sábado, 6 de dezembro de 2008

XAPURI DE CHICO MENDES




Estas são imagens de um esgoto a céu aberto na confluência das ruas Dr. Batista de Moraes e Pio Nazário, em Xapuri (AC), a menos de 20 metros da casa onde o líder sindical e ecologista Chico Mendes foi assassinado há 20 anos.

A cidade já foi administrada durante oito anos pelo prefeito petista Júlio Barbosa, ex-companheiro de Chico Mendes, e a casa do seringueiro tombada como patrimônio histórico nacional. Mas permanece o cenário dessa cratera fétida, publicada originalmente, em junho, no blog Xapuri Agora, de Raimari Cardoso.

- Em plena epóca de eleição. Aos políticos. Respeite a comunidade. Veja a cituação desta bueira ao lado da Fundação Chico Mendes. Vocês querem votos - escreveu Luiz Targino, destacado ex-companheiro de Chico Mendes no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri.


No mês passado, o jornalista Robert-Jan Friele (foto), correspondente na América Latina da agência holandesa GPD, contatou-me para obter informação e indicação de fontes para uma reportagem sobre a exploração sustentável da Amazônia.

Antes de regressar nesta noite para Buenos Aires, a partir de onde escreverá três longos artigos sobre a luta de Chico Mendes para 15 jornais europeus, Friele veio até minha casa agradecer o modesto apoio deste blogueiro.

E então relatou que presenciara Luiz Targino com uma enxada tentando abrir uma vala para escoar a água fétida do esgoto nas proximidades da casa e da Fundação Chico Mendes. Lembrei imediatamente das fotos que foram publicadas no Xapuri Agora.

Bem, o mito Chico Mendes permanece, mas nos distanciamos cada vez mais de seu ideário. Ou melhor: cada um interpreta-o como lhe convém - a pintura que fazem dele varia de referência da luta armada a passivo apoiador das obras do PAC na Amazônia.

Em Xapuri existem realidades mais fétidas que esgoto a céu aberto.

Nenhum comentário: