terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ACIDENTE AMBIENTAL NO RIO PURUS

Manchas de óleo diesel ocupam 100 Km em linha reta


Relatório da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) revela que manchas dispersas de óleo diesel no Rio Purus distribuem-se por cerca de 100 quilômetros em linha reta na região da fronteira Brasil-Peru. O acidente, que aconteceu às 11h30 de sexta-feira, 16, resultou no derramamento de 25 mil litros de óleo diesel, nas proximidades do município de Santa Rosa do Purus.

O acidente envolveu uma embarcação tipo batelão, que naufragou entre a aldeia Nazaré e a colônia Santa Helena Nova. Três tripulantes e seis passageiros nada sofreram. O batelão transportava óleo diesel em dois cilindros, que tinham como destino a usina termelétrica de Santa Rosa do Purus, pertencente a Guascor do Brasil.

O secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral, disse que estão sendo tomadas uma série de ações necessárias tanto do ponto de vista de segurança quanto de controle do vazamentos e aos aspectos ambientais envolvidos.

- Os trabalhos de atendimento a emergências químicas foram divididos em quatro etapas complementares e integradas: acionamento e comunicação; avaliação da situação; medidas de controle e ações de rescaldo - assinalou Amaral.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: