quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SILVANO SANTIAGO

Repúdio do advogado e professor Silvano Santiago contra Florindo Poersch, presidente da OAB-AC:

"Caro Altino, saudações cruzeirenses!

Quero aproveitar o espaço de seu conceituado blog para registrar meu repúdio contra a alegação do colega Florindo Poersch, atual presidente da seccional da OAB no Acre, para quem os nossos bacharéis não estão obtendo sucesso no exame de ordem em decorrência da fraca qualidade de nosso ensino jurídico.

Florindo Poersch ocupa a presidência da OAB há dois anos e dois meses e durante todo esse período foram realizados em torno de seis exames. Desde então, talvez uns 120 bacharéis tenham obtido êxito nos exames, embora a maioria dos aprovados seja formada na Faao, Uninorte e Ufac, com o auxilio de alguns cursos preparatórios.

A OAB, que diz ter uma Comissao de Ensino Jurídico, em dois anos e dois meses jamais investigou a qualidade do ensino jurídico das faculdades locais. Sequer estabeleceu a Escola de Advocacia, onde se poderia fomentar melhor preparação para o exame, na realidade uma prova nos moldes das que são aplicadas em concurso para juiz federal.

Apesar disso, nossos bacharéis têm obtido, proporcionalmente, melhor desempenho que os de muitos outros estados da federação. Não comungo com o pensamento depreciativo revelado pelo residente da OAB-AC.

Na verdade Florindo Poersch parece disposto a firmar uma reserva de mercado, dificultando ao máximo o acesso aos quadros da OAB dos bacharéis em direito formados no Acre.

Acredito na competência e força do advogado acriano (nova grafia). Com maior empenho da OAB em participar efetivamente do desenvolvimento do ensino jurídico no Acre, em pouco tempo os índices serão elevados, mas aí surge outra preocupação.

No tempo da gestão de Aderbhal Maximiniano Corrêa, a aprovação na OAB do Acre era alta e reclamavam. Agora, a aprovação é baixa e se discrimina o bacharel acriano, que é chamando de preguiçoso e incompetente. Quem viu e ouviu a declaração de Florindo Poersch, outro entendimento não se deve ter.

Fica registrado aqui o meu repúdio e minha esperança de que dias melhores virão".

29 comentários:

Anônimo disse...

A propósito foi publicado nos grandes jornais de Rio Branco nota manifesto de Faculdade Particular contra declarações do Presidente da OAB do Acre que responsabiliza o ensino e não o exame. Só para lembrar não é de hoje que o problema vem ocorrendo na terra, logo quando assumiu o índice de reprovação foi enorme conforme outra nota publicada na época que mereceu críticas do Florindo chamando os estudantes de analfabetos por “escreverem” errado, uma barbaridade jamais vista e nunca cometida pelo representante anterior Dr. Adherbal. A OAB no andar da carruagem precisa mudar de caminho, antes que milhares de novos advogados virem uma espécie de indigentes sem rumo e sem emprego, não esperem nada dessa administração a não ser cassete no lombo e mais reprovação. Como admitir uma prova igual a de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, é querer reprovar mesmo, só quem esta iludido com o Direito gastando fortunas nessas Faculdades acredita numa mudança, apesar de elogiável a atitude da direção da FIRB em assumir a sua responsabilidade rebatendo mais uma besteira do dirigente da OAB.

Artigo publicado no Jornal página 20 do Acre. Alguns erros de português são notados mas o que valeu foi a repercussão em todo o estado contra a prova que reprovou a grande maioria dos bacharéis. Tenham uma boa leitura e repercutam em favor do nosso futuro.


Quase 100% de reprovação

Polícia Federal na porta, gente engravatada mal encarada na sala de aula, um cem número de recomendações (lido e relido o regulamento) da “famigerada” CESPE/UNB responsável pela elaboração da prova, foi diante dessa situação que duzentos concludentes do curso de Direito da UFAC, UNINORTE E FIRB/FAAO, realizaram no ultimo domingo o exame da OAB, o primeiro da seccional do Acre de forma unificada com mais quinze estados brasileiros.

Todos esses aparatos pasmem para garantir a segurança e a lisura do processo de seleção dos candidatos à primeira etapa do exame que duraram cinco horas no campus da Uninorte. Se isso já não bastasse, começou o martírio desses estudantes que estavam diante de cem questões consideradas difíceis de serem respondidas ou mesmo mal elaboradas. Exemplo: O agente que, na qualidade de servidor do INSS, obtém de forma indevida a concessão de benefício previdenciário junto ao INSS, em favor de terceiro, prática o crime de? A resposta segundo a CESPE é estelionato, mas existem controvérsias dos próprios doutrinadores em Direito Penal, podendo ser “peculato”. Isso é apenas um entre de dezenas que poderíamos transcorrer cansando a leitura do manifesto.

Então, respondida as questões é divulgado um dia depois o gabarito na Internet, é hora da conferência para saber quem passou nessa história toda, pois bem, para a felicidade da atual diretoria presidida pelo advogado Florindo Poersh, o índice de reprovação no Acre chega quase à 100%, o suficiente para deixar “frustrados” um grande número de futuros bacharéis em Direito que colocaram todas as suas fichas inclusive pagando caro pelos Cursos particulares e a própria taxa da OAB de 120 reais para ficarmos “chupando o dedo” como se fala no dito popular.

Agora por que o seu Florindo e cia. estão contentes? A resposta é clara: chamasse reserva de mercado, para eles que há anos trabalham na área não interessa agora uma concorrência inteligente dos futuros advogados que se formam em 2007, principalmente os da UNINORTE e da FIRB/FAAO, e ai entraram nessa “fria” de unificar o concurso com os outros estados para parecerem de bonito na foto para o conselho federal da OAB em Brasília. O interessante disso tudo, é que acusam o ex-presidente da entidade no estado, Adherbal Maximiniano, mas esquecem que todos vocês passaram pelo exame comandado por ele, são mais de duas mil carteiras espalhadas. Nada melhor então, e aqui vai um desafio, para que todos regularmente inscritos na OAB/ACRE passem novamente pelos testes para sabermos se tão ou não aptos para a advocacia forense, e que a prova seja também aplicada pela CESPE/UNB com o mesmo aparato do ultimo domingo, isso seria bem mais justo do que colocar estudantes com formação diferente de outros cursos no sul, sudeste e nordeste do país, em situação ridícula perante a sociedade acreana que imaginava uma melhor colocação no dito cujo!

Para finalizarmos, o chamado movimento unificado formado por estudantes das duas universidades particulares, claro a grande maioria de descontentes, não deseja em hipotese alguma justificar a reprovação em massa na primeira etapa do exame, como se fosse o “choro do surubim”, o queremos realmente é Justiça para todos, abaixo o autoritarismo da OAB, que se abra o mercado realmente com provas baseadas no ensino jurídico regional e quem for melhor (...)? Bom isso o povo é quem vai dizer daqui há três anos quando encerrar a atual gestão dessa diretoria, e um alerta: a continuar assim, o sonho de milhares de jovens acreanos que gostariam de seguir carreira em Direito pode, infelizmente, parar no fundo do lixo.

MANIFESTO DO MOVIMENTO UNIFICADO DE ESTUDANTES DA UNINORTE E FIRB/FAAO DESCONTENTE COM O RESULTADO DO EXAME DE ORDEM.
Maio 07, 2007
Anônimo disse...
O problema ocorrido no Acre demonstra que a OAB deveria ser uma entidade de defesa do estudante de direito, mas o que estamos vendo é um verdadeiro crime contra os interesses da maioria. Por que a Ordem não acaba logo com a prova que concerteza não mede a capacidade de ninguém, o mercado é quemvai dizer se o cara é bom ou não.
Maio 07, 2007

Anônimo disse...

Altino e Silvano... Concordo em gênero, número e grau. Nossas faculdades de Direito tem seus problemas, como qualquer outras de quaisquer Estado brasileiro, mas acredito na máxima de que quem faz a escola é o aluno. Caso contrário não teriamos tantas pessoas de renome, formadas em escolas públicas, dando show de sabedoria pelo Brasil e o mundo afora. Exemplo melhor disso é a nossa Senadora Marina Silva, que fez supletivo e é destaque no cenário internacional.

Maldito disse...

Dias melhores a todos nós,...

. disse...

Grande Aguia do Jurua

Abraços mestre

Anônimo disse...

PARABÉNS AO PROFESSOR SILVANO PELA CORAGEM DE DENUNCIAR ESSA VERGONHA NACIONAL QUE É O EXAME DA OAB. ANTIGAMENTE O RECÉM FORMADO SAIA DA FACULDADE E IA DIRETO TRABALHAR AGORA PASTA E SE HUMILHA, E AINDA TEM COLEGA ADVOGADO QUE AJUDA A PIORAR AS COISAS DIVIDINDO A CLASSE EM DUAS, A DOS BACHAREIS E A DOS ADVOGADOS, AGORA QUE DIFERENÇA TEM, NENHUMA, OS PROFISSIONAIS SE FORMARAM POR INSTITUIÇÕES DE TERCEIRO GRAU, ENTÃO DEIXEM DE PALHAÇADA E RESPEITEM OS ESTUDANTES, ACADEMICOS E FORMANDOS E FORMAD0S EM DIREITO. parabéns a FAAO que finalmente se colocou no debate não se acovardando como fez em outras ocasiões.

direitoshumanos.ac@gmail.com disse...

acho ki tem outras coisas de mais urgencia para OAB-AC se preocupar ... agora e claro que Florindo Poersch poderia ter sido mais diplomatico ... mais nem por isso o mundo vai si acabar... vamos continua tendo novos exames e novos advogados no acre seja la de qual faculdade for.

Anônimo disse...

Me formei pela FAAO e estou surpreso com a posição da Faculdade em defender os interesses dos futuros bacharéis. Os membros da OAB não só exageraram como cometeram injustiça. Esta instituição me preparou muito bem para o mercado, o problema é o exame que tem carater reprovativo, e ainda é INCONSTITUCIONAL. Logo logo o Congresso nAcional derruba aquilo que chamam lá fora de VERGONHA NACIONAL, é só perguntarem aos senadores da República.

Anônimo disse...

Como bom cruzeirense o professor Silvano sabe das peculiaridades regionais, e a sociedade acreana é toda solidária as suas palavras de indignação. O exame é cheio de pegadinhas, uma delas revelada ai em cima pelo manifesto dos estudantes. Quando não, mais parece aquelas provas dificílimas para Juiz e Procurador Federal, enfim, não mede conhecimento para a profissão de Advogado e não de Magistrado. As unidades de ensino não tem culpa como quis passar de forma errada o presidente da Oab.
Sucesso aos alunos que demonstram estarem atentos e não são capachos de ninguém, a democracia foi conquistada assim, de dentro das Faculdades, com muita luta, então com apoio institucional da reitoria da FIRB o movimento ganha força estudantil em todo o BRASIL, é só quererem se mobilizar.

Joana D'Arc disse...

JOANA D`ARC,Advogada e Ativista em Direitos Humanos... Caros Colegas Bacharéis em Direito,concludentes dos Cursos que lhes foram oferecidos,isto sim,CURSARAM o que foi oferecido,não importa se Público e/ou Privado,este não é o CERNE da questão,SEJAM MUITO BEM VINDOS À PRÁTICA FORENSE,vocês já demonstram CAPACIDADE JURÍDICA pois já ADVOGAM EM CAUSA PRÓPRIA,quem tem capacidade para se defender,DEFENDERÁ qualquer CIDADÃO seu futuro Cliente,LUTEM...Sem Recuar...Sem Cair...Sem Temer!

Anônimo disse...

Essa é só mais um do Pres. da OAB.
O que esperar de um cidadão que apoiou a sumula vinculante, editada pelo STF, que dispoe sobre o acesso dos advogados ao inqueritos que correm em sigilo, inqueritos esses que na grande maioria das vezes serve para apurar crimes de colarinho branco.
Todo o mundo juridico sabe que uma das formas basicas para invertigar esse tipo de gente, que rouba dinheiro publico, que era pra ser investido na educação, saude, transporte, melhorias de uma forma geral, é o sigilo nas investigações. É só olharmos os ultimos casos onde a Policia Federal prendeu varias pessoas acusadas de crimes do colarinho branco, que veremos que sem o sigilo nada adianta, o crime organizado precisa acabar, para o bem do Brasil, ai vem o Presidente da OAB-AC dizer que "parabeniza" o STF por ess feito.
Acho que isso mostra um pouco de inversão de valores: com quem o presidente da oab esta mais preocupado, com a população que paga 4 salarios por ano de impostos para ver depois esse dinheiro desviado ou com os clientes que podem pagar muito para os advogados que já são ricos ficarem mais ricos ainda? é uma boa pergunta.
E o estudo aqui no acre é fraco mesmo, estudo na uninorte, professores chegam atrasados nas aulas todo dia, a mensalidade custa 700 reais e a duração da aula é so de 2 horas e 50 minutos por dia, ou seja, quase nada, até as turmas de alfabetização, dos colegios publicos, tem mais hora aula que a gente.

Joana D'Arc disse...

JOANA D`ARC,Advogada e Ativista em Direitos Humanos,Cole gas Bacharéis,parabéns pela prática inicial da Advocacia pois,já iniciaram ADVOGANDO EM CAUSA PRÓPRIA,defendendo seus direitos da Instituição que tem o dever de defendê- los!Sejam BEM VINDOS À SOLIDÃO DA MILITÃNCIA ADVOCATÍCIA NO ACRE,sendo bons como os senhores estão demonstrando, logo se ESTABELECERÃO COMO EU ME ESTABELECI!Parabéns pela LUTA,LUTEM SEMPRE,SEM RECUAR...SEM CAIR...SEM TEMER

Anônimo disse...

Se todos advogados formados no Acre estivessem atuando no ofício de formação certamente teriamos muitos deles passando fome, pois não teria trabalho para todos. Em toda profissão tem os bons profissionais e muita gente ruim. Em tempos modernos o que importa é a capacidade do profissional resolver os problemas que se apresentam, o diploma e demais exames são apenas algumas exigências legais para atuação. Quem seleciona é o mercado de trabalho. Faz tempo que os estabelecimentos de ensino perderam o poder de realizar uma avaliação através da qual podeia-se inferir que os profissinais formados por eles teriam capacidade de desenpenahar suas funções. No caso dos candidatos reprovados no exame da OAB eles são elementos de mais valia . Quanto mais reprovados mais valorizados serão os aprovados.

Anônimo disse...

Pode até ser, mas sendo justo, o exame não devia apresentar grande número de reprovados, certamente é o único curso que exige uma prova com 100 questões para o exercício da profissão, e quem conhece o DIREITO sabe que isso é INSCONSTITUCIONAL, fere o Artigo 5º e outros dispositivos que deverão ser reformados pelo Congresso em 2009 através de projeto lei do Senador Gilvan Borges do Amapá que já conseguiu assinaturas suficientes entre seus pares da CCJ. Pois então aguardem defensores do exame para as coisas mudarem até o próximo ano.

Gino do DF

Anônimo disse...

Recentemente ECOs da Notícia informou que bacharel aqui do Acre foi impedido de assistir ao cliente porque o Juiz leigo o proibiu, dizia o informe do caso ter sido encaminhado a Corregedoria de Justiça.
Ai esta uma situação hilária que reflete na discussão em torno do exame. O cidadão é bacharel e não pode atuar, que coisa vergonhosa para o estado!!. Tomara que o Poder Judiciário de uma resposta positiva sinal que as coisas não são bem assim como a OAB quer, ta parecendo ser entidade autoritária com desejo de mandar em tudo. Se o cidadão formado não treinar os conhecimentos ele esquece o aprendizado adquirido na UNIVERSIDADE, é a mesma coisa do médico, se não for para o hospital vai esquecer tudo, ou será péssimo profissional de saúde.

Anônimo disse...

acho que o exame e desnecessario. discriminar atuação de bachareis na justiça, tenha paciencia. É uma dessas que a OAB deveria agir e nao perder tempo rebatendo nota da Faculdade. As prerrogativas estão ameaçadas com os senhores advogados. Será?

LUIS/ C. do Sul

Anônimo disse...

Eiva já estão convocando o ex-presidente da OAB para voltar, significa que a popularidade da atual gestão caiu muito e a oposição se organiza com apoio do PT. Como a política é dinâmica o VER-ME-LHO pode apoiar o velho advogado acabando com as picuinhas internas. Então tudo haver a nota da FIRB, os donos da Faculdade são primos do Dr. Adherbal que terá o apoio de uma instituição de peso no estado. Mirtez

Anônimo disse...

A história é igual a eleição do Senado, Tião Viana não foi eleito porque não teve a maioria da casa, só que todas as pesquisas de rua fora do Congresso o tinha como presidente, na eleição da OAB a mesma coisa, Poersh não tem a simpatia da galera estudantil, mas se a eleição fosse hoje era um Sarney do Acre, se elegia para um segundo mandato com menos votos.

Simpatizante da situação

Anônimo disse...

Marcelo Robson

manifesto para o Senador Gilvan Borges parabens pela iniciativa da exlusão do exame de ordem considero o exame da ordem um desrespeito ao Bacharel muito grato.

Anônimo disse...

Fico perplexa diante da falta de mobilização dos bacharéis em direito para que nenhum de nós fizéssemos a inscrição neste famigerado exame. Se mostrássemos aos "donos" da OAB que a "fonte secou" garanto que concordariam em, pelo menos, criar uma "carteirinha" com restrições, do tipo, não poder assinar e fazer audiência sozinhos. Com isto, eles ganhariam muito mais dinheiro com a anuidade desses "excluidos do mercado de trabalho". Aí sim, para o exercício pleno d advocacia que e exigisse a prova, mas já seria um grande avanço nas vidas daqueles que apostaram seus últimos tostões numa faculdade de direito. cecilia melo

Anônimo disse...

Roberto
Maia


Senador Gilvam Borges, sera que a oab esta passando por algum tipo de crise, as universidades sim pois temos hj no pais mais de 1000 cursos superiores de direito e centenas de cursinhos preparatorios entao é muito facil e lucrativa para OAB, pois a cada quatro meses ela enriquece absurdamente enquanto os bachareis se desgastam nas tentativas frustradas de aprovações, parabens pela sua atitude e sussesso no seu projeto...

Anônimo disse...

JOSÉ CARLOS
Senador Gilvam Broges, parabens pelo seu projeto, temos que se unir para exclusão deste exame, que não prova nada, a OAB só lucra com tudo isso, a muitos Bachareis espalhados no Brasil inteiro, não atuando na area que escolheu na vida profissional, pessoas boas e competentes que lutaram, trabalharam para pagar uma faculdade como eu, que sou metalurgico e me orgulho do que faso, não podendo atuar na área tão desejada, durante que estva sentado nas cadeiras da faculdade, isto é uma frustação, e humilhação para o profissional em Direito, a OAB só preocupa com si mesmo, não se importa quem está do outro lado, sim, só na inscrição de cada exame que é um absurdo. Em fim, vamos a luta e parabens novamente pela sua atitude e sussesso no seu projeto.....Grato

Anônimo disse...

Fui professor na FIRB/FAAO e na Uninorte...Pelo que vejo hoje nossos alunos em nada devem aos demais Estados do Brasil, tendo em vista que, em vários exames chegamos a superar o Distrito Federal, onde os alunos se submeteram a mesma prova. Como toda escola temos bons e maus alunos, os dedicados e os que levam o curso na "maciota", querendo so mesmo tirar nota para passar de ano, não importando os meios utilizados. O Acre não é diferente dos outros Estados, o que falta mesmo é que o Conselho Federal, usando de suas atribuições comece a fechar as faculdades caça niqueis que temos por este Brasi. Como exemplo posso falar, que antes de vir para o Acre fui professor em uma universidade do interior de São Paulo, onde num raio de 120 km, tinhamos mais de 20 faculdades de Direito, abertas como se fosse botequim, sem qualquer inspeção da OAB Federal e até mesmo da OAB/SP. Concordo com o Presidente da OAB/AC em alguns termos, pois temos pessimos alunos não só aqui, como também em outros Estados, mais também temos excelentes alunos, que se dedicam, estudam e levam a sério o curso. O que falta mesmo, e que a OAB cobre das faculdades a melhor qualificação dos seus professores, que invistam em pós-graduação e mestrado, mais ao contrário, às mesmas sequer proporcionam bolsas de estudos para seus professores se aperfeiçoarem e cobram destes preços absurdos para que possam se aperfeiçoar. Assim não sou contra um exame da OAB rigoroso, pois temos muitos profissionais no mercado que não tem a capacidade para exercer a digna profissão de advogado. SIM AO EXAME DA ORDEM, MAIS SIM A UMA INSPEÇÃO MAIS RIGOROSA POR PARTE DA COMISSÃO DE DE ENSINO JURIDICO DA OAB PARA COBRAR DAS FACULDADES UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO DOS SEUS PROFESSORES....

Anônimo disse...

pelo desgate nacional a solução é o fim do exame e ponto final. Quem advoga a favor é porque não tem respeito pelos que se formam.

Anônimo disse...

O senador deu um grande passo, parabéns em nome dos estudantes.

Anônimo disse...

Rommel Rodrigues Nogueira
rommelrodriguesnogueira@...
Caro colega. Sou advogado. OAB/GO 25.796. Passei no exame de ordem para poder exercer a minha profissao e nem por isso me incluo na sociedade que esta a exigi-lo.
Diferente disso, sou totalmente contra o Exame de Ordem, pois por experiencia propria posso afirmar que o mesmo nao tem o condao de qualificar um profissional para o mercado de trabalho.
Especificamente sobre as questoes que sao elaboradas, afirmo que, nao estao relacionadas aos fatos que nos deparamos no mercado de trabalho, eh uma avaliacao de conhecimento inutil para quem vai iniciar na carreira de advogado. Saber advogar vai muito alem da habilidade de "decorar" assertivas.
Sobre a alegacao de reserva de mercado, feita pelo autor do artigo, digo que a mesma(reserva) nao surte efeito. Participei de um processo seletivo de um grande e renomado escritorio de advocacia da cidade(semana passada) onde tinham como exigencia, OAB, carro proprio, experiencia de minimo 01 ano, disponibilidade de horario(integral), disponibilidade para viagens e exclusividade, nao podendo o advogado trabalhar para seus clientes particulares (a profissao nao eh liberal?).
Pois bem, em contra partida ofereciam um salario de R$ 800,00!! Dai pergunto: Eh esse mercado que esta sendo reservado? A proposito, o meu boleto de pagamento da anuidade ja chegou. Parcelado, no meu caso, vou pagar mais de R$ 800,00. Por essas e outras eh que digo NAO! ao exame de ordem.
P.S. Tenho interesse em ajudar na luta contra o exame, precisando, contem comigo. Cód: 25631

Anônimo disse...

Parabéns
ao Dr. ROMMEL,

deu exemplo que ser registrado na OAB não é tudo, mostrou por A + B que o exame é um engodo e acaba iludindo os próprios advogados do Acre que defendem-o como se fosse tudo na vida, fora o salário, uma grande banca oferece 800 reais por mês, o equivalente a uma prestação na Faculdade.

Tenha santa paciência, com esse valor é melhor seguir a proposta do Senador do Amapá, pelo menos o mercado é quem estabelecerá democraticamente o ganho do profissional formado. Antigamente não era assim, por que retrocedemos?.

A luta é dessa forma, aos pouquinhos as adesões chegam. VERMELHO NELES!!!

Acadêmico da UFAC

Anônimo disse...

Senhores, a OAB foge do enfrentamento jurídico e se esconde no discurso retórico e mentiroso de que as Universidades fazem estelionato educacional no Curso de Direito e que os bacharéis não passam no exame porque são incompetentes e ignorantes. O que dirão os jornalistas, os engenheiros, os médicos, os pedagogos, os contabilistas quando "notarem" que só o Curso de Direito é atacado? A educação nacional só é ruim para quem faz Direito?

Anônimo disse...

os que querem o fim do exame da ordem são aquelas que não querem estudar e conseguir de graça o que muitos lutaram. querem ser advogados, estudem, não colem nas provas, leve o seu curso a sério.....

Anônimo disse...

não é so a reserva de mercado mas também as indicações para o quinto constitucional, o grau de desrespeito que os advogado inscrito na ordem dos advogados do acre recebem e tudo por culpa do desprestigio que o atual presidente Florindo e curiola espalharam nos jornais com o fito de angariar votos para se elegerem em perjuizos do já inscritos , ser no brasil hoje advogado com inscrição do acre é ser cidadão de quinta categoria, graças aos comentários do cesar brito e Florindo!