quarta-feira, 1 de abril de 2009

XADREZ POLÍTICO

Deu na Coluna Bom Dia, do diário A Tribuna:

"Uma fonte expressiva da Frente Popular do Acre, em análise particular, confidenciou à Coluna que, por ironia própria da política, a candidatura do senador Tião Viana à sucessão do governador Binho Marques pode depender, e muito, do deputado federal Flaviano Melo.

Explicação: se o plebiscito [referendo popular] proposto pelo peemedebista para consultar a população quanto à mudança do horário, ou seja, se continua como está ou volta o horário antigo, e este último vencer, Tião perderia muito politicamente, o que comprometeria sua postulação, obrigando a FPA a buscar alternativas.

Segundo ainda a mesma fonte, que costuma ser um observador privilegiado da política da taba, as principais lideranças, em conjunto com as bases da FPA, podem se deparar com a possibilidade de trabalhar a própria reeleição do governador Binho Marques, que também tem boa aprovação em todo o Estado.

Não se descarta ainda o surgimento de um movimento bastante representativo, diga-se de passagem, em torno do nome do ex-governador Jorge Viana, considerado até aqui a maior expressão política dos últimos anos. Seria o movimento “volta Jorge”, que tomaria fôlego não só nas bases partidárias, mas também no seio popular.

Conjecturas à parte, o certo é que, mesmo que tudo isso aconteça –e em política tudo pode acontecer– uma coisa, porém, fica bastante clara: o leque de alternativas que a Frente Popular do Acre construiu nos últimos dez anos demonstra que percorreu um caminho viável politicamente.

E olha que nem falamos ainda de uma opção que é quase consensual dentro da FPA: o nome da senadora Marina Silva, um ícone reconhecido nacional e internacionalmente. Outro ponto: a FPA ainda tem uma vaga no Senado para negociar e isso facilita suas articulações, pois a ideia é tirar a vaga do PMDB, hoje ocupada por Geraldinho."

4 comentários:

Acreucho disse...

Jorge Viana, não pretendia na realidade "voltar ao governo do Acre", mas, isso pode ser possível, pois, Tião Viana, ultimamente além de arrumar essa briga com Flaviano Melo, meteu-se em outras trapalhadas, que certamente serão usadas por seus oponentes.
Jorge Viana queria mesmo era ir para Brasília, como senador, ficar lá em cima, no alto do poder, onde poderia exercitar melhor seu excelente poder de manipulação.
Dificilmente Marina Silva aceitaria ser candidata ao governo, segundo se comenta ela não teria nem condições físicas, em vista da fragilidade de sua saúde. Binho diz que não quer mais, mas, ele é um soldado e faz o que lhe mandarem fazer (sempre). Mesmo assim, concordo que há muitas opções para a Frente Popular, as oposições ainda não estão em posição nem de arranhar de leve a casca desse "ovo" (podre) que é a Frente Popular.

Fátima Almeida disse...

O problema é que o governo atual mais parece uma representação do anterior, são os mesmos quadros que permanecem indefinidamente e vai ficando uma coisa muito enjoada, como nos tempos do PDS. Parece claro que Flaviano já fez acordo com o PT já que lançou Rodrigo Pinto que não tem a menor chance de chegar ao governo. A unica oposição segura é a de Bocalon, tanto é que a candidatura de Petecão mais pareceu um acordo para dividir os votos dos descontentes.Quanto ao fuso horário, eu nunca me conformei mas já verifiquei que os trabalhadores, de fato, estão contentes porque saem do emprego mais cedo. Fátima Almeida

Vingador disse...

Bem,
Não sou uma fonte expressiva da Frente, mais fiz um comentário no Post da entrevista do Flaviano falando justamente isso em relação ao Tião e o referendo.
Fiz um comentário no Post do Edvaldo Magalhães falando como a oposição se comporta diante de certos fatos políticos. Parece que agora alguém está acertando, em ao menos colocar os "cabeças" da frente um pouco na defensiva.

Antonio Alves disse...

Quero deixar bem claro, a quem interessar possa e para o devidos fins:
NÃO FUI EU!
____________________________________
(espaço para quem quer ou precisa assinar)