sexta-feira, 18 de abril de 2008

VOLTA, JORGE

Não fosse o compromisso com o leitorado deste blog, estejam certos, já estaria na disputa pela liderança do "Volta, Jorge" - aquele movimento que se forma no Acre desde o ano passado em defesa do retorno do ex-governador Jorge Viana ao centro do poder político.

Embora o senador Tião Viana (PT) permaneça em campanha para suceder ao governador Binho Marques (PT) em 2010, duas ações do mandato dele -os estudos para prospecção de petróleo e gás e o projeto de mudança do fuso horário do Acre- serviram para expor a diferença de estilo que há entre ele e o irmão Jorge Viana.

Os companheiros de Tião Viana na Frente Popular do Acre (FPA) costumam reconhecê-lo como um parlamentar influente da política brasileira, mas assinalam que o mesmo demonstra enorme incapacidade para "construir consenso" na política estadual. É bem diferente de Jorge Viana, cuja enorme habilidade lhe permite eventualmente temperar a política com manteiga rançosa, não sem antes convencer a todos os seus aliados de que consomem baunilha da floresta.

Nos últimos meses, várias lideranças da FPA dizem oficiosamente que o ex-governador Jorge Viana começa a dar sinais de que será ele e não Tião Viana o sucessor de Binho Marques. Dizem até que a candidatura de Tião Viana ao governo poderia significar o esgotamento do discurso que originou o avanço do PT no Acre.

E surgem pareceres do tipo quem é mais ou menos líder, criativo, executivo, democrata, rancoroso, de esquerda ou de direita etc. O certo é que permanece aquele impasse já observado neste blog: caso Tião Viana seja o candidato eleito em 2010, a volta de Jorge Viana ao governo estadual estará comprometida por mais de uma década por força da legislação eleitoral.


Ele não poderia ser candidato para suceder Tião Viana após quatro ou oito anos de mandato. Teria que ser eleito um novo governador-tampão, como o é Binho Marques, cuja assessoria nega até debaixo d'agua que tenha a pretensão de concorrer à reeleição. Portanto, é inimaginável que Jorge Viana venha a amargar no mínimo 12 anos longe do Poder Executivo.

Faço essas observações após ler em A Tribuna que Jorge Viana passou o dia em conversas com os publicitários da Companhia de Selva e que "havia um clima de descontração, mas com certeza não falavam de helicópteros nem da morte da bezerra".

- É sempre bom saber o que Jorge Viana anda pensando - disse ao jornal o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães (PC do B).

Poucos acreditam naquela declaração do ex-governador, segundo a qual, se for convidado, disputará uma vaga do Senado.

- Mas se não for convidado (sic) a disputar cargos estarei ajudando os companheiros com a minha experiência e dedicação - completou Jorge Viana na mesma entrevista.

Cargos, bem entendido. De senador nem tanto, mas sobretudo de governador. O que ele espera é que não falte gente disposta a liderar o "Volta, Jorge".

9 comentários:

Evandro Ferreira disse...

Altino,

No dia em que esse comitê se formar, gostaria de me voluntariar para fazer o que for possível para que Jorge Viana concorra ao cargo de Governador.

Tião Viana, como você deixou bem claro, parece ser 'bonzinho' demais com seus assessores e bajuladores de plantão quando o assunto não se refere a questão saúde.

Nesse aspecto, ele tem feito, ao longo de todos esses anos um trabalho inigualável. Tem sido um apoiador incansável da Universidade, trouxe o curso de medicina etc. Mas é por os pés fora de sua seara e as trapalhadas acontecem.

Imagine se ele chegar ao cargo de Governador, onde tem que controlar bem mais que meia dúzia de assessores,

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

. disse...

As coisas estao tao bem com o Jorge longe, deixa ele la na Helibras, achando que vai ser ministro, ta parecendo a viuva Porcina, ate pode ter gente que faça a campanha do volta, mas garanto que tem muita gente que faz a campanha do Vai Jorge ou Fora Jorge

Válber Lima disse...

É, parece que a disputa principal não será pelo governo, mas pelas vagas no Senado Federal.

@MarcelFla disse...

É natural e compreensível o medo de mudança presente em todos nós, porém, não podemos permitir que tal sentimento nos venha a fazer julgamentos errados sobre uma possível mudança, é incontestável a habilidade e competência do senador Tião Viana no quesito senado federal, e penso eu, que, se no senado Tião tem o sucesso e habilidade para com líderes, raposas e pensadores, fortes, tanto da base aliada como de oposição, não vão ser nossos pobres políticos locais que lhe causaram problemas, mas isso é uma opinião pessoal, a meu ver Jorge foi sim um grande gestor, o melhor que houve neste Estado, porém, se ele realmente almeja o sonho de ser presidente da república o local mais apropriado para nosso ex-governador projete-se é o senado, mostrando lá a competência exibida aqui, e acredito que na política seja executivo ou legislativo o modo de agir e o caminho são os mesmos, é preciso à mesma lábia tanto em um quanto outro.

Anônimo disse...

Acredite quem quiser, besta é quem entra nessa onda. conta outra mano velho. O acerto já estar feito: jorge, tião e altino.

Saudades do Acre disse...

Nota-se claramente uma tentativa de centralizar as atenções em torno dos dois irmãos.
Mas, ainda que o histórico de suas ontogêneses políticas os credenciem a brilhar na ribalta, nota-se também uma tentativa de se forjar, mascarando de alternância democrática de poder, um processo oligárquico-familiar, no cenário mais amplo da política acreana.
No âmbito partidário, aparentemente este processo já está consolidado, haja vista a coesão que a dupla vem imprimindo no seio do PT.
O restante da FPA, por seu turno, embora havendo controvérsias, tudo indica que seguirá em bloco o padrão petista de obediência.
Se por um lado essa personalização excessiva pode transformá-los em foco aglutinador dos interesses aliados, favorecendo a unidade e consequentemente a vitória, por outro gera um onanismo político, que tende a pôr na sombra outras lideranças tão importantes quanto, e que apesar de seu silêncio e discrição, prosseguem pautando-se pela defesa intransigente da utopia de Chico Mendes e dos objetivos originais do Governo da Floresta.

Wesley Diogenes disse...

Eleições de 2010 pra governo, vote Tião ou Jorge, quem leva o governo... "Está claro que a única disputa verdadeira que vai ter nessa eleição é de quem vai ser o candidato" hehehehhe


Sem ser pretensioso mas onde fica a oposição na frente desses dois nomes!


Viva a monarquia Vianaa...

Será que as princesas dos monarcas estão se preparando pro reinado?
ahsuhasuhasuhsauhasuhu.



^^

Anônimo disse...

Que passe logo, e chegue 201,e volte Jorge.
Sem duvida foi o melhor governo do Acre.

Anônimo disse...

tô nem aí; já decidi: voto nulo!