sábado, 1 de novembro de 2008

PERSONA NON GRATA


Nem percebi quando avançou pela varanda até aquietar-se próxima de meus pés. Sílvio Margarido recomendou logo que a matasse. Tirei a foto e deixei desabar sobre o "caranguejo" um cepo de cumaru-ferro. Não sobreviveu, felizmente. Prefiro as negras. Clique na imagem para ver como era grande a criatura.

2 comentários:

Anônimo disse...

Altino, parece que você tornou-se um regicida. Dizem que a caranguejeira(ou tarântula)tem sangue azul. Abraço. Walmir.

Anônimo disse...

Oi Altino, achei isso pesquisando.


http://www.saudeanimal.com.br/tarantula.htm

Tarântula


Nome Comum: Tarântula

Nome Científico: Lycosa tarantula
Outros Nomes: aranhas de grama e de jardim,
Nome em inglês: wolfspiders
Origem do Nome: O nome pode ter-se originado na cidade de Tarento, na Itália, onde Lycosa torentula era abundante ou segundo Hecker de Torrantola, o que rasteja no chão.
FILO: Arthropoda
CLASSE: Arachnida
ORDEM: Araneae
FAMÍLIA: Lycosidae
Comprimento: até 2,5 cm. Os machos abanam os pedipalpos durante o namoro.
Distribuição geográfica: Estão espalhadas por todo o mundo, até mesmo nas montanhas altas e no ártico.
Descrição: A família caracteriza-se pela disposição dos oito olhos em três filas, a primeira mais próxima da borda das quelíceras com quatro, a segunda com dois e a terceira com dois. São aranhas astutas, caçadoras , ágeis e capturam suas presas no pulo e matam-na com sua peçonha.
Cor: marrom-amarelada no corpo e pernas
Onde são encontradas: São encontradas com grande facilidade nos campos, á beira de piscinas, nos gramados dos jardins, sob os arbustos e cercas vivas ou ao lado dos muros divisórios. Gostam de expor-se ao sol da tarde e, temperatura abafada e dias nublados tornam-nas ativas. É bastante freqüente em sítios ou fazendas, mesmo nas imediações do homem.
Acidentes: A maioria dos acidentes é bastante benigna, e só em casos raros verifica-se destruição da pele em torno da picada. A ação do veneno pode ou não ser necrosante, dependendo da profundidade da picada e tecido atingido.
Sintomas: A dor é muito aguda mas passageira, aos poucos o membro ferido começa a inchar, ao mesmo tempo em que a dor volta. No dia seguinte nota-se um edema considerável com derrame sangüíneo que transparece sob a pele e no centro aparece a picada pela presença de uma crosta escura. A vítima pode sentir coceira no local da picada mas, por via de regras o estado geral é bom. No dias seguintes o edema aumenta e pode ocupar todo o membro e, algumas vezes aparecem pequenas bolhas. Pouco a pouco a crosta aumenta, um sulco de eliminação se forma e uma placa de tecido necrosado. A cura é lenta e deixa uma cicatriz indelével e freqüentemente retrátil e dolorosa. Pode ocorrer febre, náuseas, vômitos e dores de cabeça.
Tratamento: Soro antiloxoscélico

Antigamente, os europeus do sul acreditavam que uma pessoa picada por uma das espécies de tarântula européia, só sacaria se executasse uma dança frenética, a tarantela. Hoje, sabe-se que a tarântula européia não é absolutamente venenosa. Sua picada causa apenas febre na vítima.

Existem cerca de 2000 espécies de tarântulas, espalhadas por todo o mundo, até mesmo nas montanhas altas e no ártico. As tarântulas andam pelo chão, de vez em quando sobem pelas plantas, à procura de insetos. Elas não tecem teias para apanhar a presa. Quando não estão caçando, escondem-se debaixo das pedras ou tocas. A tarântula fêmea prende seu saco de ovos ao corpo com os filhos secretados pelas glândulas fiandeiras. Quando os filhotes nascem, a mãe os carrega nas costas. Se um deles cai sobe de novo pelas pernas da mãe. As tarântulas têm tato bem desenvolvido. Elas podem ser criadas como bicho de estimação, mas precisam receber água quando vivem em cativeiro.
IMPORTANTE: Toda pessoa agredida por aranhas deve ser encaminhada ao Pronto Socorro e se possível levar a aranha para identificação. Lembre-se sempre que a rapidez de atendimento em acidentes com qualquer animal Peçonhento pode significar a diferença entre a vida e a morte. A auto medicação pode ser fatal e não deve ser realizada. Procure sempre um médico e o pronto socorro mais próximo.


Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe