quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

EM CAUSA PRÓPRIA

Evandro Ferreira

Servidores do executivo acreano, através da Associação Nacional dos Defensores Públicos, querem ter autonomia para propor diretamente ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, política remuneratória e os planos de carreira. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que essa prerrogativa é do Governador do Estado, a quem a Defensoria é subordinada

O procurador-geral da República no Acre, Antonio Fernando Souza, deu parecer contrário a várias reivindicações dos defensores públicos acreanos constantes na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 3873, ajuizada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos, que alegavam, entre outras, ser inconstitucional o envio ao legislativo estadual pelo Governador Binho Marques da Lei Complementar 157, que regulamenta a carreira de defensor público do Estado.

Ao interpor a ADI, a Associação Nacional dos Defensores Públicos tenta forçar o governo acreano a conceder completa autonomia funcional, administrativa e financeira para a sua Defensorias Pública. O executivo local tem resistido por razões meramente financeiras, visto que isso poderá resultar em grande aumento de despesas com a instituição, sem a garantia de melhoria na qualidade do serviço prestado pela mesma.

A Defensoria Pública é uma instituição mantida pelo executivo estadual para representar judicialmente pessoas que não podem constituir advogado particular. Possui advogados públicos atuando em praticamente todos os municípios do interior do Estado.

Leia mais no blog Ambiente Acreano.

Nenhum comentário: