar Lula disso e daquilo, botar pra fora algum podre do governo? Se não estiver disposta a fazer essas coisas, a candidatura é inócua. Pra Marina ganhar, teria que ser uma campanha ao estilo Jorge Viana. Uma verdadeira luta de vale tudo.

Acreucho disse...

Aí é que está Anônimo das 12:36 a Marina teria que ganhar "sem o apoio do PT" pra não cair no mesmo poço de lama que é o governo Lula.

Unknown disse...

Senadora
Esse é o momento. Não tema!Estaremos com a senhora
Parece que os deuses ouviram nossos desejos. Vá para o PV. Lá está sua legítima bandeira.
A bandeira da sua luta e de um povo que sonha com alguém que representa nossos ideais.

VILA VERDE disse...

Anônimo,

Você se esqueceu de dizer que Marina se tornou conhecida até nos rincões mais distantes (sem falar nos outros recantos do mundo, que não votam mas têm influência) . Adeus, Serra! Adeus, Dilma (teimosia do Lula)! Vai nessa, Marina!

Anônimo disse...

Meu caro blogueiro,Altino Machado,a Senadora Marina Silva,é na esfera política brasileira um personagem que independe de qualquer partido político.Não é o PT que dá respaldo a Marina,ao contrário,é a Marina que dá cátedra de moralidade,probidade,seriedade ao PT e à vida política do nosso país.E foi essa envergadura moral,que fez com que a então Ministra do Meio Ambiente fosse tão hostilizada nas hostes petistas/governistas.Feliz do país que pode contar com pessoas como Marina Silva,pois a mesma é uma espécie em risco de extinção.Se o convite do PV será aceito,não sabemos,porém o mesmo serve para mostrar ao PT,que Marina é uma estrela de primeira grandeza,por isso,tem luz própria,não precisando de filho adotivo(PAC),como passaporte ou salvo conduto para postular uma candidatura à Presidência da República.Daqui da fronteira, envio-lhe votos de paz e luz,guerreiro das letras!

CELI

VILA VERDE disse...

Acreucho,

Com certeza ela não vai consultar você.

Carlos

Unknown disse...

Um represente político não representa um povo apenas para garantir eleições e continuar no cargo contrariando seus ideais. Está lá em nome de uma luta e da possibilidade de transformar
E avançar nas conquistas sociais e humanas.
Chega dos Sarneys da vida, dos Renan Calheiros, dos Joses Dirceus.
Não ouça opinião de ANONIMOS. Pois se acreditassem no que pensam assinariam embaixo.
Não dariam opinião no anonimato. Típica postura dos covardes e fisiologistas.
Senadora estamos com a senhora no PV.
Tenha certeza seu momento é esse! Se nosso estado lhe virar as costas , esteja certa que o resto do nosso país não o fará, estaremos junto à sua causa e por nossos ideais
, VÁ EM FRENTE
Marcharemos com a senhora. Nenhuma mulher em nosso país lhe virará às costas. Tenha certeza disso.
A Senhora representa a mudança moral e ética que sonhamos para nossos jovens, para nossos filhos.

Anônimo disse...

Bem,
Pelo que vejo o Acreucho deve pensar que a Senadora Marina é uma pessoa que por ter uma reeleição garantida, trocaria isso pela sua defesa do meio ambiente, se assim fosse ela teria trocado as licenças ambientais pelo seu cargo de Ministra.
Por outro lado acredito que ela seja da turma que topa qualquer sacrifício pela Ecologia, se for melhor para o meio ambiente ela permanecer Senadora ela permanecerá, mas se ela entender que sair candidata a Presidente colocará o meio Ambiente como programa de governo e mesmo no caso de não ser eleita, sua candidatura “forçará” os outros candidatos a criarem programas específicos para a área ecológica, se ela pensar por este lado com certeza será candidata.
E este fato vai levar o eco do trabalho dela e do sacrifício do Chico cada vez mas longe, cada vez mais forte...
“Ecoou pelo mundo a fora...”

Unknown disse...

Acreucho, parece que voce precisa rever os seus conceitos. Política não significa discursos de revanchismos e outros exemplos menos ético que vc deve estar acostumado.´Nós necessitamos justamente de alguem que personalize essa mudança, essa visão e a aceitação dessas atitudes
imorais e antidemocráticas que se instalaram na nação brasileira. Nao precisamos de políticos esquentando cadeiras no Congresso Nacional, necessitamos de representantes que promovam mudanças para o bem da nação brasileira.

Vingador disse...

Bem,
Eu conheci o Chico Mendes quando ainda era criança e morava em Xapuri, era um sujeito "buchudo",Baixinho que no entanto nunca fugia de uma boa briga por sua causa, causa que alias começou como uma luta por postos de trabalho dos seringueiros e acabou se transformando em uma luta que chamou a atenção do mundo para a Ecologia e defesa da Amazônia.
Assim como ele a Senadora Marina apesar da aparente fragilidade nunca fugiu de uma briga ou Luta pela causa ecológica e com certeza não fugirá agora, ela sabe o que o PT e o PSDB são capazes de fazer em troca do desenvolvimento a qualquer preço, sendo assim sua candidatura os colocará em uma situação onde eles procurarão traçar projetos e planos para um desenvolvimento sustentável não só na área econômica mas, sobretudo na área ambiental.
Vendo sua candidatura por esta ótica ela será sim candidata a presidente, apoio nunca lhe faltará, afinal temos milhares de ONG’s dispostas a levar seu bom nome a todos os recantos deste país.
E tem o lado bom que é ajudar o país a se livrar do Petismo...

Dulcivania Freitas disse...

Aceita, Marina!

Unknown disse...

Marina, ainda é uma expoente da honestidade, da ética e da verdadeira política construida por ideiais. Votaria em Dilma, mas o coração acriano, a luta pela ética faz eu dizer: Marina, estamos contigo hoje e sempre, nao por ser acriano, mas pelas lutas que temos que emfrentar para ter uma uma vida melhor, nem a Dilma e muito menos o Serra representa isso. Você é diferente da Heloisa, não és "porra louca". Tu tens um ideal. Conte comigoooo

Edinei Muniz disse...

Tragam a ficha do PV. Vou nessa com Marina.

Anônimo disse...

se o edinei muniz entrar nessa, estamos fritos, adeus ética,s eria tudo a mesma mesmisse militante, retrógada e interesseira.Tô fora!

Guido Cavalcante disse...

Espero que a Senadora entenda que aquele partido que todos nós admirávamos já não existe mais: o PT simplesmente foi varrido e triturado pelos escândalos, pela corrupção e pelo projeto pessoal de Lula. Eu tb acompanhei como jornalista a luta desde os tempos do ABC até a Caravana das Águas e a primeira presidência. Agora, simplesmente me cansei de esperar alguma coisa nobre saindo das pessoas que estão no Partido, capazes hoje de até justificar um caudilho com ambições ditatoriais como é o Chávez. O PT deixou de ser vanguarda e com certeza uma parte de sua trajetória vai ficar na lata de lixo da História, como tendo promovido um dos períodos mais vergonhosos que a Nação atravessou.

Anônimo disse...

O quarteto fantástico formado por Jorge Viana, Tião Viana, Binho Marques e Raimundo Angelim, na minha singela avaliação também deverão acompanhar a Marina e se filiarão no Partido Verde refundado. Os Vianas, quem comandam toda PTzada, já perceberam que não têm chances de crescimento fora do Acre. Veja o que Jorge ganhou com o Lula. Tentou ser Ministro várias vezes e nada. Tião tentou ser presidente do senando e foi preterido por Sarney. Como eles estão acima do PT, não custa nada mudar de sigla e continuar mandando no Acre. Vou aguardar de camarote as desculpas esfarrapadas dessa turma. O que acham diletos anônimos?

Anônimo disse...

Aceita Marina, pois vc é uma das exceções daquele congresso corrupto, é uma esperança que ainda resta para esse Brasil te tantas desigualdades sociais e de tanta corrupção.

Anônimo disse...

Binho agora pode ocupar a vaga de senador da Marina. Ficou mais fácil para ele.

Anônimo disse...

Marina vai ser o novo Obama. Vai pegar na veia. Ali�s, j� est� pegando. S� d� Marina. E ainda me aparece esse oposi�o de meia pataca dizendo que ela est� morta.

Vingador disse...

Bem,
Uma vez eu comentei um artigo da Senadora e alguém falou que eu era o único a fazer isso...
Acho que não sou o único...

Anônimo disse...

Apesar da figura da senadora ser de person non grata na região do Juruá,por obra das calúnias dos senhores César Messias e orleir que hoje são amiguinhos dos Vianas,sempre acreditei e continuo acreditando no seu exemplo de ética e idealismo.
A própria Marina em uma entrevista concedida aqui em Cruzeiro bem definiu o que é ser um idealista:
"Pessoas incompreendidas que só o tempo lhes fará justiça, tais quais Martin Luther King,Ghandi,Mandela(...)"
Entretanto nobre senadora o PT de seus sonhos não existe mais.Siga feliz então para o seu destino o PV e renove a esperança de quem acredita em ideais.
Só não esqueça de uma coisa:em hipótese alguma aceite a filiação dos que se dizem petistas aqui em Cruzeiro do Sul,pois eles só viraram petistas depois que o partido chegou ao poder.São todos frutas podres esperando um cesto para estragar as sadias.O PT de verdade nunca existiu aqui.Ele foi fundado pelos Vianas e hoje é dirigido pelos Messias Cameli.Livre o novo PV dessa praga.Ah ! pelo amor de Deus deixe o tal de Carioca no PT mesmo.Eles se merecem....

Roland Caio
Cruzeiro do Sul

Anônimo disse...

Maravilha! O Chico Mendes me confidenciou, em 88 que iria para o PV e até me convidou. Fico feliz,pois sou eleitora de Marina, mas já não voto no PT. Sucesso!

Anônimo disse...

Realmente concordo com muito do que foi dito, principalmente quando citam o fato da Marina ainda ser um ícone de honestidade. Porém, não se iludam, ela pode até ser conhecida e reconhecida mundialmente, mas no centro-sul do país, ela não terá chance, o desenvolvimento dessas regiões jamais permitirão que ela se eleja, uma vez que sua política é contrária ao desenvolvimento (vejam o que aconteceu com a alcool verde, maior empreendimento e que geraria vários empregos e oportunidades de crescimento aos pequenos agricultores). Já imaginaram, se com todo esse investimento que o PT fez tentado industrializar o estado, trazendo empresas, indústrias e mesmo assim o desemprego ainda é grande, pensem como seria se tivéssemos que viver de sementinhas ou seringueiras. Não sou contra a preservação ambiental, pelo contrário, até defendo, mas nesse ponto, a Marina é muito radical, precisava ser mais flexível para atender aos interesse do centro-sul do país e conseguisse os votos dessas regiões.

Sustentabilidade Insustentável disse...

Se um ex-operário de pernambuco chegou à presidência do Brasil, por que não chegaria uma ex-seringueira do Acre!? Marina demonstra trazer ainda aquele facho de luz da utopia que motiva a busca da transformação. Este trecho diz tudo: “a história se faz por homens e mulheres que se dispõem a transformá-la. Essa transformação não prescinde a contribuição do sujeito. Neste momento estou vivendo uma dupla situação: a do sujeito que precisa se colocar e, ao mesmo tempo, do agente que sabe que as mudanças não acontecem única e exclusivamente pela ação dos indivíduos.” Total consciência da necessidade de exposição: expor, posição, ação e ruptura (colocar-se) por parte do indivídou, mesmo inserindo-se num processo coletivo. Marina Silva, tu reanimas a "vontade do bem" quase adormecida neste mundo de barbárie. Muitos iremos contigo.

Laís Araújo disse...

Nasce uma nova esperança!

Vai flor Marina. a gente precisa de você!

Um beijo no coração!

E que a campanha começe, pois eu luterei por ti!

Acreucho disse...

Vila Verde, certamente a Senadora não vai "me" consultar, pois, nem a conheço e não tenho relação alguma com ela, embora a admire, por sua personalidade.

Anonimo da 1:23 eu não penso nada sobre a Senadora, só estou tentando dizer que ela poderá cair numa armadilha, deixar a cadeira no Senado, onde pode lutar pelos acreanos e pelo meio ambiente, pra satisfazer o ego de pessoas que desejam ascender ao poder.

Bia, voce é uma ingênua se pensa que se Marina aceitar ser candidata a presidente ela poderá fazer uma campanha na base do discurso ambientalista. O Lula e sua camarilha vão despejar tudo que puderem em cima dela, seus hoje "amigos e companheiros" de partido serão aqui no Acre seus maiores inimigos, porque seus planos de perpetuação no poder poderão estar indo por água à baixo. A campanha de Marina terá que ser uma guerra, um vale tudo. De outra maneira é perda de tempo.

Anonimo das 3,34: Pelo amor de Deus, não rogue este tipo de praga para cima dos brasileiros, Jorge, Tião, Binho e Angelim, Deus livre o PV deste povo, se a Marina se acompanhar dessas pessoas, será o Governo do continuismo o PV será apenas um braço do PT. A Marina precisa compreender que se ela aceitar, será oposição, será para fazer oposição ao modelo de governo que aí está e não pra coadunar com eles. Lula governa para as "elites" deste país, para empresários e especuladores e é isso que tem que acabar. Não há sequer um petista que mereça ter um cargo de quinto escalão no governo da Marina.
Esse povo pode ficar no PT mesmo e que sejam felizes. Se esse povo vier com a Marina, to fora!

Anônimo disse...

A Marina é uma mulher de Deus!!! Não vejo nome melhor para concorrer ao governo do estado.
Sei que boa parte do Brasil quer a marina na presidencia, mas eu gostaria de vê-la governando primeiro o nosso acre... chega de tanta hipocrisia!!!
A paz do Senhor Jesus Cristo esteja contigo marina!!

Abraços do Juruá

Unknown disse...

Agora entendo porque “Deus escreve certo por linhas tortas”
O PT manobrou tanto para enfraquecer a Senadora Marina,
Tramou tanto para desviá-la de seus projetos que acabou mostrando-nos
Que está com ela a POSSIBILIDADE da grande mudança
Creia Senadora Não desista!
Quem de nós acreditaria que um dia a América elegeria um negro
Para dirigir seus preconceitos e sua arrogância!
Mas o tempo nos mostrou que a luta contra o fim das diferenças,
Das exclusões, contra o preconceito não foi em vão!
A luta valeu à pena!
Senadora estou com Você no PV!

Anônimo disse...

Marina Silva, siga seu destino! O Brasil e o Mundo precisam de você. Deixe sua estrela brilhar mais ainda! Quem for seu amigo estará a seu favor. Vá a luta, senhora guerreira!!!!!!

Internacionalistas Mundo Afora disse...

Isso Marina,
Te candidata, divide os votos da Dilma, e ajuda a eleger o Serra.
Nunca ví ninguém se eleger sem alianças. Quero saber quais são os partidos sérios que existem no Brasil, com os quais a Senadora vai se aliar para conseguir vencer as eleições e caso saia vitoriosa, governar com seriedade.
As análises mais aprofundadas eu deixo aos cientistas políticos...

Anônimo disse...

Valter em qual pesquisa a Marina é mais conhecida que o Serra?
Quem conhece a Marina somos nós que sofremos com suas ideias e mais uma meia duzia de eco-xiitas... somente uma acidente muito grave para tirar a presidência do Serra. Cade essa tal pesquisa? Marina fique muito feliz se tiver 1% dos votos.

Anônimo disse...

Anonimo das 9:46

Não falei da Candidata Marina. Ressalto que eu não sou petista nem do PV, mas votarei nela com toda certeza. Eu falei da brasileira Marina. Hoje será mais aceita do que Serra e do que a Dilma. Não tenha dúvida.
Os números da candidata nós construiremos. Aliás já estão sendo construídos. Estive a trabalho no interior de Alagoas, Pernambuco e Ceará... Pude constatar, pessoalmente, o quanto Marina é conhecida, pois um dos assuntos de meu trabalho envolvia esse questionamento, inclusive quanto à população lá dos "pés de serra". Aqui em Minas também é assim.
Amigo, não questiono sua opção. O que deve nos preoocupar é que um Serra na Presidência do Brasil, querendo promover um desenvolvimento irracional e a todo custo, proporcionará uma aceleração para o fim de tudo. E os meus e os seus descendentes?

Valter

Anônimo disse...

Todos sabemos o quanto é poderoso este PT, pois todos os que em algum tempo se elegeram atravez do mosmo e que tentaram decolar com suas próprias asas, hoje vivem totalmente fora da mídia ou encaram no máximo um cargo de vereadora.
Cuidado Marina, pois o único que podera derrotar o famigerado PT é o nosso Cerra.
No senado continuaras sendo ouvida por todo o universo.
Tem alguem de olho na tua cadeira do senado

biaabbc disse...

Acreucho,imagino que deva ser um homem bastante vivido e bastante experiente ,sendo assim respeito sua opinião e até admito ser "ingenua" quanto minhas avaliações políticas, contudo ,prefiro ater-me aos meus sonhos que refletir sobre sua "desilusão"!
Não esqueça que as nossas convicções
são maiores que a certeza do "mundo"!

Luciana Capiberibe disse...

Primeiramente parabéns ao Altino pela entrevista, que reproduzi no meu blog. Acho que a Senadora Marina não pretende candidatar-se necessariamente "para ganhar", embora obviamente haja esse objetivo em qualquer candidatura. Pelo que ela disse na entrevista, ela quer dar ao eleitor a possibilidade de escolher por uma via alternativa de esquerda, que tenha preocupações com o meio ambiente, que de fato é uma preocupação da "minoria" como ela diz, mas que pode ser transformar em algo bem maior se for bem embalado pelo marketing eleitoral. É interessante uma candidatura assim dentro do cenário político atual em que o PT passou a ser um partido tão "incomum" como o presidente do Senado, José Sarney, embora ainda abrigue pessoas interessantes.

Altemar disse...

Deem uma olhada neste texto, particularmente concordo com autor, e sugiro que reflitam como ele.

http://dissolvendo-no-ar.blogspot.com/2009/08/carta-aberta-senadora-marina-silva.html

Unknown disse...

O fator Marina Silva

A ex-ministra do Meio Ambiente ganhou as graças da mídia. A tendência começou quando ela pediu demissão, e pode se transformar num fenômeno publicitário caso o PV consiga realmente seduzi-la para concorrer a presidente em 2010.
Dizem que ela surgiria como a novidade que o eleitorado procura, com biografia, perfil e plataforma de fácil apelo popular. Será? Para que Marina tenha qualquer chance real, seria necessário que compusesse uma chapa abrangente, com acúmulo de tempo na propaganda gratuita e alianças nacionais – além de afastar a concorrência da interminável Heloísa Helena. São muitas variáveis para uma disputa que já começa polarizada, da qual nomes de grande reconhecimento, como Ciro Gomes, preferem se abster.
Cabe lembrar que o PV possui quadros como Zequinha Sarney e outros de sua cepa. O partido é aliado de quase todos os governos demo-tucanos do país, principalmente em São Paulo, onde apóia tanto Gilberto Kassab quanto José Serra.
A invenção de Marina é puro ensaio, uma espécie de idílio, nascido na necessidade de inventar alguém para bater em Dilma Rousseff impunemente, facilitando uma vitória de Serra no primeiro turno. Faz parte de um esforço preliminar a ser empreendido pelo governador até o final do ano, através de viagens e pesquisas de opinião, buscando aferir suas reais possibilidades na disputa presidencial. E, pelo visto, elas são menos sólidas do que se imagina.