sábado, 14 de março de 2009

ÁLCOOL DE MACAXEIRA NO JORDÃO



Do blog do senador Tião Viana:

"O projeto de implantação de uma usina para a produção de etanol a partir da mandioca, no município de Jordão, no interior do Acre, acaba de sair do papel. Fruto de parceria entre os gabinetes do senador Tião Viana e do deputado federal Fernando Melo, ambos do PT do Acre, o projeto vai ganhar contornos físicos no período de 25 de março a três de abril deste ano, quando será implantada no Distrito Federal, através da Embrapa Cerrado, uma unidade experimental de um invento privado batizado de USI – Usinas Sociais Inteligentes, o qual deverá ser implantado em Jordão, um dos municípios mais isolados do Acre e de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil - instrumento criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para aferir a qualidade de vida em localidades remotas ao redor do mundo".

24 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente uma boa notícia para Jordão.

Uma indústria sustentável, que utilize o conhecimento local do cultivo da mandioca, vai gerar renda e emprego limpo.

Parabéns ao senador Tião Viana e ao deputado Fernando Melo.

Quanto ao transporte do combustível produzido em Jordão, para dar de beber aos carros das grandes cidades, temos OITO meses de água alta no rio Tarauacá, que descerá até Tarauacá, seguindo para Manaus.

Nunca é bom esquecer que os grandes transportes do mundo são marítimos. Portanto, é viável essa indústria em Jordão.

Anônimo disse...

Altino,
Deixa ver se eu entendi: A usina de etanol " Sebastião Viana das Neves " que será implantada no Jordão ainda será apresentada, em teste, pela Embrapa no Distrito Federal? É isso mesmo?
Essa reportagem do Fantástico deixou nosso senador meio atordoado.
Luiz Calixto

Anônimo disse...

Pô que legal.
A usina do Tião vai funcionar primeiro que a usian do Jorge, a Alcool Verde.

Anônimo disse...

eita povo pra sonhar com a miséria dos outros chega de ilusão , o que o jordão precisa é de um choque de imvestimento e não de mentira e politicagem.

Anônimo disse...

O meu estimado deputado Móises foi autêntico quando disse que " finalmente uma boa notícia para o Jordão".
O significado desse "finalmente" quer dizer que há muito tempo que o Jordão não recebe notícias boas.E é verdade.
Aliás, o governo só veio a lembrar do Jordão depois que a Globo, finalmente divulgou as estatísticas que desmoralizaram o governo da enclusão social

Anônimo disse...

O assessor do senador está equivocado. O IDH não mede apenas a qualidade de vida de localidades remotas não. Aliás, equívoco parece ser a tônica não apenas do tal assessor, mas do próprio chefe dele. Se já não bastasse o absurdo da alteração do fuso horário, agora essa de uma usina no Jordão. Bom, acrescente-se a essa maluquice o comentário do deputado de que os rios naquela região são trafegáveis 8 meses por ano. Trafegáveis para que tipo de embarcação?!

Anônimo disse...

Senhor anônimo,

Eu aconselho você a não confundir experiência com metafísica. O rio Tarauacá, durante o longo inverno, suporta embarcações de grande porte e até balsa com rebocadores. Por que você não vai ver? Ou cala a boca?

Acho que você é daquele grupo que perdeu e está aí apenas para bagunçar. Divirta-se, mas deixe o povo de Jordão buscar o seu desenvolvimento!!!!!

Anônimo disse...

Só uma perguntinha: E esse álcool que vai ser produzido no Jordão, vai ser usado pra quê?
Lá tem carro a álcool?
Transportar para outro municipio vai ficar muito caro...

Anônimo disse...

Cala a boca, Acreucho, rssrs!

Você sabe que a maior parte do combustível do planeta é transportado por via fluvial. Não se mete nesse assunto...

Cala a boca, Magda!

Anônimo disse...

podia fazer óleo diesel de pepino, afinal chuchu nós não tem, mas pepino tá sobrando, não precisa nem percurar

Anônimo disse...

Lá no Jordão se fizessem umas boas casas de farinha já dava prá melhorar o IDH, assim como a farinha de Cruzeiro.Enquanto isso... vamos descascando a macaxeira, pois 2010 já se aproxima com uma velocidade estoteante!

Anônimo disse...

Então o isolamento do Jordão não é desculpa. Pura balela! Desde quando o Rio Tarauacá é trafegável oito meses. Quem não te conhece que te compre. O rio fica seco oito meses, somente trafegável com canoa pequena, quem está na canoa sofre de tanto rodar atrás de água nos bancos de areias. Jordão tem muitas praias bonitas, mas para tomar banho molhamos a sola do pé.

Anônimo disse...

Sr. Anônimo das 8:34. Para seu governo, deixa eu lhe informar que o questionamento que levanto - quanto à trafegabilidade dos rios daquela região durante 8 meses por ano para embarcações de grande porte - não é baseado em informações que li ou que ouvi dizer. O que me dá base para questionar é a vivência. Sou dessa região. Por isso, ninguém mais do que eu deseja o seu desenvolvimento, mas pela via correta, sem enganações, ilusões. Desarme a artilharia e aprenda a questionar. Assim, quem sabe, você ajudará a sua turma a por o Acre em desenvolvimento social, de fato.

Anônimo disse...

Outra coisa: estive recentemente em São Paulo e durante uma semana acompanhei notícias de que a população de um bairro questionava a prefeitura por esta ter decidido encher uma lagoa - que havia secado durante o carnaval, em razão de defeito na tubulação ou coisa assim - sem antes realizar a necessária limpeza do lodo. Questionaram, apresentaram teses contrárias... fizeram a prefeitura dialogar. Não acompanhei o desfecho. Mas, fiquei otimista com esse exercício de democracia. Aqui no Acre, INFELIZMENTE, qualquer crítica ou questionamento, é desqualificado como choro dos derrotados, inimigos do Acre etc etc. Meu desejo, diante dessa visão caolha e pequena, é de que os poucos que não desistem - Altino e Luiz Calixto, por exemplo - continuem formando opinião. Quem sabe, logo logo, nós anônimos vamos assumindo identidade e exercitando democracia.

Anônimo disse...

Anônimo, conta outra! Você não é daqui nunca. Quem vive aqui não tem esse linguajar.

Vocês é sim um contra a Frente Popular. Você é um eleitor da oposição. Você acabou de assumir isso.

Segundo, não misture o Altino com o Luiz Calixto, pois os dois têm DNA e objetivos diferentes.

Misture o Luiz Calixto com o Flaviano, o Bocalon, aí não tem problema.

Por último, quem é a favor da Frente Popular, não escreve com tanta raiva. Isso é coisa de oposição....

Aguardo o teu próximo comentário. Vamos lá!

1)

Anônimo disse...

Olha quanto preconceito, meu caro interlocutor anônimo. Quer dizer que quem é da região de Tarauacá e Jordão não pode falar bonito?! Se demonstrar criticidade não pode ser do PT?! As críticas do Altino tem DNA diferente das do Calixto?! E os roubos que o PT vem praticando, denunciados pelo seu companheiro Lhé, tem DNA diferente dos do MDA?! Não tenho medo algum do debate, acho que ele é necessário. Agora entre nós dois... sob o manto do anonimato?! Enfim...

. disse...

Se essa usina realmente fosse ser instalada seria muito bom de verdade, nao so para o Jordao mas para todo o Estado. Mas questiono algumas situaçoes.
1 - os equipamentos para a implantaçao e construçao da frabica como chegaram ao Jordao?
2 - qual tipo de macaxeira é a melhor utilizada para essa finalidade?
3 - qual a produçao da regiao ou do estado?
4 - essa produçao é suficiente?
5 - temos mao de obra qualificada para isso?
6 - Em caso negativo? vamos trazer gente de fora ou treinar nosso povo?
7 - depois de tudo produzido como ser escoada a produçao
8 - ja tem comprador pro produto?

Anônimo disse...

Estamos acompanhando um debate que leva nada a coisa nenhuma. Esses idiotas pensam que não tem gente séria que lê o blog do altino.
Uma página tão imortante como esse blog não deveria ser palco para DEBATE ENTRE ANÔNIMOS.
É muito fácil ser um valentão anônimo. Vá vê nehum frustado desses gastas um segundo do seu tempo organizando o povo pra lutar por seus direito e construir uma sociedade melhor.
São os revolucionários do teclado ou intelectualóides da grande rede.

Anônimo disse...

Altino, tão bagunçando o blog! Voce não devia aceitar comentário de anônimo. O cara já começa não tendo coragem...

GERA disse...

Pelo que sei no ACRE temos um pesquisador na área, que alias pesquisou em Sao paulo, ele e mais 6 colegas do Brasil. E ele nao pertence aos quadros da embrapa.

ARIEUDES VIEIRA ANGELIM disse...

AS FOTOS DO RIO COM O GARIMPO É A MAIOR FERIDA ABERTA QUE JÁ VÍ NA NATURESA. TEMOS QUE FAZER MUITA COISA PARA DAR UM FIM, NO DESMANDO

ARIEUDES VIEIRA ANGELIM disse...

FERIDAS NA NATURESA, FOI O QUE VI NA FOTO DO GARIMPO.

Unknown disse...

oque ejorgao

Unknown disse...

oi foi muito lindo oque eu li