terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ELETROACRE DERRAMA DIESEL NO PURUS


Uma balsa da Companhia de Eletricidade do Estado Acre (Eletroacre) derramou 28 mil litros de óleo diesel no leito do Rio Purus, próximo da fronteira Brasil-Peru, após colidir com um banco de areia numa das regiões mais remotas do país.

O acidente aconteceu no município de Santa Rosa do Purus na quinta-feira, quando faltavam poucas horas para a balsa aportar com o carregamento de combustível que seria usado pela empresa Guascor do Brasil na geração de energia elétrica da cidade.

Devido ao isolamento da região, o secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral, só tomou conhecimento quatro dias depois a partir de um comunicado da Polícia Federal. A Comissão de Gestão de Risco da Secretria de Meio Ambiente já foi deslocada para a fronteira, a mesma onde os índios isolados foram fotografados por uma expedição da Funai em maio do ano passado.

Além de agentes da Polícia Federal, estão na região homens da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, fiscais da Sema e do Instituto de Meio Ambiente do Acre. Eles sobrevoaram a região e vão avaliar os danos ambientais decorrentes do acidente.

- Nós sabemos que o óleo estava sendo transportado pela Eletroacre para a Guascor do Brasil. Abrimos procedimento administrativo e vamos conferir os termos do contrato entre as duas empresas para saber quem será responsabilizada pelo acidente. A Petrobrás nos cedeu equipamento de contenção para o óleo que vazou. Como o diesel é muito volátil, nossa estimativa é de que metade permanece nas águas do Purus - afirmou o secretário Eufran Amaral.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: