quinta-feira, 15 de maio de 2008

SIBÁ PODE SER JUBILADO


O ex-senador Sibá Machado (PT) terá dificuldade para escapar do jubilamento no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (MDR) da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Formado em geografia, em dois anos só fez uma disciplina (Planejamento Regional) e foi reprovado na prova escrita de inglês. Teve direito a fazer novo exame, mas até hoje não o fez.

Sibá Machado é da primeira turma e todos os demais reprovados em inglês ja se submeteram a novo exame. O prazo para conclusão do curso, de dois anos, expirou em fevereiro.

Para que o ex-senador contasse com prazo mais dilatado para apresentação da dissertação era necessário que o orientador Sílvio Simione da Silva tivesse solicitado prorrogação ao colegiado argumentando que o aluno estava desenvolvendo a pesquisa.

Leia mais na Terra Magazine.

9 comentários:

Anônimo disse...

Jubilado? não Acredito. Pelo que conheço desse Curso, dificilmente o Sibá será jubilado.

Eles (excluo o Prof. Elder Andrade do eles) vão dar um jetinho.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

Não tenho nada com a vida particular do Sibá, mas, devo lembrar que a "idéia genial" de acabar com o vestibular e estabelecer o sorteio para ingresso nas universidades é dele. Aliás, essa proposta, quase projeto, foi motivo de chacota na grande mídia nacional no final de 2006. Logo, quem sabe não emplacar o fim do jubilamento na UFAC?

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

Pode ser, mas não será.

Muito dificil de acontecer. Sibá é um ex-senador. Homem forte da Frente (nazista) Popular.

Como o colega disse: "eles vão dá um jeitinho".

obs: seguinte, se abrirem excessão pra ele, vão ter que abrir para todos os outros.

Até onde sei, senador não tem imunidade parlamentar em universidade não.

Mas no Brasil, principalmente no Acre, Tudo é possível

Anônimo disse...

Lindomar, acho que não sabes o que falas. O Jubilamento é importante e deve continuar existindo. Veja:

Os cursos da IFES são bancados pela sociedade e como a demanda é maior que a oferta, sempre, é necessário algum critérios para escolher os "eleitos". Hoje, apesar de todos os problemas, o vestibular tem sido esse critério.

Quando um aluno entra, automaticamente ocupa uma vaga (disputadissima pela sociedade), e permanece com essa vaga (sua matricula é o vinculo) até cocluir o curso.

Existe um quantidade máxima de anos (varia de curso para curso) que o aluno deve permanecer na Intituição de Ensino Superior para se qualificar. Bancado pela Sociedade, não esqueça. Entretanto, muitos (uma quantia grande mesmo) não consegue, por diversos motivos, concluir o curso escolhido. Ficaria anos ocupando a vaga e impedindo outro brasileiro de se qualificar se o jubilamento não existisse.

Muitas vezes, o aluno faz novo vestibular e troca de curso, mas não cancela sua matricula no 1º curso de ingresso. Esta vaga, até o jubilamento acontecer, não pode ser ocupada. Que desperdício de dinheiro público.

Muitos, após conseguirem a vaga, decidem abandonar o curso (mudam de cidade, decidem abrir um negócio, se decepcionam com o curso, etc....), se não acontecesse o jubilamento seria um caos.

Eu adoraria que a oferta de vagas fosse ilimitada, principalmente nas Universidades Públicas (reconhecidamente de melhor qualidade). Mas, infelizmente, os recursos são escassos.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

Ao anônimo tenho a dizer que sei exatamente o que é um jubilamento e sei de sua razão de ser. O que eu disse foi que, com base na proposta do então senador Sibá de acabar com o vestibular e utilizar o sorteio como forma de ingresso na universidade não difere muito da proposta de acabar com o jubilamento (jubilar o jubilamento). Você deveria explicar isso é para o Síbá.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Válber Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Acho que o anônimo não entendeu mesmo o que a Lindomar falou.
Mas, mudando de pau para cacete. Vamos torcer para que o Sibá não seja jubilado,porque assim, ele que agora terá todo o tempo do mundo, poderá se dedicar aos estudos, e de preferência, ficar bem quieto, longe da mídia, sem falar tanta bobagem. Chega de pagar mico
fui!!!!!

Anônimo disse...

ExceSSão, Marcos Vinícios?! Coitado! Nazista é a tua madrinha, malandro! Vai aprender português, canalha!

Anônimo disse...

Será que seria alguma mensagem subliminar do Marcos Venícios, afinal de contas o "duplo S = SS" é justamente o símbolo do nazismo.

Agora vai saber de que lado ele tá.