Relatório da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) revela que manchas dispersas de óleo diesel no Rio Purus distribuem-se por cerca de 100 quilômetros em linha reta na região da fronteira Brasil-Peru. O acidente, que aconteceu às 11h30 de sexta-feira, 16, resultou no derramamento de 25 mil litros de óleo diesel, nas proximidades do município de Santa Rosa do Purus.
O acidente envolveu uma embarcação tipo batelão, que naufragou entre a aldeia Nazaré e a colônia Santa Helena Nova. Três tripulantes e seis passageiros nada sofreram. O batelão transportava óleo diesel em dois cilindros, que tinham como destino a usina termelétrica de Santa Rosa do Purus, pertencente a Guascor do Brasil.
O secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral, disse que estão sendo tomadas uma série de ações necessárias tanto do ponto de vista de segurança quanto de controle do vazamentos e aos aspectos ambientais envolvidos.
- Os trabalhos de atendimento a emergências químicas foram divididos em quatro etapas complementares e integradas: acionamento e comunicação; avaliação da situação; medidas de controle e ações de rescaldo - assinalou Amaral.
Leia mais no Blog da Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário