quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ONG DIZ O QUE FAZ COM EUROS DOADOS

“No post “Survival arrecada euros em nome dos índios isolados“, de 24 de setembro, Altino Machado questiona como a Survival International usa o dinheiro das doações que arrecada. Essa é uma questão legitima a que queremos responder.

A Survival é a única organização internacional que apóia os povos indígenas de todo o mundo. No entanto, não somos uma agencia de financiamento. Acreditamos que o problema fundamental dos povos indígenas não é a falta de dinheiro mas sim a falta de representação, a falta de apoio público, a violação de seus direitos e a discriminação. A opinião pública tem o poder de impedir que governos e companhias continuem a oprimir e a ameaçar a sobrevivência dos povos indígenas.

Todo o dinheiro angariado é utilizado nas campanhas da Survival. O nosso trabalho junto do público, um trabalho educativo, objetiva demolir os mitos, bastante difundidos, segundo os quais os povos indígenas são relíquias do passado e estão predestinados a perecer para dar lugar ao ‘progresso’. Nosso trabalho é promover o respeito pelas cultura indígenas e mostrar sua importância e valor, e mostrar que elas são tão contemporâneas como qualquer outra sociedade.

Nas campanhas contra governos e companhias que ameaçam os índios, utilizamos o envio massivo de cartas, que é um instrumento de grande eficácia. No ano 2000, por exemplo, o governo Indiano abandonou planos de desalojar a tribo Jarawa, uma tribo isolada, depois de receber centenas de cartas diárias de simpatizantes da Survival de todo o mundo. Pouco depois, o governo da Sibéria Ocidental impôs uma proibição de cinco anos sobre a extração de petróleo em território dos khanty do Yugan, após a publicação de um boletim da Survival. Contamos com muitos outros êxitos.

Todo esse trabalho tem custos. É necessário pesquisar, publicar materiais, filmar e editar vídeos para colocar online, consultar comunidades indígenas e ONGs, financiar e apoiar representantes indígenas em viagens para que exponham as suas reivindicações diretamente a governantes.

No caso dos povos isolados, é ainda mais importante que organizações como Survival se pronunciem para defender os seus direitos, já que a sua própria voz não é ouvida. Produzimos materiais para a nossa campanha Povos Isolados, como o DVD e entrevistas que podem ser vistos no nosso site (http://www.survival-international.org/campaigns/uncontactedtribese que destribuimos em vários paises. Além disso, enviamos boletins de Ação Urgente sobre Índios Isolados a milhares de indivíduos e organizações em todo o mundo, que não têm acesso à Internet. Todo este trabalho tem que ser financiado.

Para manter sua independência, a Survival não aceita financiamento de nenhum governo ou corporação (ao contrário de muitas ONGs). O nosso financiamento é feito essencialmente por doações individuais. É por isso que fazemos apelos de donativos publicamente. Informação detalhada se encontra no nosso informe anual (http://www.survival.es/sobrenosotros/informeanual).

Resta apontar que, se bem que a corrente controvérsia sobre as ONGs internacionais e seus interesse no Brasil possa ter fundamento legítimo, o ataque a uma organização como a Survival, uma das poucas organizações que luta pelos direitos dos Índios, é extremamente prejudicial a sua causa. Isso apenas beneficia as companhias de petróleo e os madeireiros: dividir para governar.

Para receber uma cópia do nosso DVD Povos Isolados (por agora as doações tornaram possível sua reprodução em Inglês e Espanhol) e uma cópia do nosso boletim sobre os impactos dos madeireiros ilegais nos povos isoladas do Peru e Brasil, por favor envie um e-mail para info@survival-international.org.

Ana Lopes - Survival International"

Nenhum comentário: