terça-feira, 10 de março de 2009

NINGUÉM MERECE





Rio Branco às 6 horas da manhã.

- Ninguém merece, pai - disse Iara ao se despedir rumo à faculdade.

Viva a TV Globo e o senador Tião Viana, autores da mudança do fuso horário.

29 comentários:

Unknown disse...

Altino,

Esse horário realmente é FOOOOODA, principalmente para quem mora em lugares distantes que tem que acordar muito cedo para pegar condução e sair na escuridão....agora ao Senador que com toda certeza do mundo não passa por isso é muito prático.

Anônimo disse...

Por falar nisso: Senandor Tião Viana e o referendo, quando será realizado? Informo que até hoje não consegui adaptar-me a esse ingrato horrível horário.

Anônimo disse...

Se o Tião for o próximo governador, o horário será igual ao de Brasilia.
Espere e paguem pra ver.

Anônimo disse...

Ainda essa história de horário ?E ainda tem doido pedindo referendo para voltar ao horário anterior? não seria mais fácil o trabalho começar as 08:00 horas,assim como a escola,universidade,etc ?Não existe nem uma lei dizendo que o dia tem que começar as 07:00 h,que o inicio do trabalho também, assim como o horario escolar.Em algumas regiões do país as aulas começam as 08:00 horas e por que não a nossa ?Só temos que cumprir a carga horária .Para que pedir para voltar tudo de novo,droga !já não basta a m... que foi feita ?pelo menos os programas inadequados para nossas crianças estão começando mais tarde,mesmo para quem tem parabólica.

Orlando Caio da Rocha
Cruzeiro do Sul Acre(ou quase)

Anônimo disse...

Em resposta ao comentário de Orlando Caio da Rocha, o horário é feito para dividir o dia e a noite e não para determiná-lo, por isso o o globo terrestre é dividido em fusos horários. Ou acha viável a adoçao de uma hora única mundial, hein? Aliás, por que 12:00 horas é meio-dia? Em Cruzeiro do Sul o Sol neste período do ano se põe por volta das 19:20/19:30 horas do horário do Tiao Viana, o que seria 18:20/18:30 do fuso horário no qual o estado do Acre está posicionado geograficamente. Qual é o horário mais correto? Não precisa ser gênio para descobrir, né? Programas inadequados? Isso é piada, né? Domingo a tarde só há programas inadequados na tv! E quanto a internet, o que fazer, também vamos mudar o horário?

. disse...

ano que vem tem eleiçao... todo mundo que critica pode fazer seu papel

VÍTOR FARIAS disse...

Quem mora em Cruzeiro do Sul sabe muito bem o que é acordar as 6 horas da "manhã". Manhã sem sol, sem claridade, um breu só! Estive lá no final do ano passado (sou de Rio Branco) e me assustei mais ainda, porque se achava que aqui era difícil, lá... me falta adjetivo.
Na semana da primeira de mudança, passei todos os dias com dor de cabeça, afinal de contas, começara a perder uma hora a cada dia que levantava da cama, visto que em 27 anos de vida sempre tive o mesmo horário registrado em meu relógio biológico. Mas, fazer o que? Eles mandam e nós obedecemos e, pra variar um pouco, nos calamos ou reclamamos apenas como velhas fofoqueiras a beira da janela que incomodam apenas as orelhas – que esquentam – das pessoas de quem falamos. Acostumemo-nos: vai continuar assim!

Anônimo disse...

Sem contar que em Cruzeiro do Sul se janta ainda com o sol quente. Fala sério !!!

Anônimo disse...

Para o Orlando Caio Rocha,

Orlando, imagino que você trabalha em algum lugar e tem um horário a cumprir. Se o teu chefe determinar que no lugar de entrar as 7 você inicie a jornada as 6 o que vai fazer com o horário de outras rotinas domésticas tuas, como por exemplo, levar o filho para a escola que só abre as 7h?

Já sei, você vai falar com o Diretor da Escola e explicar a tua situação e pedir para ele alterar o horário da escola...dai vai fazer o mesmo com o rapaz da padaria que só abre as 6h - onde vai comprar pão agora...e por ai vai com outras mudanças. Tudo para se adaptar às ordens do teu "chefe".

- O que os outros têm a ver com a tua rotina de vida que foi virada ponta cabeça por um capricho do teu chefe?

- Porque todo mundo tem que se adaptar ao teu novo horário de trabalho?

Amigo, é a mesma coisa que fizeram com o Acre e seu povo. Mudou o horário e depois foram mudando tudo, apenas para que as coisas se acomodassem. Mesmo a contra gosto.

Desculpe o que vou dizer Orlando, mas ao emitir sua opinião conformista fiquei com a nítida impressão de que você não serve para desempenhar papel de gente com idéias próprias...e sim de integrante de um rebanho que, sob ameaça, faz o que o dono quer.

Apesar de assinar como Orlando, fiquei pensando que talvez 'touro bandido' ou outro nome mais coerente com um desses quadrúpedes integrantes de rebanhos obedientes fosse mais adequado para você.

Anônimo disse...

Rídiculo é o horário que as coisas abrem no Acre. Magina... 7 horas na escola, 7 e 30 no trabalho... e por aí vaí. É ridículo termos de acordar tão cedo como se aqui ainda fosse um grande seringal... esse é o problema. A hora marcada para começar as coisas e não o fuso!

Anônimo disse...

Estou com o Orlando, e achei as idéias do anônimo um tanto quando sem graça, clichês, enfim... pau mandado! Mudar o horário de funcionamento dos estabelecimentos é uma necessidade antiga. Só um vínculo colonizado com os tempos que nossos avós madrugavam para tirar leite da seringueira justifica qualquer coisa começar 7 horas. O resto é detalhe.

Só mais uma coisa, é muito ruim alguém sem idéias originais, mas bem pior, mas bem pior mesmo é alguém sem idéias originais se achando original e criticando os outros... aff, é o cúmulo da mediocridade!!!!

Anônimo disse...

Para o anônimo que criticou o Orlando: Se a opinião dele é conformista, a sua é vazia. Parece um adolescente que acabou de ler um livro cheio de "teorias conspiratórias dos Governos para manipular o mundo" e agora fica mostrando todo seu conhecimento aos "ignorantes manipulados"

Anônimo disse...

Meus amigos "anônimos contra o horário" também mais conhecidos como os únicos seres pensantes e críticos do planeta.Aprendam com a natureza:por acaso perceberam que os galos continuam cantando no mesmo horário,assim como os passarinhos?.Pelo menos na minha acochegante cabana aqui em Cruzeiro do Sul,eles não estão "levantando mais cedo".E tem mais:só vão para os seus "poleiros" quando escurece.Que lição,não é ?
Os programas vespertinos de televisão nos domingos são iguais aos que passam tarde da noite ?isto sim é uma piada.Depois o conformado sou eu...

Assinado Touro Bandido Quadrúpede Conformado,mais conhecido como Orlando Caio
( a pedido )
P/S: se vcs acham que os touros são assim tão obedientes tentem montar em um !

Anônimo disse...

Por essa questão de ser anônimo Altino, é que nunca mais vou comentar qualquer coisa no teu blog, desculpa aí, continuo te admirando, mas essa de aguentar vários comentários do tipo desses aí. Tu sabes quem te escreve agora sob o manto execrável do anonimato. O Raimari lá em Xapuri não aceita isso. Se aceitas anônimo, entendo que assumes suas posições por eles, e que estás passível de ação na justiça. Cuidado. Ser acionado pelo o que falamos tudo bem, mas pelo que os outros dizem, é ruim hein?

Anônimo disse...

é só chegar outono/inverno começa essa discussao... é claro que 6 horas vai ser noite... no centro-oeste é noite, no sudeste é noite, no sul é de madrugada...

Daqui a seis meses chega a primavera ai ninguém fala mais nisso, quando 5 horas estiver claro (4 horas no horário antigo)

Anônimo disse...

Hudson.
Gostaria de deixar aqui minha insatisfação com alguns comentários de 'cavalo de charrete'. Como podem achar que esse horário é o ideal para nosso Acre? Baseados em que justificativas?
Aprendemos na escola primária, para aqueles que realmente estudaram, que o mundo é diferente, no caso em questão, geograficamente também. Para, definir e ajudar o ser humano sobre o dia e a noite em sua região foi criado o fuso horário. Sabem o que é iss?! São aquelas linhas que cortam o globo terrestre, que encontramos nas escolas, isso para quem estudou o primário e, talvez acesse a internet não só para viver de orkut´s da vida.
Cada 'linha' daquela representa um horário mais adequado para aquela região do globo.
Não somos atrasados por estamos a duas horas de diferenças da capital do país. Sendo assim, outras capitais estariam também nessa condição.
Lembro das listas que o senador pediu para distribuir nas faculdades e escolas com o discurso "Servirá para que o resto do país se adeque ao nosso horário". Comecei foi a rir nessa hora. Como alguém formado se presta a entregar nas salas de aulas algo com um discurso desses!?
O senador, apesar das viagens, deve está esquecido das crianças das escolas rurais, na maioria em condições precárias, que saiam de casa no meio da escuridão para estudar e no percusso para escola amanhecia o dia, chegavam a tempo do inicio das aulas. Muitos a pé outros de carroça.
Agora tudo mudou. Saem na escuridão da madrugada e chegam a escola na escuridão da madrugada. Não vou nem discutir o horário exto saída e chegada. Fico indignado é que esses alunos, guerreiros, estão sujeitos aos ataques de bichos no meio da escuridão, para ter um pouco de formação escolar.
Foi muito proveitoso mesmo essa mudança de horário.
Acho que deveriam mudar o horário do globo terrestre inteiro.

Anônimo disse...

Em resposta aos conformistas: por que vai continuar assim? Quem decide em última análise é o povo, e quem tem que decidir se vai continuar assim é o povo do Acre. Ao que parece as pessoas tem medo de dizer que o senador Tiao Viana estava errado, primeiro pela propria mudança e depois da FORMA como foi feita (imposta). O senador é um representante eleito, mas nao é um santo, um messias que veio resolver todos os problemas do Acre, muito menos o senhor do tempo e do Sol. É um homem de carne e osso como todos e que comete erros, como foi o caso da mudança do horário. O louvável seria reconhecer o erro. Nao há qualquer argumento que sustente a mudança de horário no Acre. Nao há qualquer benefício para a populaçao (a nao ser para a GLOBO). Ou será que o Acre nao esta preparado para a democracia? O que uma pessoa decide em nome do povo é sagrado?
O desenvolvimento econômico e social em nada tem a ver com o fuso horario, se assim fosse o estado da California nos Estados Unidos, o qual tem diferença de tres horas em relaçao à capital daquele país, nao teria uma das economias mais punjantes daquela federaçao.
Aliás, pelos argumentos daqueles favoráveis da mudança de horário TODAS as localidades deveriam ADIANTAR seus relógios em uma hora em relaçao ao fuso horário natural. Entao, ficaríamos na mesma.
O acesso a conteúdos improprios, como outro disse, nao se limita a televisao e nao é a populaçao do Acre que tem que se adaptar as redes de televisao e sim o contrario, meu caro.
Só mesmo no Brasil que os interesses de uma rede de televisao se sobrepoe aos dos cidadaos.

Anônimo disse...

O Tião Vianna afundou ainda mais o PT aqui em Cruzeiro. Tanta coisa pra fazer e foi preferir a Globo à nós.

Pelo menos de minha familia, perdeu uns "votão seguro".

Evandro Ferreira disse...

Ferraz,

Você diz que "é só chegar outono/inverno começa essa discussao... é claro que 6 horas vai ser noite... no centro-oeste é noite, no sudeste é noite, no sul é de madrugada..."

Acontece que no Acre 6 horas sempre foi dia e não noite...Quanto ao centro oeste, sudeste e sul ser noite/madrugada, é obvio: a latitude nessas regiões é bem maior do que aqui, na altura do equador. Especialmente no inverno, quando as noites são mais longas.

Você também diz que "Daqui a seis meses chega a primavera ai ninguém fala mais nisso". Você está equivocado!

Quando o nosso fuso mudou em junho a noite ia até quaswe 6:30!

E de lá para cá, os acreanos só tiveram a chance de ver a luz dia brilhar antes ou por volta das seis horas entre meados de novembro e meados de fevereiro. No mais, a escuridão predominou.

E vai ficar pior nos próximos 3 meses.

Fico feliz em ver que a mudança realmente não agradou e se houver votação é grande a chance de voltarmos ao nosso velho e bom horário!

Evandro

Anônimo disse...

Evandro, nao tem nada de latitude. Voce ja viu a longitude da regiao Sul???

Um exemplo:
Porto Alegre, 51º oeste
Foz do Iguaçu-PR, 54° oeste
Rio Branco, 67º oeste

Me diz quantos minutos da de diferença de Porto Alegre e Foz, para Rio Branco, transformando esses graus em minutos???

Porto Alegre - 1h e 4 minutos de diferença
Foz do Iguaçu - apenas 52 minutos de diferença

Agora me diz porque a diferença de Rio Branco pro Sul tem que ser 2 horas, se as coordenadas geográficas estão mostrando 1 hora ou até menos no caso do oeste da região???

Anônimo disse...

Ferraz, justamente pela LATITUDE. Em regioes mais proximas da linha do Equador nao há qualquer vantagem em adiantar o relogio em 1 hora, pois os dias e as noites tem praticamente a mesma duraçao durante todo o ano. Justamente por isso nao há horario de verao nas regioes Norte e Nordeste do Brasil. Digo mais, o consumo de energia aumenta nestas regioes quando se aumenta em 1 hora o relogio, como aconteceu no Acre (horario de verao permenente). Deve ter perdido algumas aulas de Geografia, meu caro. Ou o PT já retirou o tema fuso horário das aulas de Geografia das escolas do estado do Acre, para que a populaçao nao saiba o que se passa?

Pelo seu raciocínio Ferraz, Roraima deveria ter a mesma hora da Venezuela (que é de 30 minutos a menos), pois estao na mesma longitude. Sem falar na China onde somente há um horario em todos as localidades do país, entao há lugares em que o Sol nasce as 6 da manha e no oeste do país, as 9 horas da manha. Acho que esqueceram de avisar para o Sol que a China tem um só horario, né?

Alias, voce só comenta da longitude de Rio Branco que fica no leste do estado do Acre. E a longitude de Cruzeiro do Sul, no extremo oeste. Engano ou conveniencia? Não subestime a inteligência dos outros.

Evandro Ferreira disse...

Ferraz, a latitude e não “longitude“ é o mais importante para determinar a duração do dia e da noite. Por favor não confunda os leitores: quanto mais distantes do Equador, mais longas(os) noites e dias (dependendo da estação do ano), daí é normal ser noite nos lugares que você citou! Não sou eu que afirmo isso. Está nos livros de geografia.

Com relação ao seu cálculo (transformar graus em minutos) que parece convincente, contraponho apresentando as seguintes situações ‘concretas’ para que todos vejam como a eliminação do fuso horário acreano é um atentado ao bom senso e à geografia.

Veja abaixo um breve resumo da distância leste-oeste (portanto, longitudinal, medida nos graus que você transformou em minutos) e a quantidade de fusos em quatro países de dimensões continentais:

- Estados Unidos: 4.088 km de distância entre as cidades de São Francisco (oeste) e Philadelfia (leste). Número de fusos: 4

- Austrália: 3.634 km de distância entre as cidades de Perth (oeste) e Brisbane (leste). Número de fusos: 3

- Brasil: 4.176 km de distância entre as cidades de Cruzeiro do Sul (oeste) e João Pessoa (leste). Número de fusos: 2

- China: 4.413 km entre a fronteira do Tadjiquistão (oeste) e o Mar da China (leste). Número de fusos: 1.

A China é o mais extenso no sentido leste-oeste.

O que se pode concluir disso?

Eu vejo o seguinte: quanto menos democráticos e mais corruptos, menor a quantidade de fusos horários os países com dimensões continentais tendem a ter.

Vejam o exemplo da China. O pais, com extensão leste-oeste pelo menos 5% maior do que o Brasil, possui apenas um fuso horário. Em contraste, os Estados Unidos, com extensão leste-oeste cerca de 8% menor do que a China, possui 4 fusos horários.
Argumento econômico não se aplica

Os Estados Unidos possuem sistema bancário e rede de emissoras de televisão muito maiores e complexos do que qualquer outro país. O sistema bancário e as redes de TVs brasileiras são fichinhas perto deles. Mesmo com toda a complexidade e 4 fusos horários (!), eles são a maior potência econômica mundial.

E lá ninguém nunca vendeu a idéia de eliminar fusos horários para integrar melhor o país ou permitir que as emissoras de TV se beneficiassem, como aconteceu no Brasil com a "eliminação" do fuso horário acreano.

A existência de 4 fusos horários nos Estados Unidos joga por terra os argumentos dos defensores da mudança do fuso horário acreano, que afirmam que o Acre ficará mais integrado ao resto do país, dando a entender que a nossa situação econômica vai melhorar substancialmente. Falsa promessa.

Resumo: seus cálculos não parecem refletir a realidade geográfica e não se aplicam à nossa realidade e, muito menos a dos países continentais citados acima. Se assim fosse os EUA teriam apenas 2 fusos, o mesmo se aplicaria à Austrália.

Conclusão: as coordenadas geográficas + mais a posição do Acre em relação ao Equador + mais os horários de nascer e se por do sol mostram que o novo horário do Acre está errado e o velho era que estava certo.

Que volte o nosso velho fuso horário. Vai fazer bem a todos!

Anônimo disse...

A próxima medida tomada pelo chefe, e que já está em apreciação, é de que o umidade relativa do ar não poderá exceder 80%, com a mínima na casa dos 60%; e me parece que teremos uma outra Lei que irá regular a hora em que os galos devem começar a cartar cócóricóóóó...
Ah, tem uma outra que já passou pela comissão de Constituição e Justiça: as chuvas de outubro serão adiadas para dezembro, pra que a BR-364 continue trafegável por mais dois meses...

Anônimo disse...

Brasil: 4.176 km de distância entre as cidades de Cruzeiro do Sul (oeste) e João Pessoa (leste). Número de fusos: 2

Evandro, aí é que tá, o 3º fuso do Brasil era pra ser a regiao nordeste (exceto Piaui e Maranhão), nao o Acre...

Outra coisa, um fuso tem o tamanho médio de 1.667KM próximo da linha do Equador, o Brasil tem 4.176KM. Agora me responde quantos fusos cabem dentro desses 4.176KM???

Será que cabem 4 fusos igual nos EUA???
Nem 3.

Evandro Ferreira disse...

Ferraz,

Na verdade, o 1o. fuso do continente brasileiro era para englobar uma parte do nordeste que inclui pernanbuco, paraíba e rio grande do norte (o mesmo fuso de fernando de noronha). O 2o. parte do nordeste, todo o sudeste e sul + parte do centro-oeste, o 3o. fuso parte do centro-oeste e parte do norte, e, finalmente, o 4o. fuso que inclui o Acre e parte ocidental do Amazonas.

Quanto a caber 4 fusos nos EUA, te respondo informando que os EUA estão bem distantes do Equador (pela tua teoria, o tamanho médio do fuso deles é menor ainda...), e mesmo assim possuem quatro fusos em sua parte continental!?!?

Porque será que eles adotaram isso???

Conclusão: lá cabem não apenas 3, mas 4 fusos. E eles adotaram isso desde o início do século passado. Chegaram onde chegaram economicamente sem que os fusos representassem qualquer problema - mesmo depois do advento da TV, das transações online no sistema bancário e comercial, etc.

No caso do Brasil, a extinção do fuso acreano foi, como você sabe bem, um ato derivado da vontade pessoal do senador Tião Viana e da rede Globo. A população não foi consultada.

E você sabe de uma coisa: achei foi bom terem mudado o fuso horário como mudaram e que todos os problemas surgiram, causando caos na vida de muitos. Se a consulta popular tivesse sido feita antes, a mudança teria sido aprovada por tabela pois poucos estavam cientes dos problemas que ela traria.

Agora com a consulta acontecendo depois de tudo isso...sei não. O fantasma dessa mudança ainda vai caçar o seu autor.

Evandro

Evandro

Anônimo disse...

Evandro, a China com seu 1 fuso apenas, na metade deste século será a potência numero 1 do mundo... Enquanto a China cresce 10% ao ano, você está vendo os EUA em decadência. Alemanha, a potência europeia e 3ª do mundo, a China já passou.

Se a tua teoria for verdadeira, eu to achando que os EUA vao ter que criar mais uns 3 fusos, pra impedir que a China passe.

A imensa maioria da população da China está na metade leste do país, até devido questões naturais na metade oeste, como a cordilheira do Himalia, Planalto do Tibete e desertos. Ou seja, o fuso afeta uma minoria da população.

E o Brasil aos poucos vai ganhando espaço, passando de 10º para 8ª economia do mundo. Superando Canadá e Espanha.

Dimunuimos 1 fuso e passamos 2 países de uma só vez.

Anônimo disse...

Ferraz, voce esta de má-fe e/ou é mais um puxa-saco do Senador Tião Viana?

Anônimo disse...

Olha Anonimo, eu sugiro que voce dê uma olhada no meu comentario nesse post do link abaixo. Ai tira a duvida se eu sou puxa-saco do tião Viana, ou nao.
http://altino.blogspot.com/2009/02/contra-dengue.html#comments
Se o link nao funcionar procura um post com titulo CONTRA A DENGUE. 14/02/2009.

Outra coisa, o problema do Acre e voce é mais um.
É que, 50% da população sao contra o PT e acham que tudo que eles fazem é errado.
Outros 50% sao a favor do PT é acham que tudo que eles fazem é certo.

Eu nao devo a ninguém, e nem preciso de PT, nem de oposição, comento o que eu acho.

Dá próxima vez coloca se nome ai, ou voce é um pau mandado da oposição, ou está com medinho de perder emprego do estado?

Annie Manuela disse...

Foi a maior cretinisse q já fizeram, eu quero o nosso fuso d volta. E o referendo vai ter ou não?