sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O QUE É PRIORIDADE?

Todos sabem que o Acre é o reino (leia aqui) da hepatite. Helter de Oliveira Martins é um exemplo do drama vivido por milhares de vitimas do vírus da doença.

Há um ano e cinco meses, fez transplante de fígado em São Paulo e necessita viajar para revisões periódicas a cada três meses.


As passagens aéreas das viagens do paciente, que tem direito a acompanhante, sempre foram custeadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Mais recentemente, o paciente reiniciou tratamento com Interferon e Ribavirina para combater o vírus da hepatite C ainda presente em seu sangue.

As aplicações dessas duas drogas são feitas em hospital público, sempre às quartas ou sextas-feiras, também custeadas pelo SUS.

Martins, cujas consultas para a revisão em São Paulo estão agendadas para a próximas semana, encaminhou toda a documentação necessária para receber as passagens aéreas dele e do acompanhante.

Nesta tarde, compareceu ao hospital para receber a aplicação das duas drogas mais eficazes no combate ao vírus da hepatite C cujos efeitos (dores e febre alta, entre outros) podem durar até 48 horas.

Após a aplicação, Martins se dirigiu ao TFD (Tratamento Fora de Domicílio) para receber as passagens aéreas e viajarneste sábado para São Paulo com acompanhante.

Dessa vez, foi surpreendido com a notícia de que, a partir de agora, apenas os pacientes têm direito à viajar em avião. Acompanhantes terão que se deslocar com antecência, em ônibus, até São Paulo - a viagem não dura menos de 48 horas.

Bem, Martins não sabe o que fazer com a passagem aérea marcada e uma viagem sob efeitos da aplicação de Interferon e Ribavirina. O atendimento do TFD admitiu que errou em não avisá-lo da mudança para possibilitar que o acompanhante viajasse antes do paciente.

O esforçado secretário de Saúde Oswaldo Leal explicou ao blog que os preços das passagens aéreas subiram demais e por isso está se optando por enviar pacientes de avião e acompanhantes de ônibus.

Martins tem um laudo assinado pela infectologista Judith Weirich.

- O paciente Helter Martins de Oliveira, 45 anos, tranplantado de fígado, necessita de acompanhamento contínuo durante a viagem aérea nos procedimentos realizados na unidade de São Paulo. Deve realizar procedimento de alta complexidade - afirma o laudo.

O governo estadual gasta milhões de reais em propaganda, mas esqueceu de tornar pública uma decisão que atinge milhares de pessoas afetadas por doenças, como aquelas que são portadoras do vírus da hepatite no Estado.

O governo estadual financia a vergonhosa participação do Rio Branco Futebol Clube na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste ano, mais de 20 vezes uma delegação com pelo menos 25 pessoas se deslocou pelo país às custas do erário.

O governo estadual que nega passagem aérea para acompanhante de um transplantado de fígado é o mesmo que nesta semana assinou contrato de R$ 6,9 milhões para aquisição de um helicóptero que será utilizado em operações de segurança pública, defesa civil, meio ambiente e transporte de autoridades do Estado.

O que é prioridade no Acre?

2 comentários:

Êidina Queiroz disse...

Prezado Altino Machado, fico sensibilizada e solidaria ao Sr. Helter, pois como voce deve lembrar, enfrento uma doença crônica desde 1994,lúpus, graças a Deus moro e faço tratamento no Hospital Universitário da UERJ. Mas tenho conhecimento do drama que muitas amigas passam no INSS com perícia, licença e auxilio doença; é cada caso escabroso, é tanta falta de solidariedade que contando ate Deus duvida. Tenho a relatar, tambem, um caso de uma paciente com lúpus de Porto Velho, que consegui por duas vezes traze-la atraves do TFD para tratamento aqui no Rio, no HUPE, Hspital Universitario Pedro Ernesto, UERJ, em 2005 e 2006. A paciente estava internada e recebendoa tratamento inadequado, complicando seu estado a cada dia. Esta veio sem acompanhante, mas aqui no Rio conseguiu uma recuperação, embora lenta, mas satisfatoria, inclusive com biopsia renal. Infelizmente sao poucas as pessoas que lutam para que os direitos do paciente nao sejam esquecidos. Abraço fraterno.

Anônimo disse...

Meu pai está fazendo o tratamento da Hepatite C em Goiania,onde eu moro,porém ele mesmo reside e trabalha em santarem no Pará,então o tratamento esta muito caro, a medicação nos conseguimos pelo SUS, mais o medico diz que ele corre perigo,pois com a medicação(PEGinterferon e Ribavirina) ele piora as varizes que tem no esofago,correndo o risco de sangramento e as plaquetas dele estão muito baixas,então ele tem que voltar a Goiania de dois e dois meses,queria saber se eu conseguiria e onde conseguiria um auxilio para ajudar a pagar as passagems de avião,ele tem de 61 anos, por favor se souberem como eu devo proceder me ajudem, meu e-mail é Kerygma.21@hotmail.com,aguardo contato.


Obrigado