sábado, 6 de setembro de 2008

SURVIVAL INTERNATIONAL

ONG cobra ações do Peru sobre índios isolados, governo do Acre e Funai não agilizam convênio para proteger etnias e jornal inglês se desculpa por chamar foto de fraude


A organização Survival International, que defende populações tribais, divulgou um comunicado no qual lembra que, 100 dias após as fotografias de um dos últimos povos isolados aparecerem nas manchetes da imprensa mundial, o governo do Peru não cumpriu a promessa de publicar um relatório sobre o assunto.

As fotografias dos índios de uma das três etnias isoladas que vivem no Acre, na fronteira com o Peru, foram publicadas pela primeira vez, com exclusividade, por Terra Magazine, no final de maio.

Durante quase 20 horas num avião monomotor, o sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Rio Envira, da Funai, comandou o sobrevôo que resultou nas imagens onde mulheres e crianças apareceram buscando proteção na floresta, enquanto os guerreiros da tribo se posicionam e reagem atirando flechas contra o avião.

As fotos que o sertanista cedeu à Terra Magazine também foram cedidas uma semana depois à Survival International. As imagens dos índios isolados foram captadas pelo fotógrafo Gleilson Miranda, da Secretaria de Comunicação do Acre. O governo estadual financiou a expedição a pedido do sertanista.

As imagens impactaram a mídia internacional e levaram o governo peruano a anunciar que enviaria uma equipe ao Parque Nacional Alto Purus, na fronteira com o Acre, para investigar os motivos da fuga de grupos de índios isolados para o Brasil.

O governo peruano chegou prometer que o relatório da investigação seria amplamente divulgado, mas até agora não se conhece o seu teor. Não se sabe nem se a equipe de fato percorreu a região.

Survival International assinala que a aldeia fotografada em território do Brasil, perto da fronteira com o Peru, está localizada em região onde madeireiros ilegais peruanos destroem a floresta e a forçam a fuga de povos indígenas isolados do Peru para o Brasil.

- O que se passa naquela região [do Peru] é um grande crime contra a natureza, índios, e a fauna, bem como um claro indício da total irracionalidade com que nós, os “civilizados”, lidamos com o mundo, lar de todos nós - afirma o sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior.

Survival assinala que o presidente peruano Alan Garcia, antes da divulgação das fotos, já afirmara publicamente que os povos indígenas isolados foram “criados” por “ambientalistas” que se opõem à exploração petrolífera na Amazônia. O mesmo fora feito por Daniel Sabá, presidente da Perupetro SA, agência estatal que promove a concessão de contratos para a prospecção e produção de petroléo e gás.

Um porta-voz da agência chegou a comparar os isolados ao monstro de Loch Ness, “aquele sobre o qual todo mundo tem uma história, mas que nunca ninguém efetivamente viu”.

- Na verdade, existem quinze povos indígenas isolados no Peru, todos eles sob a ameaça de uma enorme exploração madeireira e da exploração de petróleo e gás - adverte comunicado da Survival.

Recentemente, milhares de indígenas da Amazônia peruana protestaram em defesa de seus territórios. Os protestos forçaram o Congresso peruano a revogar duas leis que ameaçavam o controle pelos indígenas dos seus territórios.

- Não devemos permitir que o governo peruano enterre esse assunto. O que o governo está a fazer exatamente? Os isolados são alguns dos cidadãos mais vulneráveis do Peru e estão fugindo do país. Chamá-los “refugiados sem contato” não seria exagero.

Leia reportagem completa no Blog da Amazônia.

Um comentário:

Odele Souza disse...

Altino,
Gostaria de contar com sua participação na Blogagem Coletiva JUSTIÇA PARA FLAVIA, programada para o dia 15.09, com a adesão até agora, de 235 blogs de vários países.

Esta Blogagem se justifica porque o processo de Flavia, depois de mais de 9(nove!) anos na Justiça paulista, chegou finalmente a Brasilia, onde será julgado em última instãncia. Espero que lá em Brasilia, os juízes, ao contrário do que ocorreu em São Paulo, se dêem ao trabalho de ler as provas pericias constantes dos autos e condenem EXEMPLARMENTE os culpados pelo acidente que deixou minha filha em coma vigil irreversível. Espero que lá em Brasilia, finalmente se faça JUSTIÇA PARA FLAVIA.
As instruçoes para esta Blogagem Coletiva, estão no post atual do blog de Flavia.

Muito obrigada. Um abraço.