quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ACRE NÃO EXISTE

Mapa safadinho que circula na web, enviado pelo baianíssimo jornalista Cláudio Leal. Parece mapa imaginário de paulista. Ao vê-lo, uma paraense disse resignada: "pelo menos estou no mato". E este blogueiro? Não existo, é?

11 comentários:

Paulo Henrique disse...

Meu rei...Diga lá... cê tá querendo jogar a galinha pulando prá cima de nois cumpade?
Que história é essa... sair espalhando que foi um baiano que arrumou este putetê todo? Prá cima de muá cumpade? Cê é Bahia ou Vitória meirmão?
Armar esta esculhambação toda com o Acre? Aff!
Só vou bater prá você um negócio...que não tem dedo de baiano no meio deste fudistério não...Além do mais...o Acre é um lugar da porra! Bom de morar...um sussego doido...e além dumais...isso tudo dá um trabalho...!
Cansei...Vou abrir o gás...fui!

Anônimo disse...

já viram o desciclopédia.com? eu tambem num quero ixistí...

Anônimo disse...

Realmente essa parte do mapa não existe, desde que a Rainha Victoria a riscou do mapa, em 1868.
Eduardo Galeano vem, há mais de quatro anos, descrevendo esse episódio. Consta do seu livro, "Espelhos, uma história quase universal". Escreveu diversos artigos em prol da Bolívia, com a idéia de que a bolívia é um pais que luta para existir. Em 01-12-2088, no programa Milência (Globoneews), ele também relatou como esse pedaço foi riscado do mapa.
Numa importante publicação britânica está descrito de forma bastande resumida:
"[...] in 1868 the brutal dictador Mariano Melgarejo insulted the British minister by tying him on a donkey, facing backward, and riding him around the public square through an abusive crowd.when she learned of thus outrage, Quenn Victoria called for her map and literally crossed Bolivia off of it, declaring, 'Bolivia no longer exists.'" (Britain and the Americas: culture, politics and history, by W. kayfman and H. Macpherson).
Onde se omite parte significativa da história.


by José Porfiro
jporfiro@uol.com.br

Anônimo disse...

É verdade. O Céu não é um lugar bem especial e poucos podem ver. hehehhe. Céuacre!

Grupo de Choro Afuá disse...

Está desatualizado o mapa na região centro-oeste, o paraiso nessa região está deteriorado. Somente o Acre tem o privilégio de ser reconhecido, pelo grandíssimo Euclydes da Cunha, como paraíso perdido. Somente pessoas inteligentes conseguem ver o Acre, perceber que ele existe, o outros enxergam meio palmo do nariz.

Anônimo disse...

É para rir ou para chorar e olhem a situação em que eu fiquei!
Não gostei nada do que fizeram com os três Estados que eu amo.
Nasci no local ondem denominam de "Gostosas", vivi anos maravilhosos no local que dizem "Não Existe" e vivo hoje no que titulam de "Sem Importância".
Tadinho ou tadinhos dos que inventaram essas novas regiões no mapa.
Que humor sem graça!
Onde eu nasci necessariamente não precisa ser conhecido por "gostosas", pois, recebeu e acolheu muitos imigrantes e formou um povo que é super trabalhor e é um Estado muito produtivo e importante para o Brasil.
Onde eu vivi que insistem em dizer "não existe" tem o seu valor particular, é um Estado que tem pouco mais de 100 anos (e já faz parte da História), possui "o povo que mais tem orgulho e ama o local onde vive" - tem o povo que quis ser da Nação brasileira por opção.
É um lugar que possui gente bonita e muito aguerrida, tem uma floresta rica (fauna e flora) e encantadora, tem um herói nacional e os heróis anônimose.
Ele existe defenitivamente para as pessoas especiais e que sabem do seu valor.
O local que dizem "sem importância", tem cidades cotadas entre as de melhores em qualidade de vida no Brasil, um dos maiores produtores de mármore, granito, celulose café do mundo.
Tem petróleo.
Tem Indústria da transformação e exportação de aço.
Produz, industrializa e fornece alimentos, equipamentos, móveis etc
Será que os "tadinhos" conhecem de fato essas regiões que desenharam ou somente conhecem as "coisas" que contam para eles.
Será que estudam?
Sei não..talvez não cresceram e gostam de ficar pintando mapas.

Anônimo disse...

altino, ta faltando o acreucho da opinião. ve o mapa. dá a opiniao dele.

Anônimo disse...

Bichas no RS ? Traz a sua irmã aqui , que o bagual está esperando por ela.

Anônimo disse...

Então quer dizer que não sou mais mineiro? BETO MINEIRO

Anônimo disse...

Já que pediram a minha opinião... O cara que fez este mapa é um tremendo ignorante, enoja e enlameia a classe jornalistica e não conhece nada do Brasil. No RS tem tantas bichas quanto em qualquer lugar do mundo. O Acre existe e é um ótimo lugar pra se viver, pelo menos aqui se tem um pouco de paz e uma relativa segurança. Se tiver erros de ortografia, da nova, me desculpem ainda não tive tempo de estudar direito essa nova mudança.

Anônimo disse...

SHOW-DE-BO-LA... HUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAH
[ ]S